Discussão durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário acerca da previsão da implantação de duas unidades hospitalares na cidade de Campo Grande (MS), Hospital do Idoso e Hospital da Criança, que serão viabilizados por meio de parceria entre os governos estadual e municipal.

Registro do testemunho de S. Exa. acerca da magnitude e da reconstrução após explosão no porto de Beirute, no Líbano, em 2020.

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Governo Estadual, Governo Municipal, Saúde:
  • Comentário acerca da previsão da implantação de duas unidades hospitalares na cidade de Campo Grande (MS), Hospital do Idoso e Hospital da Criança, que serão viabilizados por meio de parceria entre os governos estadual e municipal.
Assuntos Internacionais:
  • Registro do testemunho de S. Exa. acerca da magnitude e da reconstrução após explosão no porto de Beirute, no Líbano, em 2020.
Publicação
Publicação no DSF de 05/08/2021 - Página 54
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Governo Estadual
Outros > Atuação do Estado > Governo Municipal
Política Social > Saúde
Outros > Assuntos Internacionais
Indexação
  • COMENTARIO, PREVISÃO, IMPLANTAÇÃO, HOSPITAL, IDOSO, CRIANÇA, CAMPO GRANDE (MS), PARCERIA, GOVERNO ESTADUAL, GOVERNO MUNICIPAL.
  • COMENTARIO, EXPLOSÃO, PORTO, BEIRUTE, LIBANO, RECONSTRUÇÃO.

    O SR. NELSINHO TRAD (PSD - MS. Para discutir.) – Sr. Presidente, eu quero abordar aqui dois assuntos, até porque devo voltar a esta tribuna no projeto extrapauta que vai nominar o aeroporto internacional de Campo Grande. Mas o que eu quero abordar aqui é o seguinte: como é bom haver uma parceria para o bem da população! Sempre quando ela existe entre dois governos, a gente observa que quem ganha é a população. Nós estamos vivenciando isso lá em Mato Grosso do Sul com o Governador Reinaldo Azambuja e o Prefeito da capital, Marquinhos Trad. Eles se uniram e, no momento em que a saúde exige a nossa atenção, eu quero aqui destacar os esforços da Secretaria Estadual de Saúde, na pessoa do Deputado Federal Geraldo Resende, e da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, na pessoa do Dr. José Mauro, para, com essa parceria, promover o fortalecimento da atenção a idosos e crianças.

    Quero dizer que a nossa capital vai ganhar dois hospitais. No caso, o Hospital do Idoso, em que estão previstos um pronto-socorro, um centro cirúrgico, 140 leitos de internações, inclusive de UTI. A unidade será implantada no Hospital São Julião para assistência integral e multiprofissional aos usuários do SUS. Já o público infantil será contemplado com uma unidade exclusiva ao atendimento pediátrico no hospital conhecido lá na capital como Hospital da Criança, totalmente voltado ao atendimento do SUS, com capacidade de milhares de atendimentos por mês. A estrutura oferecerá 11 especialidades – todas as especialidades da pediatria, pessoal – e deverá contar com 32 leitos, dois centros cirúrgicos, duas salas de triagem, dois consultórios e uma sala de pequenos procedimentos. Esse Hospital da Criança terá ainda a capacidade de realizar 170 internações, 150 procedimentos cirúrgicos, 1,2 mil exames de imagem e 10 mil exames laboratoriais durante as suas atividades no mês.

    Dessa forma, eu quero ressaltar que essa parceria é muito importante para a população do nosso Estado e servem de exemplo para as demais cidades brasileiras as atividades que estão sendo implementadas na saúde de Campo Grande.

    E hoje é uma data também...

(Soa a campainha.)

    O SR. NELSINHO TRAD (PSD - MS) – Já para encerrar.

    Eu fiz este testemunho: exatamente um ano atrás houve aquela explosão no porto do Líbano. Eu, na qualidade de Presidente da Comissão de Relações Exteriores, fui convidado, juntamente com o Presidente Michel Temer, para ir lá, testemunhar e dar o nosso apoio. E foi realmente algo muito impactante.

    Eu me lembro de que a gente saiu do local da explosão, e ali havia uma fila. E eu perguntei para a pessoa que estava traduzindo as coisas para nós: que fila é esta aí? "São voluntários libaneses que estão irmanados no sentido de poder ajudar as autoridades a reconstruir o Líbano", diante daquela explosão.

    E ao sair dali e ir até o local...

(Soa a campainha.)

    O SR. NELSINHO TRAD (PSD - MS) – Ao sair dali e ir até o local onde nós estávamos hospedados, Sr. Presidente, fazia uns 20 minutos que nós estávamos de carro, andando, e eu parei assim num sinal, olhei para o lado, e havia carro danificado devido à explosão.

    Então, para dar este testemunho para vocês da magnitude que foi isso e da reconstrução, mais uma vez, do povo libanês.

    Eu quero aqui ressaltar a importância de se manter sempre o diálogo, cada vez mais forte, com a comunidade libanesa, para que a gente possa continuar estendendo a mão a esse povo sofrido, que está tentando se reconstruir lá no Líbano.

    Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/08/2021 - Página 54