Pela ordem durante a 14ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Subscrição ao requerimento nº 896, de 2021, da Senadora Rose de Freitas, que propõe a realização de sessão temática para debater o fornecimento de vacinas contra a Covid-19 no Brasil.

Apresentação de moção de aplauso ao ex-Ministro Alysson Paulinelli, pela indicação ao Prêmio Nobel da Paz em razão do seu trabalho desenvolvido na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o combate à fome no Brasil e no mundo.

Autor
Kátia Abreu (PP - Progressistas/TO)
Nome completo: Kátia Regina de Abreu
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Subscrição ao requerimento nº 896, de 2021, da Senadora Rose de Freitas, que propõe a realização de sessão temática para debater o fornecimento de vacinas contra a Covid-19 no Brasil.
HOMENAGEM:
  • Apresentação de moção de aplauso ao ex-Ministro Alysson Paulinelli, pela indicação ao Prêmio Nobel da Paz em razão do seu trabalho desenvolvido na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o combate à fome no Brasil e no mundo.
Publicação
Publicação no DSF de 11/03/2021 - Página 15
Assuntos
Outros > SAUDE
Outros > HOMENAGEM
Matérias referenciadas
Indexação
  • SUBSCRIÇÃO, REQUERIMENTO, SENADOR, ROSE DE FREITAS, REALIZAÇÃO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, LABORATORIO, INFORMAÇÃO, CAPACIDADE, FORNECIMENTO, VACINA, BRASIL, COMBATE, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PANDEMIA.
  • APRESENTAÇÃO, VOTO DE APLAUSO, EX MINISTRO, MINISTERIO DA AGRICULTURA (MAGR), RECEBIMENTO, INDICAÇÃO, PREMIO NOBEL, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), COMBATE, FOME.

    A SRA. KÁTIA ABREU (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - TO. Pela ordem.) – Obrigada, Sr. Presidente.

    Eu gostaria de subscrever o ofício da Senadora Rose de Freitas, muito apropriado. Não faço questão absoluta neste momento, mas gostaria de sugerir se poderíamos chamar a Anvisa para falar sobre o registro dos antivirais, que são, na verdade, importados. Há uma fila de medicamentos, e, quem sabe, eles poderiam fazer um fast tracking desses medicamentos durante a pandemia. Talvez a Anvisa precisasse desse conforto do Senado Federal, do apoiamento para poder fazê-lo com maior agilidade. Mas eu registro que a Anvisa, o Presidente da Anvisa e os seus diretores têm trabalhado com muita precisão e com muita dureza. Eu tenho que registrar isso de forma positiva.

    E gostaria, Sr. Presidente – está na pauta também –, de uma moção de aplauso ao nosso ex-Ministro Alysson Paulinelli de autoria minha, de V. Exa., do Senador Anastasia, do Carlos Viana – os três mineiros – e do Senador Esperidião. Então, nós somos cinco que assinamos essa moção de aplauso, porque ele foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz por tudo o que ele desenvolveu pela Embrapa, no Brasil, diretamente – não é nem indiretamente – combatendo a fome no Brasil e no mundo. Então, pela tropicalização da agricultura brasileira, pela descoberta do Cerrado brasileiro, na gestão de Alysson Paulinelli, à frente do Ministério da Agricultura, e pela criação da Embrapa por ele, que foi o grande instrumento para que tudo acontecesse, ele está sendo indicado já com muitos aplausos e apoiamentos de muitos países, para que ele concorra e vença, se Deus quiser, esse Prêmio Nobel da Paz, um brasileiro, apoiado por todos nós, da maior categoria, com mais de 80 anos, vivo, trabalhador assíduo, com raciocínio muito preciso – parece que tem 20 anos de idade, devido ao seu espírito público. E eu queria que se pusesse na pauta, para os colegas Senadores poderem votar essa moção de aplauso que vai servir muito para essa concorrência dele, para que nós possamos enviar e ele ser aprovado.

    Obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/03/2021 - Página 15