Discussão durante a 34ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Crítica às ofensas do Presidente Jair Bolsonaro à China, principal parceiro comercial do País, e à vacina CoronaVac, que está reduzindo o número de mortes de pessoas idosas no Brasil. Anúncio da apresentação de requerimento para que o General Luiz Eduardo Ramos compareça à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura responsabilidades quanto à pandemia da Covid-19.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Crítica às ofensas do Presidente Jair Bolsonaro à China, principal parceiro comercial do País, e à vacina CoronaVac, que está reduzindo o número de mortes de pessoas idosas no Brasil. Anúncio da apresentação de requerimento para que o General Luiz Eduardo Ramos compareça à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura responsabilidades quanto à pandemia da Covid-19.
Publicação
Publicação no DSF de 29/04/2021 - Página 34
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • CRITICA, OFENSA, JAIR BOLSONARO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, VACINA, PARCEIRO, COMERCIO, BRASIL, REDUÇÃO, MORTE, IDOSO, ANUNCIO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, COMPARECIMENTO, MINISTRO DE ESTADO, CASA CIVIL, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), EXPLICAÇÃO PESSOAL, ESTRATEGIA, GOVERNO FEDERAL.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Para discutir.) – Sras. Senadoras, Srs. Senadores, eu gostaria aqui de registrar a minha estupefação. Eu, que sou integrante da CPI que apura as responsabilidades por esse desastre que é o enfrentamento dado pelo Governo Bolsonaro à pandemia da Covid-19, fiquei estupefato, porque vi ontem o Ministro da Economia, um dos mais importantes desse Governo, proferir uma série – perdoem-me a expressão – de asneiras em numa reunião do Conselho de Saúde Suplementar, em que ele diz que os chineses inventaram o coronavírus. Diz ainda que a vacina chinesa, a CoronaVac, é menos efetiva do que as vacinas americanas. Obviamente, ele é um colonizado intelectualmente e tem que estar sempre externando essas opiniões, eu diria, aberrantes, esquecendo até que 85% das vacinas que foram aplicadas até agora e que já começam a mostrar resultados, com a redução do número de casos e de mortes de pessoas mais idosas, são vacinas chinesas. Agride o principal parceiro comercial do Brasil e o principal parceiro na venda de vacinas e de outros insumos para o enfrentamento da pandemia.

    Mas, para não deixar de dar a sua contribuição a esse festival de besteira que hoje assola o Brasil, como dizia o saudoso Sérgio Porto, o Ministro da Casa Civil... Não, ele não é da Casa Civil! Ele é da Articulação Política ou foi. Ele muda tanto de posição, que a gente se perde! O General Luiz Eduardo Ramos diz que tomou a vacina escondido, porque a ordem do Presidente da República era para que todo mundo fosse para casa. Ele, escondido, porque quer ter o direito de viver muitos anos e tem uma bela família – acredito e respeito –, por isso, foi lá e a tomou. E, agora, está convencendo o Presidente a tomá-la.

    E o resto do povo brasileiro? O Governo não faz a mínima questão de que ele tenha a vacina, use a vacina! Sr. Presidente, é, lamentavelmente, um escárnio o que nós estamos vivendo aqui no Brasil!

    Eu já havia feito a convocação, o pedido de convocação do Ministro Paulo Guedes, que agora se reforça ainda mais, mas não tinha pensado ainda em convocar o Ministro Luiz Eduardo Ramos. E, por conta dessa demonstração de pouca sensibilidade política com o restante do povo brasileiro, já preparei também o requerimento para que ele seja convocado e explique essas suas palavras e qual é a estratégia do Governo efetivamente.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/04/2021 - Página 34