Pronunciamento de Leila Barros em 20/03/2020
Pela Liderança durante a 22ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal
Elogio à histórica Sessão Deliberativa Remota realizada pelo Senado Federal.
Defesa da união entre os Poderes da República e da cooperação com Estados e Municípios para o combate à calamidade pública decorrente do Novo Coronavírus (COVID-19).
- Autor
- Leila Barros (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
- Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela Liderança
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- Elogio à histórica Sessão Deliberativa Remota realizada pelo Senado Federal.
-
SAUDE:
- Defesa da união entre os Poderes da República e da cooperação com Estados e Municípios para o combate à calamidade pública decorrente do Novo Coronavírus (COVID-19).
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/03/2020 - Página 58
- Assuntos
- Outros > SENADO
- Outros > SAUDE
- Indexação
-
- ELOGIO, SESSÃO DELIBERATIVA REMOTA, SENADO, REALIZAÇÃO, DEFESA, UNIÃO, ORGÃOS, REPUBLICA, COOPERAÇÃO, ESTADOS, MUNICIPIOS, MOTIVO, COMBATE, CALAMIDADE PUBLICA, ORIGEM, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - DF. Pela Liderança.) – Obrigada, Senador Weverton.
Bom, eu vou ser muito rápida com essas considerações finais, até porque acho que a grande maioria das Lideranças já explanou os sentimentos de todos nós, Parlamentares e Senadores, no dia de hoje.
O momento requer harmonia, responsabilidade, solidariedade e união. Harmonia principalmente entre os Poderes. Estamos dando ao Governo Federal – todo mundo sabe – instrumentos para que ele possa agir no enfrentamento dos efeitos desta pandemia. Então, é bem claro que o que todos nós estamos fazendo aqui – independentemente das ideologias e de que lado, como o senhor falou, situação ou oposição, base –, é o nosso papel de tentar ajudar ao máximo, principalmente o Governo Federal, nessas questões de mitigar esses efeitos que a gente sabe que estão se alastrando em todo o País.
Então, simplesmente aproveito para manifestar uma questão que é legítima e que me preocupa, que é sobre a proporcionalidade da comissão que irá acompanhar a execução desses recursos. Mesmo não sendo explícita no texto a questão da proporcionalidade, ela é obrigatória por outros dispositivos regimentais.
Então, eu peço a atenção da Casa, de todos os pares para que tenhamos o compromisso de acompanhar, independentemente de quem estiver nessa comissão ou não, todo esse recurso que será direcionado para conter os efeitos dessa pandemia no nosso País.
E me solidarizo mais uma vez com os Senadores que não puderam estar conosco, principalmente nosso Presidente, Senador Davi Alcolumbre, o Prisco Bezerra e Nelsinho Trad. Estou feliz agora pelo Jorginho Mello; seu segundo teste deu negativo. Estou torcendo pela recuperação e pela saúde de todos.
Acima de tudo, quero dizer ao povo brasileiro que estamos todos empenhados em ajudar e dar o máximo de instrumentos ao Governo Federal, aos Governos estaduais e ao distrital daqui também, porque sou representante de Brasília, do Distrito Federal. Estamos todos envolvidos, todos unidos para, enfim – sabemos que é uma realidade, não temos como fugir dela –, encararmos da melhor forma este momento, que é difícil para todo nosso País.
Agradeço a oportunidade e mando um grande abraço a todos que acompanharam esta sessão histórica.
Obrigada.