Discurso durante a 97ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Anúncio da realização de audiência pública no Senado para se discutir a situação da PETROS, fundo responsável pela aposentadoria dos petroleiros.

Autor
Eduardo Lopes (PRB - REPUBLICANOS/RJ)
Nome completo: Eduardo Benedito Lopes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL:
  • Anúncio da realização de audiência pública no Senado para se discutir a situação da PETROS, fundo responsável pela aposentadoria dos petroleiros.
Publicação
Publicação no DSF de 21/06/2018 - Página 44
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, LOCAL, SENADO, OBJETIVO, DEBATE, ASSUNTO, APOSENTADORIA, FUNCIONARIOS, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), INVESTIGAÇÃO, FUNDOS, PENSÃO, ENFASE, POSSIBILIDADE, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).

    O SR. EDUARDO LOPES (Bloco Moderador/PRB - RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero aproveitar a votação em andamento para falar que, na segunda-feira, eu estive na cidade de Macaé, onde participei de uma reunião junto com a associação dos petroleiros do Rio de Janeiro. Ali constatei também o movimento "Petros, Devolva Meu Salário!" Na verdade, o que é esse movimento? A Petros, que é o fundo responsável pela aposentadoria dos petroleiros, dos funcionários da Petrobras, está em dificuldades, dificuldades essas que são originárias, creio eu, de problemas de gestão, rombo, roubo, não sei - inclusive está sob investigação tudo isso. Mas, independentemente disso, para cobrir esse rombo, a conta foi colocada nas costas dos trabalhadores, tanto os da ativa como os pensionistas e os aposentados.

    Senadores, eu quero chamar a atenção... Inclusive, Senador Paim, parece que foi marcada uma audiência pública, mas desmarcada por questão de agenda. Daqui a pouco...

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Sem revisão do orador.) - Só para ajudar, Senador. Primeiro, quero cumprimentar a sua iniciativa.

    O SR. EDUARDO LOPES (Bloco Moderador/PRB - RJ. Sem revisão do orador.) - Estaremos juntos nessa audiência pública, como falou o Senador Paim.

    Mas o pior de tudo é que há trabalhadores que, além de pagar o Imposto de Renda retido na fonte, estão chegando a pagar 30% para a Petros - já aposentados! Então, há gente que está perdendo 50%, quase 60% do seu salário, com esse desconto abusivo da Petros. Inclusive, mais uma vez, nós vemos aí a Petrobras como vilã dessa história.

    Eu já me manifestei aqui várias vezes contra a questão de o Governo devolver à Petrobras os R$0,30 do desconto do diesel, o que para mim não é prejuízo à Petrobras - seria apenas diminuição de lucro. Mas agora, para piorar, em relação a essa questão da Petros, a Petrobras fez um plano de demissão incentivada e jogou, nas contas da Previ, 20 mil pessoas, sem fazer um aporte de capital à Petros - sem contar que a Petrobras deve também à Petros. E quem está pagando a conta é o trabalhador, é o aposentado, é o pensionista.

    E eu assumi um compromisso com eles, lá em Macaé, de realizar, em primeiro lugar, essa audiência pública. Nós vamos realizar essa audiência pública aqui no Senado, eu e o Senador Paim. Na Câmara dos Deputados, vai ser realizada pelo Deputado Aureo, do Rio de Janeiro, que esteve lá comigo, e depois, se não avançarmos através dessas audiências públicas - convocando Diretor e Presidente da Petros, convocando gente da Petrobras também, convocando os trabalhadores -, se não chegarmos a um consenso, a um acordo, eu até já dei a sugestão: de repente, o passo final é até mesmo instalar uma CPI, para nós investigarmos essa questão do fundo Petros, a administração, a Petrobras.

    Mas, enfim: na minha visão, eu vejo a Petrobras mais uma vez como vilã nessa história. Ela não fez o aporte de capital à Petros, fez o plano de demissão incentivada e aposentadoria, deve para a Petros... E aí? Com todo o monopólio, com toda a condição, toda a riqueza.

    E eu sou do tempo, e até registrei isso lá na audiência... Em 1982, eu, metalúrgico na Pirelli, tinha um amigo que foi trabalhar na Petrobras. Confesso que, naquela ocasião, senti até um pouquinho de inveja, porque o salário dele era muito melhor do que o meu e, quando se falava da Petros e da aposentadoria dos funcionários da Petrobras, era algo maravilhoso que se esperava. Trinta e sete anos depois, trabalhadores que pagaram 34 anos ao fundo Petros, além de terem hoje a sua aposentadoria mordida por esse desconto, para mim ilegal... Para mim, na verdade, isso realmente é terrível contra o trabalhador.

    Então, quero aqui registrar isso.

    E os que estão me acompanhando agora, lá de Macaé, e todos os petroleiros do Brasil podem ter certeza de que aqui eu vou levantar minha voz contra essa atitude da Petrobras e da Petros.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/06/2018 - Página 44