Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Críticas à gestão do País pelo atual Governo Federal.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Críticas à gestão do País pelo atual Governo Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2018 - Página 37
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • CRITICA, GESTÃO, GOVERNO FEDERAL, ENFASE, EMENDA CONSTITUCIONAL, ALTERAÇÃO, REGIME FISCAL, LIMITAÇÃO, AUMENTO, GASTOS PUBLICOS, REFERENCIA, INFLAÇÃO, EXERCICIO FINANCEIRO ANTERIOR, MOTIVO, REDUÇÃO, POLITICA SOCIAL, BOLSA FAMILIA, FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DE ENSINO SUPERIOR (FIES), PROGRAMA MAIS MEDICOS.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, aqueles que nos acompanham pela TV Senado, pela Rádio Senado, pelas redes sociais, o Presidente mais detestado da história do País, Michel Temer, está conduzindo o Brasil a um colapso.

    O País está em recessão. Desempregados e subocupados já chegam à marca de 27 milhões de brasileiros e brasileiras. Ao mesmo tempo, os combustíveis subiram mais de 200 vezes, e o botijão de gás já acumulou aumentos de mais de 100% em apenas dois anos. O dólar disparou, e o Brasil só não foi obrigado a recorrer ao Fundo Monetário Internacional, como a Argentina fez agora, porque Lula e Dilma deixaram um colchão de mais de US$300 bilhões em reservas internacionais.

    É um completo descalabro provocado pelo golpe parlamentar de 2016 que, agora às vésperas das eleições, não encontremos mais aqueles entusiastas apoiadores daquele golpe, deste Governo, que encontrávamos meses atrás e que agora fogem de Temer como o diabo foge da cruz.

    Recentemente em Recife, aliança composta pelos apoiadores de Temer fez lançamento de suas candidaturas majoritárias, e ninguém – ninguém! – citou o nome de Michel Temer. Já seria um absurdo, mas, mais do que isso, foi uma grande prova de ingratidão, porque ali estavam três ex-ministros de Michel Temer no pós-golpe de 2016.

    E, aqui também, os grandes apoiadores, entusiastas, só chegam aqui faltando cinco minutos para começar a Ordem do Dia; todos retraídos, calados, porque é difícil defender o indefensável, Sr. Presidente. Tudo graças à flagrante incompetência deste Governo e à massiva rejeição do povo a Michel Temer e seus ministros.

    E olhe que ainda existe gente alienada – eu diria até mais do que alienada: talvez em surto psicótico – que, de peito cheio, diz que há um legado a ser defendido deste Governo de Michel Temer.

    O legado de Temer é a destruição de direitos como os que foram retirados pela reforma trabalhista e de programas exitosos como o Minha Casa, Minha Vida e o Farmácia Popular.

    O cenário não pode ser mais sombrio: a Folha de S.Paulo, por exemplo, trouxe matéria dizendo que o próprio Tribunal de Contas da União condenou a PEC do teto dos gastos porque ela vai paralisar as contas públicas.

    Nós denunciamos vivamente aqui o absurdo que seria essa medida, responsável por congelar os investimentos públicos pelos próximos 20 anos. Todo o descalabro que a chamada PEC do fim do mundo provocaria foi alertado, para evitar a sua aprovação. Mas tudo em vão. Aliados de Temer incensaram essa medida como salvadora do País e das contas públicas e agora são confrontados pelo próprio Tribunal de Constas sobre os alcances nefastos dessa lei, que só tem trazido mais miséria ao Brasil.

    Com as despesas proibidas de crescer acima da inflação, a máquina pública vai começar a parar, chegando à total paralisia daqui a seis anos, sem recurso sequer para pagar a folha do funcionalismo público.

    Programas sociais importantíssimos, como o Bolsa Família, o Mais Médicos e o Fies, terão de ser congelados porque não haverá mais como arcar com a sua expansão, justamente num momento em que a miséria se alastra e o Brasil volta ao Mapa da Fome.

    Faltará dinheiro para a saúde, para a educação e para a segurança pública em um país que atingiu a marca histórica de mais de 67 mil assassinatos, mais de 30 mortos por 100 mil habitantes, no ano passado.

    Este é o legado de Temer: o legado da miséria, do descalabro, do Brasil jogado no fundo, com a conivência de seus aliados de primeira hora e de muitos que, se dizendo independentes, são apoiadores nesta Casa das suas medidas nefastas.

    Sr. Presidente, mas os pernambucanos tanto sabem o que é melhor para o Brasil que hoje uma pesquisa divulgada pelo Diário de Pernambuco mostra que 60% dos eleitores de Pernambuco querem votar em Lula para Presidente da República, contra 11% apenas no segundo colocado.

    É isto o que Pernambuco quer: a volta de Lula, a volta de quem levou para lá a fábrica da Fiat, a Hemobrás, os estaleiros, a refinaria Abreu e Lima, o polo petroquímico, a transposição do São Francisco, aquele que criou dezenas de milhares de empregos e transformou nosso Estado numa locomotiva da economia do País.

    Temer, a única coisa que levou para lá foi desemprego, desalento e miséria. É por isso que é tão detestado pelos pernambucanos. E aí é de se reconhecer a coragem de seus ex-ministros, seus líderes e apoiadores, que pretendem disputar os votos e a consciência de um povo que sabe todas as mazelas que Temer levou ao nosso Estado.

    Então, eu não tenho dúvida de que, se a justiça se fizer e tivermos eleições livres e limpas no Brasil, Lula será eleito para revogar todas essas maldições que Temer lançou sobre o nosso País. É uma obrigação a ser cumprida no primeiro dia de governo.

    Assim como outros milhões de brasileiros em todos os cantos deste País, também os pernambucanos vão levar Lula a governar o Brasil de novo para restaurar o projeto interrompido pelo golpe, para retomar o Bolsa Família, o Mais Médicos, o Minha Casa, Minha Vida, o Água para Todos, o Luz para Todos, o Fies, o Pronatec, o ProUni, o Ciência sem Fronteiras, o Farmácia Popular, para concluir a transposição do São Francisco e criar uma série de novos programas que transformem a vida do nosso povo para melhor.

    Estou certo de que também em Pernambuco nós vamos repetir esse projeto, porque não há espaço entre o nosso povo para os que representam este Governo nefasto. É por isto que Pernambuco vai votar em Lula: para que o Brasil, para que o Nordeste e para que Pernambuco possam ser felizes de novo.

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2018 - Página 37