Pela ordem durante a 148ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro do transcurso de 30 anos do assasinato do ex-Deputado Estadual João Carlos Batista

Autor
Paulo Rocha (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: Paulo Roberto Galvão da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Registro do transcurso de 30 anos do assasinato do ex-Deputado Estadual João Carlos Batista
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2018 - Página 32
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ANIVERSARIO, MORTE, DEPUTADO ESTADUAL, ESTADO DO PARA (PA), REGISTRO, AUMENTO, VIOLENCIA, MOTIVO, DISPUTA, PROPRIEDADE, TERRAS, COMENTARIO, IMPORTANCIA, DEFESA, DIREITOS HUMANOS.

    O SR. PAULO ROCHA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PA. Pela ordem.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    Na verdade, é um registro inadiável para homenagear um grande lutador do nosso Estado do Pará. Faz 30 anos do assassinato do Deputado João Batista. Senador Guaracy Silveira, eu fui colega dele, Deputado Estadual lá no meu Estado. Ele foi morto, assassinado, porque era advogado de trabalhadores rurais, e, na luta pela terra lá, há grandes conflitos. Então, nesta semana, faz 30 anos do assassinato de João Carlos Batista, um homem bom, um homem trabalhador, humano, que se dedicou à luta pela terra.

    Passados 30 anos do seu assassinato, novamente a violência e a impunidade atingem dados alarmantes nos nossos Estados. Sempre que voltam governos com viés autoritário, os donos da terra se sentem de novo autorizados a usarem a violência, utilizando-se de jagunços, de capangas, procurando eliminar lideranças camponesas, mulheres e crianças.

    Volta de novo, no meu Estado, a questão das milícias. Dados importantes da CPT informam que, entre 2008 e 2017, foram registradas 1.170 ocorrências, sendo 1.431 no ano passado, ou seja, voltam de novo os conflitos de terra no meu Estado. Registro isso, porque já foi assassinada tanta gente, não só lideranças, mas também Deputados, advogados, religiosos, na luta pela terra.

    Eu queria fazer esse registro, na véspera do dia 10 de dezembro, quando aniversaria a questão dos direitos humanos no mundo. O nosso País precisa avançar, e muito, nessa questão da defesa dos direitos humano no seu todo. A questão do emprego, do desemprego, questão levantada pelos Senadores anteriores, tem a ver também com a questão dos direitos humanos. Nós temos que pensar em desenvolver o nosso País, um País tão rico, mas com tantas mazelas, tantas injustiças, inclusive com assassinatos por um pedaço de terra, com tanta terra que há no nosso País, terra que é uma das suas maiores riquezas.

    Assim, faço esse registro em homenagem a João Carlos Batista, o nosso Batista, que foi assassinado há 30 anos. Que a memória do nosso João Batista seja refletida no trabalhador rural em sua busca pela terra, pelo trabalho digno, pela justiça. Ela segue em todos nós que lutamos pela democracia, pela justiça e por um Brasil justo e igual. Essa é a homenagem que eu queria prestar ao nosso eterno lutador em prol dos trabalhadores o nosso ex-Deputado Estadual João Carlos Batista.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2018 - Página 32