Discurso durante a 96ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Sr. Cláudio Alencar do Nascimento, militante do PT, ocorrido no dia 14 de junho.

Agradecimento à comunidade de moradores da Trasacriana, no Município de Rio Branco (AC), pelo recebimento de S.Exa., e registro da apresentação de requerimento com o objetivo de levar melhorias para aquela localidade.

Registro de visita ao município de Cruzeiro do Sul (AC) com objetivo de tomar conhecimento da situação de violência no local e requerer providências.

Registro de apresentação de requerimento para que a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) solucione o problema dos serviços de telefonia e internet no município de Cruzeiro do Sul (AC).

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do Sr. Cláudio Alencar do Nascimento, militante do PT, ocorrido no dia 14 de junho.
ATIVIDADE POLITICA:
  • Agradecimento à comunidade de moradores da Trasacriana, no Município de Rio Branco (AC), pelo recebimento de S.Exa., e registro da apresentação de requerimento com o objetivo de levar melhorias para aquela localidade.
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Registro de visita ao município de Cruzeiro do Sul (AC) com objetivo de tomar conhecimento da situação de violência no local e requerer providências.
TELECOMUNICAÇÃO:
  • Registro de apresentação de requerimento para que a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) solucione o problema dos serviços de telefonia e internet no município de Cruzeiro do Sul (AC).
Publicação
Publicação no DSF de 20/06/2018 - Página 35
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Outros > TELECOMUNICAÇÃO
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, MORTE, ATIVISTA, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
  • AGRADECIMENTO, COMUNIDADE, MORADOR, ESTRADA, LOCAL, MUNICIPIO, RIO BRANCO (AC), MOTIVO, RECEBIMENTO, ORADOR, REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, OBJETIVO, MELHORIA, TELEFONIA, SOLICITAÇÃO, INTERVENÇÃO, AGENCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (ANATEL), COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, INFRAESTRUTURA, REGIÃO.
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, DILIGENCIA, LOCAL, MUNICIPIO, CRUZEIRO DO SUL (AC), COMENTARIO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, MOTIVO, EXCESSO, VIOLENCIA, SOLICITAÇÃO, ATUAÇÃO, MINISTERIOS, FORÇAS ARMADAS, OBJETIVO, COMBATE, CRIME, NECESSIDADE, JUVENTUDE, INCENTIVO, ESPORTE, CULTURA.
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, AGENCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (ANATEL), PROVIDENCIA, OBJETIVO, SOLUÇÃO, INTERNET, TELEFONIA, LOCAL, MUNICIPIO, CRUZEIRO DO SUL (AC).

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Sr. Presidente Rudson Leite, que preside esta sessão. Quero cumprimentá-lo.

    Eu queria, Sr. Presidente – cumprimentando todos que nos acompanham pela Rádio e TV Senado –, dizer que trago uma notícia que me entristeceu muito neste final de semana, no meu Estado. Estive em Rio Branco, fiz boas caminhadas pelo interior do Estado, pude estar na Transacreana, andei no Benfica, fui recebido por muitos amigos. Mas, logo que cheguei, já me deparei com uma notícia muito triste: o falecimento de um querido amigo, o Cláudio Alencar do Nascimento.

    O Cláudio era um cadeirante, um lutador pelas causas sociais, um militante do Partido dos Trabalhadores, estava concluindo agora o seu trabalho de conclusão de curso, na Universidade Federal do Acre, no curso de Direito. Conversei lá no velório com os seus professores que assumiram o compromisso até que terminar o trabalho. Eu me deparei com aquilo. Ele era da minha geração, 55 anos. Eu falei com o pai dele, com as filhas dele, com a esposa dele, com os irmãos dele, com os amigos dele que hoje a primeira coisa que eu faria, quando chegasse a Brasília – eu saí de Cruzeiro do Sul, que é no extremo oeste do Acre – seria apresentar um voto de pesar, e é isso que faço neste momento, Sr. Presidente.

    Requeiro voto de pesar e apresentação de condolências à família pelo falecimento de um amigo querido e ativista social, Cláudio Alencar do Nascimento, em homenagem ao amigo, companheiro de Partido, ativista social e estudante já concluindo o curso de Direito na Universidade Federal do Acre. O Cláudio faleceu aos 55 anos, na última quinta-feira, dia 14 de junho, em Rio Branco, em decorrência de um ataque cardíaco. Eu requeiro, conforme estabelece o art. 218, do Regimento Interno do Senado Federal, que seja consignado, nos Anais da Casa, voto de pesar e, nos termos do art. 221, inciso I, do Regimento Interno do Senado Federal, que sejam apresentadas condolências à família do falecido.

    Cláudio foi um dos militantes históricos do Partido dos Trabalhadores no Estado do Acre e um grande colaborador durante o período em que fui Governador do Estado, de 1999 até janeiro de 2007, atuando na Secretaria da Juventude e Secretaria do Esporte. Foi parceiro do então Secretário Zé Alício. Era uma figura extraordinária, porque era meu companheiro das boas lutas sociais e sempre nos animava, sendo um verdadeiro exemplo de busca de melhoria da qualidade de vida das pessoas mais humildes e que tanto precisam das instituições do Estado e precisam de gestos de todos nós.

    Cláudio era um cadeirante – essa era a situação –, e ele não se furtava a todo o tipo de trabalho e de militância. Eu ficava impressionado como ele, cadeirante, com tanta dificuldade, estava sempre alegre, sorrindo, animado e esperançoso na busca das boas mudanças.

    Essa sua condição nunca o limitou. Trabalhava, estudava e era muito atuante nos vários movimentos sociais. É impressionante, porque nós mesmos, que não temos maiores problemas, ficamos cheios de dedos, às vezes, reclamando das coisas, e o Cláudio, ao contrário, estava buscando sempre se envolver e participar, cada vez mais, dos desafios que a vida nos impõe, especialmente àquela nossa geração.

    Então, ele estava diretamente vinculado e ligado a vários movimentos sociais, como o da juventude, o do esporte, o das pessoas com deficiência. Atualmente, ele trabalhava na gestão da Prefeitura de Rio Branco, como Diretor da Divisão Orçamentária da Secretaria Municipal de Planejamento e – veja – estava terminando, já na fase final, bem adiantado, o curso de Direito. Por isso, eu agradeço aqui os seus professores, que resolveram concluir o curso por ele, já que só faltava o trabalho de conclusão de curso, em que ele estava na parte final.

    O Cláudio era filho do Sr. Francisco Alves do Nascimento, que tem 84 anos, em quem pude dar um abraço, confortá-lo, e da Srª Maria José de Alencar, em memória. Casado com Maria de Jesus e pai da Bianca – e pude dar um abraço na esposa, nas meninas, na Isabelle –, o Cláudio era irmão também do Antônio Carlos Alencar, do José Claudemir Alencar, do Claudionor Alencar e de Gleiciane Alencar. Eles estavam lá. É uma família unida, de pessoas muito especiais para todos nós. Um grupo enorme de amigos estava comovido com o falecimento tão rápido, já que foi uma morte sem nenhum tipo de preparo, pois não houve doença, e por que simplesmente ele fez a partida desta vida.

    Eu aqui, da tribuna do Senado, queria, mais uma vez, com sentimento de tristeza, porque perder alguém de quem gostamos e que tanto contribuiu para termos a sociedade do Acre um pouco melhor... Ele deixa o exemplo, mas também nos deixa triste, porque ele ainda seguia cheio de vida. Há um mês, eu tinha encontrado com ele na porta da Prefeitura, dei-lhe um abraço e ele, daquele jeito dele, na cadeira de rodas, seguia em frente na vida, passando por todo tipo de dificuldade e sempre cheio de alegria e de esperança.

    Então, concluo esse meu voto de pesar, pedindo a Deus que possa confortar a sua querida família e todos os seus amigos, nos quais também me incluo. Deus vai certamente guardar um lugar muito especial para você, Cláudio, porque você foi um bom homem, um exemplo de cidadão, que certamente faz muita falta nos tempos que estamos vivendo.

    Então, Sr. Presidente, peço que possa constar esse voto de pesar, do qual a família possa ser comunicada.

    Eu queria, por último, dizer que não posso deixar de agradecer a acolhida que tive – e muitos acompanham, pela TV Senado e pela Rádio Senado, o nosso trabalho aqui – de todos que me receberam na Transacriana. A estrada fica integralmente no Município de Rio Branco. Eu, junto com o Marcus Alexandre, uma parte – o Ney, a Perpétua e outros colegas, como o Lourival –, estava lá também com a direção do Sinpasa, com as lideranças da comunidade, e estava lá o Manoel junto conosco. Foi um dia fantástico, maravilhoso. Pude visitar e rever muitos amigos. Fizemos muitas reuniões e ouvimos.

    Hoje, eu estou também apresentando um requerimento – foi meu compromisso. Já falei hoje com o Presidente da Anatel, Dr. Juarez Quadros, e vou falar com o Senador Anibal Diniz, para ver se melhoramos a telefonia rural, a telefonia na Transacriana – foi o pedido que eu ouvi. É claro que eles pediram também a questão dos ramais e outras melhorias, mas, quanto à questão da telefonia, eu assumi que ia apresentar requerimento pedindo uma explicação e uma intervenção direta da Anatel junto às companhias telefônicas...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... para que se melhore o sinal e essa tão importante infraestrutura naquela região do Município de Rio Branco. Estava lá o pessoal de Barro Alto, o pessoal de Espalha, de Riozinho, pessoas que eu também conheço há muito tempo. Todos pediram que eu pudesse agir e atuar nesse sentido.

    Tive também uma reunião no Benfica. Lá estava o Piaba – é assim que o tratamos, um amigo, uma liderança importante – e muitos líderes comunitários. Eles apresentaram o problema da segurança e também da infraestrutura de ramais. Estávamos lá eu e Marcus Alexandre, com o Fadel e os companheiros também do Sinpasa e das associações, fazendo um trabalho de dar apoio, de procurar ajudar aqueles que põem a comida na mesa da gente.

    Sr. Presidente, fica aqui, então, que eu vou apresentar requerimento solicitando uma ação imediata...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... da Anatel no sentido de garantir para todos os fazendeiros, os proprietários rurais, as comunidades, as vilas, como a Vila Verde e outras, a melhoria do serviço de telefonia.

    Eu fiz do km 1 de asfalto da Transacriana até o km 60. Nós levamos eletrificação rural na época do governo do Presidente Lula; melhoramos essa infraestrutura; e, agora, temos que melhorar, definitivamente, a infraestrutura da telefonia.

    Quero, por último, Sr. Presidente, pedindo mais dois minutos para poder concluir e não atrapalhar os colegas que estão inscritos, referir-me a minha ida a Cruzeiro do Sul. Eu passei esses dois dias em Cruzeiro do Sul – vim ontem à noite. O voo durou a noite inteira – mais de seis horas de voo.

    A situação da violência em Cruzeiro do Sul e o medo precisam de uma ação. O Governador Tião Viana havia proposto, em outubro do ano passado, que as instituições...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... que os ministérios, que as Forças Armadas pudessem nos ajudar na área de fronteira. Ele fez uma reunião lá no Acre, e eu sinto muito a falta disso.

    Nós precisamos de barreiras na BR-364 para que os bandidos não circulem livremente. Havia uma quadrilha, um grupo de Belém atuando lá, que foi preso agora pelas polícias. Nós temos que tomar medidas no sentido de entender que, na crise política e econômica, o crime organizado está se espalhando no Norte e no Nordeste do País, e a população é que está pagando a conta.

    Eu falei com taxistas, falei com mototaxistas, falei com empresários, falei com as pessoas, e todos me pediram: "Jorge, procure ajudar." É o que eu tenho feito. Eu tenho mais de dez projetos aqui tentando mudar o Código Penal brasileiro para dar a minha contribuição. A legislação nossa é atrasada. Ela estimula a impunidade, ela é injusta. E quem está ganhando essa guerra são os criminosos.

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – Quem está perdendo é a sociedade.

    A nossa juventude não tem o estímulo que precisa ter para o esporte, para a cultura, para um apoio necessário do emprego, para que não seja uma presa fácil para os criminosos, para as organizações criminosas. Isso é fundamental.

    Agora mesmo nós vimos na Copa do Mundo, Sr. Presidente, a Islândia dando trabalho para a Argentina. Aquele país pequeno, 350 mil habitantes, tinha os primeiros jovens da Europa a se drogar, os primeiros a fumar, os primeiros a ficar viciados em álcool, os que tinham uma vida perdida. Sabe o que eles fizeram? Apostaram no esporte e na cultura, investiram maciçamente, nos últimos tempos, em esporte e cultura. Agora estão dando trabalho já no esporte para a Argentina. E sabe o que aconteceu com os jovens da Islândia? Na Europa, agora, eles não são os primeiros a começar a fumar, não são os primeiros a começar a se drogar, não são os primeiros a se viciar em álcool. Ao contrário, agora eles são referência, porque o esporte e a cultura disciplinam, fazem com que haja uma motivação para a vida saudável. Isso é fundamental para todos nós, mas especialmente para a juventude. É isso que está faltando no nosso País também.

    Então, eu queria aqui dizer que nós todos precisamos nos unir neste País, parar o País, identificar quanto custa enfrentar o crime organizado, porque para mim não tem preço. O medo, o número de mortos por assassinato, a quantidade de crimes ocorrendo...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... de norte a sul deste País precisam de uma ação séria de quem tem algum compromisso com a vida no Brasil.

    E a última questão é que, de novo, eu vou apresentar um outro requerimento. Ontem de manhã, segunda-feira, um verdadeiro apagão para o comerciante, que não pode emitir uma nota, para o cidadão, que não pode se comunicar, um apagão na internet e na telefonia em Cruzeiro do Sul. Há só um cabo de fibra ótica de Rio Branco para lá. Tem que haver pelo menos dois. Eu estou apresentando um requerimento para a Anatel e vou apresentar uma cobrança nas companhias telefônicas para que tratem com respeito a população de Cruzeiro do Sul, de Mâncio Lima, de Rodrigues Alves, de Thaumaturgo, de Porto Walter, porque não é possível. É como se lá no Acre houvesse cidadão de segunda classe pelo preço da energia, pelo preço do gás, pelo preço da gasolina, pelo preço do diesel.

    E eu sigo fazendo uma luta aqui em defesa e sendo a voz do povo do Acre, porque penso que é assim que o povo espera do meu trabalho.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/06/2018 - Página 35