Fala da Presidência durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo aniversário do ex-Presidente da República, José Sarney.

Autor
João Alberto Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: João Alberto de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem pelo aniversário do ex-Presidente da República, José Sarney.
Publicação
Publicação no DSF de 25/04/2018 - Página 13
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, EX PRESIDENTE, JOSE SARNEY.

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. Bloco Maioria/PMDB - MA) – V. Exª está inscrita em primeiro lugar; em segundo lugar, está inscrito o Senador Humberto Costa; e, para uma comunicação inadiável, a Senadora Ângela Portela está inscrita em primeiro lugar.

    Srªs Senadoras, Srs. Senadores, hoje é um dia muito importante para o Brasil. Eu, geralmente, quando estou na Presidência da Mesa, anuncio o aniversariante do dia. E hoje eu quero anunciar o aniversário de um ex-Senador: Zé Sarney está aniversariando hoje.

    Zé Sarney foi Deputado Federal três vezes, foi Governador do Estado do Maranhão, foi Senador cinco vezes e Presidente da República. No meu entender, o Presidente Zé Sarney faz muita falta a esta Casa e a este momento político que nós estamos vivendo. Zé Sarney era um conciliador. Como político, ele fazia a boa política, a boa vizinhança. Quando eu vejo os Srs. Ministros se digladiando, quando eu vejo um juiz deixar três Senadores visitar uma pessoa. Será que nós aqui, nesta Casa...

    Hoje está proibido, está vetada a presença de pessoas na galeria. Mas se chegar um juiz aqui, um ministro, nós o receberemos tão bem. Será que é justa a invasão de gabinete de Senador sem autorização do Presidente do Senado? Eu acho que o Zé Sarney está fazendo falta, porque ele seria aquele grande conciliador, neste momento que vive a República, em que a mídia sabe em primeira mão o que os juízes vão decidir, sabe em primeira mão dos relatórios e em que as vítimas sabem por último o que vai acontecer com elas.

    Eu hoje, recordando-me do aniversário do meu Presidente Zé Sarney, lamento a sua ausência, porque ele seria aquele grande conciliador. Ele iria falar com todos, com os Ministros, Presidente da República, para que a República voltasse a ter uma paz, para que isso tudo que está acontecendo não viesse a atrapalhar principalmente a vida dos mais humildes, dos mais pobres.

    Eu quero aqui desejar muitas felicidades ao Presidente José Sarney. Que ele tenha muitos anos de vida ainda! Quero dizer que nós aqui, no Senado, o recordamos com muita saudade. Ele precisava estar agora neste Senado e neste momento para ajudar a resolver os problemas da República.

    Meu abraço, meu querido amigo, ex-Presidente da República, ex-Presidente do Senado por várias vezes, Senador José Sarney.

    Há oradores inscritos.

    Concedo a palavra ao Senador Paulo Paim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/04/2018 - Página 13