Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discurso de posse de S. Exª no cargo de senadora.

Autor
Ione Guimarães (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/GO)
Nome completo: Ione Borges Ribeiro Guimarães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Discurso de posse de S. Exª no cargo de senadora.
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2018 - Página 65
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • DISCURSO, POSSE, ORADOR, APRESENTAÇÃO, COMPROMISSO, SUPLENTE, SENADOR, ESTADO DE GOIAS (GO), COMENTARIO, DECISÃO, TRABALHO, PROJETO, AREA, SAUDE, BENEFICIO, POPULAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO.

    A SRª IONE GUIMARÃES (Bloco Moderador/PTB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Exmo Sr. Presidente, Eunício Oliveira; Exmos Srs. Senadores presentes no Plenário, quero cumprimentar todos os Srs. Senadores, funcionários da Casa, imprensa e assessores na pessoa do Presidente Eunício Oliveira.

    Cumprimento os queridos amigos de Itumbiara e região, lideranças políticas, cumprimentando meu Prefeito Zé Antônio, meu afilhado querido e o grande responsável por este momento. Cumprimento o Vice-Prefeito Gugu Nader.

    Cumprimento o Deputado Jovair Arantes, meu Presidente do PTB, meu amigo; os meus agradecimentos por tudo que fez e que tem feito pela minha Itumbiara e por estar aqui hoje.

    Meu abraço carinhoso à minha família: aos meus filhos, Tobias, Zenon, Samantha; às minhas noras, Claudia e Izabella; ao meu genro Phelipe; e ao meu neto Raul; e ao meu amado marido Zezé Guimarães, que tanto tem me ajudado nessa jornada.

    Gostaria de fazer uma homenagem especial ao nosso saudoso irmão, amigo e líder que a tragédia impediu de estar conosco hoje, o nosso querido José Gomes da Rocha, a quem devo a indicação de primeiro suplente da Senadora.

    À Senadora Lúcia Vânia os agradecimentos do povo de Itumbiara, em cuja cadeira hoje inicio a missão de substituí-la, esperando fazê-lo mantendo a mesma dignidade e honradez com que dela está impregnada, por todos esses anos de Parlamento que sempre exerceu de forma ilibada. Neste momento em que o nosso País se encontra em lastimável situação, a Senadora Lúcia Vânia se manteve íntegra.

    Não precisamos de belos discursos; precisamos de alguém que separe o certo do errado, o bem do mal, que cumpra as leis e suas obrigações.

    Neste domingo em que vimos morrer queimado o Museu Nacional, pelo descaso do Poder Público, numa clara inversão de valores culturais, financiando grupos e setores simpatizantes de sua ideologia política, o fato é que dinheiro havia, só não foi gasto onde deveria.

    O Brasil precisa de autoestima e de identidade única, pois, ao perdermos a delicadeza do gesto, a gentileza do trato, a disciplina social, a noção de autoridade e o respeito às tradições e à família, nos fragilizamos, nos dividimos e com isso estamos nos fragmentando como Nação.

    Como mulher, médica, cardiologista há 39 anos, trabalhando e vendo as necessidades urgentes de uma mudança radical na condição do modelo de saúde que hoje temos no Brasil, decidi dedicar-me agora a projetos maiores nessa área em que os Municípios, que é onde se encontra o povo, não recebe os recursos necessários à saúde digna; onde enormes filas se formam para consultas, exames, cirurgias e leitos de UTI, especialmente nas UTIs neonatal, trazendo angústia e desespero à população e aos médicos que lá labutam.

    Espero, no exercício do cargo, contribuir com o desenvolvimento da minha querida cidade de Itumbiara, da minha região, do meu Estado de Goiás e do meu amado Brasil.

    Somos um país jovem, com pouco mais de um século de independência e República. Alcançaremos a maturidade firmes na esperança de um bom nível de vida, com chance de trabalho, estudo e crescimento a toda população.

    E, neste momento, eu gostaria de chamar a atenção para o Senador Cristovam Buarque, que disse hoje da tribuna, sobre o Ideb, que o Estado de Goiás tirou a maior nota do Ideb do Brasil e que Itumbiara tirou a maior nota do Estado de Goiás, a minha cidade. (Palmas.)

    Muito obrigada!

    Portanto, não podemos perder a esperança de que há jeito, de que é possível ser feito diferente e dar certo.

    E, para finalizar, quero recordar os versos da poetisa goiana Cora Coralina, em que disse: "Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar, porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir".

    Muito obrigada!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2018 - Página 65