Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de protesto contra declaração do ex-Procurador-Geral da Republica, Rodrigo Janot, sobre a decisão de enviar o processo do ex-Governador Geraldo Alckmin para a Justiça Eleitoral.

Autor
Roberto Rocha (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MA)
Nome completo: Roberto Coelho Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PODER JUDICIARIO:
  • Registro de protesto contra declaração do ex-Procurador-Geral da Republica, Rodrigo Janot, sobre a decisão de enviar o processo do ex-Governador Geraldo Alckmin para a Justiça Eleitoral.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2018 - Página 86
Assunto
Outros > PODER JUDICIARIO
Indexação
  • REGISTRO, PROTESTO, ASSUNTO, PROCESSO, GERALDO ALCKMIN, EX GOVERNADOR, MOTIVO, DECLARAÇÃO, RODRIGO JANOT, EX PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA, ENFASE, AUSENCIA, TESTEMUNHA, ACUSAÇÃO, DENUNCIA.

    O SR. ROBERTO ROCHA (Bloco Social Democrata/PSDB - MA. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, muito brevemente, é apenas para fazer aqui um registro.

    O ex-Procurador-Geral da República Rodrigo Janot declarou que era tecnicamente difícil de engolir a decisão de encaminhar o processo do ex-Governador Geraldo Alckmin para a Justiça Eleitoral. Sr. Presidente, é muito curiosa a preferência gastronômica do Sr. Janot. Quando ele próprio era Procurador, ele engoliu sem dar um pio o arquivamento da denúncia contra o Governador Flávio Dino, acatando o argumento do MPF de que, aspas:"Os elementos apresentados são insuficientes para concluir pela existência de delitos". Ora, tecnicamente, os elementos eram muito mais graves, uma vez que o executivo da Odebrecht que fez a acusação ao Governador do Maranhão afirmou que ele teria recebido da empreiteira em troca de votação de um projeto de lei na Câmara. Portanto, havia fortes indícios de corrupção passiva e não de crime eleitoral, o que foi determinante para o envio do processo de Alckmin para o TSE.

    Ocorre, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que, para Janot, não foi difícil engolir o fato de seu Subprocurador ser irmão do Governador denunciado, Flávio Dino. Isso lhe pareceu perfeitamente normal, mas agora, quando tudo o que existe é uma frágil denúncia sem qualquer indicação de contraprestação, sem testemunhas, sem desdobramentos envolvendo o Governador Alckmin, o Dr. Janot associa-se à histeria coletiva que quer jogar na fogueira da inquisição pessoas de bem como o Governador Geraldo Alckmin.

    Fica aqui registrado o nosso protesto.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2018 - Página 86