Pela ordem durante a 105ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Comentário acerca da eleição da Mesa Diretora do Senado Federal.

Autor
Jorge Kajuru (CIDADANIA - CIDADANIA/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Comentário acerca da eleição da Mesa Diretora do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2020 - Página 60
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • COMENTARIO, ELEIÇÃO, MESA DIRETORA, PRESIDENTE, SENADO, CANDIDATO, RODRIGO PACHECO, SENADOR, IMPEACHMENT, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), GILMAR MENDES.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/CIDADANIA - GO. Pela ordem.) – Obrigado, amigo e Presidente Izalci Lucas.

    Senhoras e senhores, pátria amada, irmã Leila. Preste atenção: não me dê bronca. Não me dê bronca, mas você sabe que sou assim: comigo nada é em off; tudo comigo é em on. Em on.

    A reflexão é sobre o que falou a Senadora Rose de Freitas. A preocupação dela é muito importante, até pela experiência dela, maior do que a de quase todo mundo aqui, desde a Constituinte nesta Casa. Então, o que você falou – e permita-me chamá-la de você, querida amiga Rose – quero só trazer aqui para todos e para o País.

    Para mim, começou já, no Senado, o clima de eleição para a Presidência do Senado. Esta é a realidade. O que dizem os bem informados? O Presidente Davi Alcolumbre havia feito compromisso com o MDB para lançar como candidato o Eduardo Braga. O que que ele fez agora? Passou o MDB para trás – ou seja: passou o Eduardo Braga para trás – e, junto com o Presidente Bolsonaro, que escolheu o Davi para ser o homem da eleição na Presidência do Senado, o homem do Governo, ele escolheu quem? Rodrigo Pacheco. É o candidato do Davi Alcolumbre e do Governo.

    Eu falo isso também com prova, só não vou dizer o nome do meu amigo Senador, mas eu recebi aqui a mensagem dele no WhatsApp, quando eu fui pedir o voto dele. Ele disse carinhosamente para mim: "Kajuru, eu acabo de fazer compromisso e dar a palavra ao Pacheco". Então, para mim o clima de eleição já começou nesta Casa – ponto.

    E, para concluir, Major Olimpio – não sei se o Senador Lasier Martins está presente na Casa –, ao pedir, Senador Oriovisto, o impeachment de Gilmar Mendes, eu já estou pensando no próximo Presidente do Senado – não só do Gilmar como de outros ministros. É no próximo Presidente, sim, que eu estou pensando, porque o nosso atual Presidente eu sei que não vai de forma alguma colocar em votação esse meu pedido de impeachment, até porque o nosso Presidente Davi eu acho que a gente não vai ver nem para desejar "feliz Natal" para ele. Na semana que vem, ele vai estar preocupado com a eleição do irmão dele para segundo turno. Ele nem virá aqui. Continuará Anastasia, continuará Izalci na Presidência da Mesa. E semana que vem acaba o ano para nós. Só voltaremos quando? Em fevereiro, já na data de eleição.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2020 - Página 60