Pela ordem durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da demissão, pelo Presidente Micher Temer, do Presidente da Fundação Nacional do Indio (FUNAI), General Franklinberg Freitas, e comentários sobre o prejuízo para o andamento de projetos da Fundação no Estado de Roraima (RR).

Autor
Telmário Mota (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Registro da demissão, pelo Presidente Micher Temer, do Presidente da Fundação Nacional do Indio (FUNAI), General Franklinberg Freitas, e comentários sobre o prejuízo para o andamento de projetos da Fundação no Estado de Roraima (RR).
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2018 - Página 94
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • REGISTRO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEMISSÃO, PRESIDENTE, FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), CRITICA, PREJUIZO, ESTADO DE RORAIMA (RR), AUSENCIA, PARTICIPAÇÃO, POLITICA ENERGETICA, COMENTARIO, NECESSIDADE, DIALOGO, COMUNIDADE INDIGENA.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Moderador/PTB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu quero, pela ordem, fazer um comunicado.

    O Estadão comunicou que o Presidente Temer está demitindo o Gen. Frank da Presidência da Funai a pedido da Bancada ruralista.

    Ora, de pronto, novamente, Roraima é prejudicada. Roraima é o único Estado que não está interligado, na questão energética, à linha de Tucuruí, por uma questão de debate, pois está havendo uma consulta ainda nas comunidades uaimiri-atroari, que ficam entre o Estado do Amazonas e o Estado de Roraima. E a comunidade tinha aberto um diálogo com a Funai nos acordos feitos com o atual Presidente da Funai, o Gen. Frank. Com a demissão dele, Roraima volta a ser prejudicado. O andamento desse diálogo foi suspenso, que seria agora, dia 25?

    Aqui, eu queria fazer um apelo. Faltando menos de oito meses, o Presidente troca um Presidente da Funai que está tocando projetos que estavam há quatro, cinco anos parados? Isso prejudica não só o bom andamento dos serviços da Funai, o entendimento com os povos indígenas, mas, sobretudo, um homem que tem uma história brilhante como o General Frank, um homem que tem um sentimento patriótico de brasilidade no sentido da palavra e que, agora, é afastado para atender uma demanda ruralista. É um absurdo que, mais uma vez, no término de um governo, esse sentimento político afaste... E o meu Estado fica prejudicado. Fica aqui o meu apelo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2018 - Página 94