Discurso durante a 73ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com o aumento diário do preço da gasolina no país.

Autor
Raimundo Lira (PSD - Partido Social Democrático/PB)
Nome completo: Raimundo Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Preocupação com o aumento diário do preço da gasolina no país.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2018 - Página 66
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • APREENSÃO, ORADOR, MOTIVO, AUMENTO, PREÇO, COMBUSTIVEL, GASOLINA, LOCAL, BRASIL.

    O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - PB. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu cresci, envelheci neste País, e uma das maiores aspirações da população brasileira era exatamente ter autonomia na produção de petróleo.

    Nós conseguimos essa autonomia há vários anos, e, portanto, essa fórmula matemática de formar o preço no varejo é uma decisão exótica, uma decisão que ninguém entende e uma decisão que só faz punir a população brasileira. Qual é a justificativa, Senador Jorge Viana, de termos este ano 111 aumentos do preço do combustível? Leva a um estresse e a uma incompreensão à população e aos consumidores brasileiros de uma forma absolutamente inaceitável. Será possível que a função do atual Presidente da Petrobras de recuperar as suas finanças, de reduzir o seu nível de endividamento... É preciso que a população brasileira, os caminhoneiros em particular, pague uma conta tão elevada desse jeito?

    Sr. Presidente, como falou o Senador Otto Alencar, essa questão é absolutamente emergencial, porque os caminhoneiros já são vítimas de estradas que não são construídas e não são mantidas. Já são vítimas da insegurança e da violência do dia a dia. Quando um caminhoneiro sai atravessando as estradas brasileiras, a sua esposa e seus filhos não têm a certeza de que ele vai voltar. E agora mais essa punição, que é esse preço definido diariamente em função dos preços internacionais.

    Portanto, Sr. Presidente Eunício Oliveira, essa questão é emergencial e urgente. A sociedade brasileira, o País, nós não podemos aceitar uma formação de preço tão exótica quanto essa que a Petrobras está fazendo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2018 - Página 66