Pela ordem durante a 90ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Considerações, na condição de Presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal, acerca do movimento separatista Nagorno-Karabakh. Registro sobre o posicionamento do Itamaraty do não reconhecimento da independência de Nagorno-Karabakh e da defesa da solução pacífica do conflito.

Pesar pelo falecimento do jornalista Pierre Adri e apresentação de condolências à esposa e aos filhos.

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Considerações, na condição de Presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal, acerca do movimento separatista Nagorno-Karabakh. Registro sobre o posicionamento do Itamaraty do não reconhecimento da independência de Nagorno-Karabakh e da defesa da solução pacífica do conflito.
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do jornalista Pierre Adri e apresentação de condolências à esposa e aos filhos.
Publicação
Publicação no DSF de 02/10/2020 - Página 13
Assuntos
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • COMENTARIO, PRESIDENTE, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES (CRE), CONFLITO, SEPARAÇÃO, TURQUIA, MANIFESTAÇÃO, ITAMARATI (MRE), AUSENCIA, RECONHECIMENTO, INDEPENDENCIA, DEFESA, SOLUÇÃO.
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, JORNALISTA, ADVOGADO, RADIALISTA, LEILOEIRO, EX VEREADOR, CAMPO GRANDE (MS).

    O SR. NELSINHO TRAD (PSD - MS. Pela ordem.) – Agradeço ao Presidente, Senador Rodrigo Pacheco.

    Apenas o seguinte: todos nós estamos acompanhando pela imprensa – e a Comissão de Relações Exteriores sempre é demandada quando há algum conflito no mundo – um conflito em Nagorno-Karabakh. A questão gira em torno de um movimento separatista Nagorno-Karabakh oriundo do conflito armado de 1988/1994, no Sudeste do Azerbaijão, entre a maioria étnica de armênios, apoiados pela Armênia, e o Azerbaijão.

    Em 1992, foi criado o Grupo de Minsk pela Conferência sobre a Segurança e Cooperação na Europa para a resolução pacífica desse conflito. Fazem parte do grupo: França, Rússia, Estados Unidos, os quais presidem o órgão consultivo, além de Belarus, Alemanha, Itália, Portugal, Holanda, Suécia, Finlândia, Turquia, Armênia e Azerbaijão.

    Posição oficial do Brasil, que a gente pegou lá no Itamaraty: o Brasil não reconhece a independência de Nagorno-Karabakh, nenhum país a reconhece. O Brasil defende a solução pacífica do conflito, por meio de renegociações, e apoia o Grupo de Minsk. Além disso, defende a plena implementação das quatro resoluções do Conselho de Segurança da ONU, de 1993, sobre o assunto.

    Então, em nome da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, na qualidade de seu Presidente, desejo expressar aqui a grande apreensão acerca do atual enfrentamento que ocorre naquela localidade. Gostaríamos de lamentar as perdas de vidas humanas e reiteramos enfaticamente a necessidade de uma solução pacífica para o conflito, por meio de negociações diplomáticas, de acordo com o quadro de institucionalidade das Resoluções 822, 853, 874, 884, de 1993, do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

    Nesse sentido, conclamamos o cessar imediato das hostilidades e a busca de um diálogo amplo entre as partes envolvidas, conforme os esforços do Grupo de Minsk em prol de uma solução pacífica.

    Esse era o primeiro comunicado.

    O segundo, Sr. Presidente, muito entristecido, gostaria de requerer, nos termos regimentais e de acordo com as tradições da Casa, inserção em ata, nos Anais desta Casa, de voto de pesar pelo falecimento do jornalista Pierre Adri, bem como a apresentação de condolências à sua esposa e aos seus filhos.

    Morreu, na última terça-feira, o jornalista, o advogado, o radialista, o leiloeiro e ex-Vereador Pierre Adri. Ele realmente tem um legado de uma unanimidade de amizade entre todos lá na nossa capital, em Campo Grande. E realmente é uma lacuna que vai deixar um espaço muito grande a ser preenchido pelo legado que a sua família haverá de herdar e os seus amigos também.

    Gostaria – de uma forma muito triste, não gostaria de fazer isso – de fazer esse registro dessa moção de pesar.

    Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/10/2020 - Página 13