Pela Liderança durante a 232ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Considerações sobre os acordos com Lideranças do Senado e da Câmara para a votação das matérias que constam na pauta do Congresso Nacional. Elogios à atuação do Ministro da Saúde. Satisfação com os avanços do Governo e matérias aprovadas neste ano legislativo. Aplausos à condução dos trabalhos realizada pelo Presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Autor
Eduardo Gomes (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/TO)
Nome completo: Carlos Eduardo Torres Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Considerações sobre os acordos com Lideranças do Senado e da Câmara para a votação das matérias que constam na pauta do Congresso Nacional. Elogios à atuação do Ministro da Saúde. Satisfação com os avanços do Governo e matérias aprovadas neste ano legislativo. Aplausos à condução dos trabalhos realizada pelo Presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Publicação
Publicação no DSF de 28/11/2019 - Página 35
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • COMENTARIO, ACORDO, LIDERANÇA, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, REFERENCIA, VOTAÇÃO, MATERIA, CONGRESSO NACIONAL, ELOGIO, ATUAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), PROGRAMA MAIS MEDICOS, MEDIDA PROVISORIA (MPV), GOVERNO FEDERAL, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, BENEFICIO, PAIS, TRABALHO, DAVI ALCOLUMBRE, SENADOR, PRESIDENTE.

    O SR. EDUARDO GOMES (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO. Pela Liderança.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, uso a tribuna nesta tarde para, em primeiro lugar, reconhecer o esforço dos Líderes de partidos do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados e do Senado, para um amplo acordo, costurado hoje na sessão do Congresso Nacional, que terá continuidade na terça-feira, em sessão convocada por V. Exa. Nesse dia, na terça-feira, concluiremos a votação dos PLNs e dos vetos, Sr. Presidente, que, em acordo com Senadores e Deputados, tiveram a sua votação prejudicada e voltam à pauta da Casa como PLNs.

    Quero também, Sr. Presidente, registrar aqui a presença do nosso Ministro da Saúde, Ministro Mandetta, que, num esforço muito grande e com a experiência de um Parlamentar respeitado e admirado na Câmara dos Deputados e também no Congresso Nacional, conseguiu a aprovação da medida provisória que versa sobre o Programa Médicos pelo Brasil, que deu, com a colaboração deste Senado, tenho certeza, a partir de agora, oportunidade para centenas, para milhares de Municípios brasileiros. Principalmente, Ministro Mandetta, o reconhecimento pela sua sensibilidade no atendimento aos Estados mais pobres, às cidades mais distantes. Então, somente com a sua responsabilidade e sensibilidade foi possível que esse grande acordo fosse costurado para que a gente tenha, no ano de 2020, um país com uma saúde muito melhor, sem contar com as outras atividades, como acompanhamos, ontem, na questão da saúde bucal e nas medidas que tem tomado o Ministério da Saúde, de ampla repercussão em todos os Municípios brasileiros.

    É importante sabermos que este ano o Governo avança em vários sentidos, em várias matérias, com a aprovação da reforma da previdência, com a aprovação, aqui no Senado, da PEC paralela e de tantas outras matérias, Sr. Presidente, importantes para o desenvolvimento do País.

    Portanto, neste momento, registro, com satisfação, o caminhar dessa pauta paralela. As pessoas imaginam que o avanço do Governo se dá apenas na votação, que é muito importante, do Congresso Nacional, mas outras matérias têm ganhado espaço e avançam tanto na Câmara quanto no Senado.

    Sr. Presidente, fica aqui esse registro e também o registro da nossa observação da forma democrática com que V. Exa. tem conduzido a Presidência do Congresso Nacional, principalmente nesses momentos ainda de adaptação, de ajuste, que fazem com que a Liderança do Governo tenha colaboração, respeito, respeito à independência – o respeito à bancada do Governo, que melhora quando há uma boa oposição, correta e transparente, como tem sido dos nobres Senadores; e também a gente sabe que melhora muito a oposição quando existe uma bancada do Governo que é transparente e que cumpre os seus acordos. Afinal de contas, aqui é um Parlamento e esses acordos são dados em torno de uma melhor atividade política para o País.

    Então, fica aqui, Sr. Presidente, o meu agradecimento, e parabenizo aqui o nosso Ministro Mandetta pela condução dessas duas pautas importantíssimas para o nosso País.

    Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/11/2019 - Página 35