Pela ordem durante a 73ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre o impacto da paralisação dos caminhoneiros no Brasil.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Comentário sobre o impacto da paralisação dos caminhoneiros no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2018 - Página 66
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • COMENTARIO, PARALISAÇÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL, MOTORISTA, CAMINHÃO, MOTIVO, AUMENTO, PREÇO, COMBUSTIVEL.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Eu quero apenas acrescentar os impactos que estão acontecendo, como lembrado aqui pelos Senadores que me antecederam.

    A fábrica da General Motors em Gravataí está parada por falta de autopeças em função da greve, da paralisação dos caminhoneiros. No setor da produção de leite, de acordo com o Sindilat, que é um sindicato da indústria de laticínios, 12 milhões de litros deixam de ser transportados, pois são buscados em 65 mil propriedades rurais de produtores de leite. Isso agrava ainda mais os problemas que o setor já vinha enfrentando com uma concorrência de leite em pó do Uruguai. Os impactos são gerais. Há a possibilidade de um impacto sobre o transporte aéreo, por falta de combustível nos aeroportos para o transporte aéreo.

    A cadeia que o setor representa mostra a relevância que tem o transporte rodoviário no País e a unidade que tem essa categoria, que tem a solidariedade de todos nós, em função de ser considerado abusivo esse reajuste. Enquanto os preços dos combustíveis aumentaram, na média, 8%, a inflação no período não chegou a 1%.

    Eu queria também dizer, Senador Eunício Oliveira, para terminar, que, no Paraguai, o combustível da Petrobras tem a metade do preço do combustível aqui no Brasil. Então, essa equação precisa ser muito bem explicada pela Petrobras a todos os brasileiros, especialmente aos caminhoneiros, aos quais nós também somos solidários.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2018 - Página 66