Comunicação inadiável durante a 80ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Sr. Agesandro da Costa Pereira, ex-presidente da Seccional da OAB no Espírito Santo.

Considerações sobre a greve dos caminhoneiros e suas implicações no abastecimento no Estado de Santa Catarina (SC).

Considerações sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 19, de 2017, que dispõe sobre a identidade civil nacional.

Autor
Ricardo Ferraço (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do Sr. Agesandro da Costa Pereira, ex-presidente da Seccional da OAB no Espírito Santo.
TRANSPORTE:
  • Considerações sobre a greve dos caminhoneiros e suas implicações no abastecimento no Estado de Santa Catarina (SC).
LEGISLAÇÃO CIVIL:
  • Considerações sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 19, de 2017, que dispõe sobre a identidade civil nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2018 - Página 52
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > TRANSPORTE
Outros > LEGISLAÇÃO CIVIL
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, AGESANDRO DA COSTA PEREIRA, EX PRESIDENTE, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), LOCAL, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).
  • COMENTARIO, GREVE, CATEGORIA PROFISSIONAL, MOTORISTA, CAMINHÃO, MOTIVO, AUMENTO, PREÇO, COMBUSTIVEL, GASOLINA, OLEO DIESEL, CRITICA, PEDRO PARENTE, PRESIDENTE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), PREOCUPAÇÃO, ABASTECIMENTO, AGRONEGOCIO, LOCAL, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), NECESSIDADE, DEBATE, ACORDO, OBJETIVO, SOLUÇÃO, CRISE.
  • REGISTRO, PROJETO DE LEI DA CAMARA (PLC), DOCUMENTO, IDENTIFICAÇÃO, AMBITO NACIONAL, BENEFICIO, COMENTARIO, EVENTO, LANÇAMENTO, CARTEIRA DE IDENTIDADE.

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Social Democrata/PSDB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Senador Alvaro Dias, Presidente em exercício desta sessão, Srªs e Srs. Senadores, brasileiros que nos acompanham pela TV Senado, capixabas, por certo, nós teremos a oportunidade de aprofundarmos o debate em relação a esta complexa e profunda crise que enfrenta o nosso País.

    Uma crise que não é obra do acaso, uma crise que tem origem, uma crise que tem meio e para a qual ainda não conseguimos identificar uma luz ao fim do túnel para a sua conclusão. Mas, por certo, os debates se estabelecerão e, por certo, muita gente vai falar e muita gente também vai ouvir, porque o debate também pressupõe não apenas falar, pressupõe ouvir acerca dessa crise que está gerando, País afora, muita preocupação, muita angústia, muito prejuízo e, por certo, esse debate precisa ser aprofundado aqui, no Senado da República.

    Mas, por hora, Sr. Presidente, eu ocupo a tribuna para expressar aqui o meu profundo voto de pesar pelo falecimento ocorrido hoje, no Estado do Espírito Santo, do ex-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, por várias vezes, do capixaba Agesandro da Costa Pereira, que nos deixa aos 80 anos.

    O Espírito Santo e os capixabas se despedem hoje de um de seus principais líderes na luta contra o crime organizado – que sequestrou e se apropriou das nossas instituições no final dos anos 90, no princípio dos anos 2000 –, com a morte do Dr. Agesandro da Costa Pereira, aos 88 anos, um grande líder da sociedade civil que muito trabalhou e se dedicou ao interesse coletivo e ao interesse público em nosso Estado.

    O Dr. Agesandro, como nós carinhosamente o chamávamos, foi, à época, inclusive, o Coordenador do Fórum Reage Espírito Santo, marco Estadual de combate à corrupção durante os desmandos do final dos anos 90 e o início dos anos 2000. Sua atuação combativa, firme, destemida à frente desse movimento foi crucial para que o nosso Estado virasse a página dos desmandos e pudéssemos, a partir de um longo trabalho, destemido, resgatar o real papel das nossas instituições públicas e retomar o caminho democrático e o trilho do Estado do direito democrático.

    O valoroso legado do Dr. Agesandro é o testemunho, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, de uma histórica, valorosa e bem-sucedida militância ativa não apenas em sua atividade profissional. Ele foi, até bem recentemente, um dos mais antigos e valorosos advogados do nosso querido Estado do Espírito Santo, tendo galgado os mais importantes cargos no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

(Soa a campainha.)

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Social Democrata/PSDB - ES) – Mas não apenas uma vida profissional muito exitosa e muito valorizada, também uma vida familiar. Ao longo da sua trajetória, pôde acumular muita reputação e muito respeito em razão do seu compromisso com o interesse público, em razão do seu compromisso com a ética, com a legalidade e a cidadania.

    É um dia de luto para todos nós capixabas, um dia de muita tristeza. Portanto, eu quero expressar aqui a sua família, a D. Maria, filhos, noras, genros, netos, o meu profundo pesar e a minha solidariedade pelo passamento do Dr. Agesandro da Costa Pereira, que deixa um legado muito vasto e muito extenso, deixa um sentimento de gratidão...

(Soa a campainha.)

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Social Democrata/PSDB - ES) – ... em todos os capixabas por tudo que ele representou, como fonte de inspiração em torno de princípios, de valores não apenas pessoais, mas de valores coletivos.

    Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em nome dos capixabas, que tenho o privilégio e a honra de representar aqui no Senado – ao lado dos companheiros Senadora Rose de Freitas e Senador Magno Malta –, eu quero expressar aqui o meu mais profundo pesar e a minha profunda gratidão pela vida e pelo legado do Dr. Agesandro da Costa Pereira.

    Muito obrigado, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2018 - Página 52