Discurso durante a 17ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 65 anos de fundação da RecordTV.

Autor
Eduardo Lopes (PRB - REPUBLICANOS/RJ)
Nome completo: Eduardo Benedito Lopes
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 65 anos de fundação da RecordTV.
Publicação
Publicação no DCN de 15/11/2018 - Página 12
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO SOLENE, CONGRESSO NACIONAL, OBJETIVO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CANAL, TELEVISÃO.

    O SR. EDUARDO LOPES (PRB - RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senhoras e senhores, boa tarde.

    Quero cumprimentar a Mesa, aqui já formada, na pessoa do nosso Presidente, Senador Eunício Oliveira.

    Quero cumprimentar todos, em especial os representantes da Rede Record, na pessoa do Presidente, nosso amigo Luiz Cláudio.

    Hoje é um dia muito importante.

    "No dia de hoje, nós membros do Congresso Nacional estamos aqui solenemente reunidos para celebrar os 65 anos de fundação da RecordTV.

    Juntamente com o Deputado Márcio Marinho, apresentei requerimento para que fosse realizada esta sessão, porque entendo que a RecordTV vem prestando inúmeros e importantes serviços à sociedade brasileira, serviços que se têm constituído como fonte de lazer, informação, cultura, contribuindo para a construção no Brasil de uma sociedade cada vez mais democrática.

    Fundada no dia 27 de setembro de 1953, a RecordTV tem como suas marcas registradas o pioneirismo e a vanguarda. Nasceu da ousadia do empresário Paulo Machado de Carvalho, que, apenas 2 meses após a chegada da televisão ao Brasil, obteve autorização para operar um canal de TV na cidade de São Paulo, fato esse acontecido em 22 de novembro de 1950.

    Por si mesmo, esse já era um ato de grande ousadia e pioneirismo, representava a visão estratégica de um grande empresário do setor de rádio que vislumbrou então o poder que a televisão passaria a ter nos anos vindouros.

    Foram essa ousadia e esse pioneirismo que fizeram com que a RecordTV fosse, por exemplo, a primeira emissora brasileira a realizar uma transmissão externa de um jogo de futebol, entre Santos e Palmeira, na Vila Belmiro, em 18 de setembro de 1955.

    Além dos eventos esportivos, a Record também atuou com pioneirismo nas grandes coberturas nacionais. Foi a única emissora de TV a transmitir a inauguração de Brasília, em 1960, entrevistando diversos políticos da época, incluindo o Presidente Juscelino Kubitschek.

    Ao longo da sua história, a RecordTV também foi palco para maiores e mais importantes personalidades da televisão brasileira, dentre as quais, destaco os músicos Dorival Caymmi, Inezita Barroso, Adoniran Barbosa, Roberto e Erasmo Carlos, os comediantes Jô Soares, Carlos Alberto de Nóbrega, Ronald Golias, os apresentadores Edson Cury, o nosso Bolinha, Silvio Santos, Hebe Camargo e tantas outras personalidades da vida nacional.

    (...)

    Seja na cobertura de eventos esportivos, no jornalismo ou na realização de produções culturais e artísticas, a RecordTV sempre foi presença marcante nos últimos 65 anos da história do nosso Brasil.

    (...)

    Desde a sua fundação, a RecordTV vivenciou diversos momentos marcantes, momentos de glórias e de lutas essenciais para seu futuro, mas, sobretudo, momentos que significaram a construção de uma das mais importantes redes de comunicação da América Latina. Nessa trajetória, é possível identificar algumas fases.

    A primeira delas pode ser considerada desde o momento da sua fundação, em 1953, até 1959, quando destaco a produção do primeiro seriado brasileiro, Capitão 7, estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira. Merecem destaque ainda, nesse período, o programa Mesa Redonda e a Grande Gincana Kibon, primeiro programa infantil do Brasil, que foi apresentado durante 16 anos.

    A segunda fase da RecordTV começa no início da década de 60 e vai até 1967, período em que surgiu a Rede Unidas de Televisão, uma bem-sucedida parceria entre a TV Record de São Paulo e a carioca TV Rio.

    Nesse período, a televisão brasileira já possuía mais outras duas emissoras: a TV Globo e a TV Tupi. Em meio a forte concorrência, a RecordTV se destaca, lançando alguns sucessos de audiência como a Família Trapo, com Ronald Golias e Jô Soares, e o premiadíssimo jornalístico Repórter Esso.

    Pouco após o final da década de 60, o empresário Silvio Santos adquire metade da Record e a utiliza para exibir alguns de seus programas, pois havia perdido espaço em outros canais de televisão.

    Nessa época, a Rede Record enfrentava algumas dificuldades, em virtude da árdua concorrência. Não obstante, a Record realiza a transmissão da Copa do Mundo da FIFA, em 1970.

    (...)

    Com sua venda para Edir Macedo no início da década de 90, a TV Record inicia uma nova caminhada, consagrada de sucessos. Houve uma profunda reformulação do canal, em busca da audiência perdida.

    A emissora iniciou sua expansão nacional quando começou a transmitir seu sinal pelo satélite Brasilsat A2, passando a distribuir sua programação também nas parabólicas. O canal se transformou em Rede Record e começou a adquirir emissoras próprias, afiliadas e retransmissoras para sua nova rede.

    (...)

    Em 2002, foi criada a Record Internacional, que está presente em 150 países e é afiliada à CNN Internacional.

    (...)

    Atualmente, a Central Record de Comunicação inclui, além da TV e da Rádio Record, o Portal R7, Record Entretenimento, e Record News.

    (...)

    Além disso, faço questão de destacar a RecordTV como a emissora que mais se compromete com um jornalismo isento e de excelência. Em meio à época em que tantos veículos estão preocupados...

(O Sr. Presidente faz soar as campainhas.)

    O SR. EDUARDO LOPES (PRB - RJ) - E há uma preocupação de todos com respeito a fake news e notícias, às vezes, maldosas. Nós destacamos a Record na sua isenção e excelência em jornalismo.

    Encerro aqui a minha participação, Sr. Presidente.

    Com muita alegria e com muita honra, junto com o Deputado Márcio Marinho, fui o requerente desta sessão solene de comemoração dos 65 anos da RecordTV, presente em nossas vidas desde crianças, desde os desenhos animados até as séries, enfim, presente sempre na história do nosso Brasil.

    Parabéns à RecordTV pelos seus 65 anos. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 15/11/2018 - Página 12