Discurso durante a 127ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar os 15 anos de criação e atividade da Universidade da Maturidade (UMA). Entrega de placa de homenagem ao Senador Eduardo Gomes.

Autor
LUIZ SINÉSIO SILVA NETO
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Educação, Homenagem, Idosos:
  • Sessão Especial destinada a comemorar os 15 anos de criação e atividade da Universidade da Maturidade (UMA). Entrega de placa de homenagem ao Senador Eduardo Gomes.
Publicação
Publicação no DSF de 02/10/2021 - Página 11
Assuntos
Política Social > Educação
Honorífico > Homenagem
Política Social > Proteção Social > Idosos
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT), FORMAÇÃO, IDOSO, ENSINO SUPERIOR, ENTREGA, PLACA, HOMENAGEM, SENADOR, EDUARDO GOMES.

    O SR. LUIZ SINÉSIO SILVA NETO (Para discursar.) – Bom dia! Meus cumprimentos às autoridades civis, militares e religiosas que nos assistem pela TV Senado. Saúdo a Mesa na pessoa do Senador da República Eduardo Gomes, patrono da Universidade da Maturidade.

    Este momento está sendo fascinante. A nossa alegria é imensa, com um profundo sentimento de gratidão.

    Senador Eduardo Gomes, o senhor verdadeiramente acreditou e acredita que a educação é um instrumento de cidadania para adultos e idosos. Por isso, a história da UMA se mistura com a sua história de vida, Senador. Muito obrigado por tudo.

    Professor Dr. Luís Eduardo Bovolato, Magnífico Reitor da Universidade Federal do Tocantins, eu o saúdo e lhe agradeço. Estendendo nossos cumprimentos a toda a comunidade universitária, ex-reitores e gestores, diretores de campi; coordenadores de cursos de graduação, especialmente dos colegiados de Medicina e Pedagogia; de pós-graduação, em nome dos programas de educação e do ensino em ciência e saúde; e, de uma forma geral, a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para chegarmos aos 15 anos da UMA.

    Temos orgulho de, mesmo jovem, com apenas 18 anos, a UFT se consolidar como referência na transferência de tecnologia social, educacional para idosos aos Municípios do Tocantins e a outros Estados da Federação. Também na produção de pesquisa para o desenvolvimento de novos conhecimentos para a melhoria de qualidade de vida dos adultos, idosos e crianças. Temos orgulho de a UMA ser a primeira marca registrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – e ontem recebemos a informação de que essa marca foi estendida para mais dez anos; o Inpe aprovou.

    Nosso muito obrigado a toda a comunidade universitária. A educadora política social, D. Gilda Gomes, nesse ato representa os mais de 5,5 mil idosos atendidos pela UMA. A senhora é símbolo do ipê amarelo. Expressa força, beleza, bravura, resistência e intensidade de viver.

    Obrigado, Gildinha. Eu e minha mãe te amamos.

    Mãe, Professora Dra. Neila Barbosa Osório, idealizadora, a mãe da UMA e minha também. Sua coragem e determinação e inteligência inspiram todos nós. Seu exemplo arrasta essa multidão de crianças, jovens, adultos e velhos. Se a arte da vida é fazer da vida uma obra de arte, a senhora é uma artista admirável. Dentre as suas obras a UMA-UFT é uma filha amada. Minhas homenagens à senhora, mãe.

    E, por fim, falar da UMA é falar de esperança, esperança na sua plenitude e atitude. Falar da UMA é sentir o gosto, o desejo de viver que pulsa no coração e brilha no olhar de cada idoso. É sentir o prazer de estudar e vislumbrar que o ressignificado do projeto de vida passa pela reflexão do saber científico e cultural que a universidade oportuniza. É descortinar medos, preconceitos e credos. Afinal, desejamos uma vida com autonomia e independência.

    A UMA é de fato um projeto de inclusão dos idosos na universidade. Eles possuem número de matrícula, como qualquer aluno de graduação ou pós-graduação. Dispõe de infraestrutura adequada, como disse o nosso Senador e financiador e patrocinador e divulgador, sede própria, van, caminhonete para apoio às atividades administrativas e educacionais

    O nosso quatro de professores e pesquisadores é qualificado em gerontologia e humanismo. Tudo isso para garantir uma educação de qualidade e dessa forma viver uma vida com esperança. Aquilo que chamamos o jeito UMA de viver.

    Por isso, nossa gratidão a todos que acreditam e confiam no nosso trabalho, nosso muito obrigado.

    E nós não poderíamos deixar de encerrar essa fala sem o nosso grito de guerra. Então, todos vocês aí vamos juntos: UFT-UMA! É preciso saber viver. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

    Nosso muito obrigado, Senador Eduardo Gomes.

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) – Muito obrigado, Professor Neto.

    Eu quero nesse momento também falar sobre a capacidade de inovação e renovação da UMA, da Universidade Federal do Tocantins e da UMA. E comunicar que teremos, no próximo dia 28 de outubro, a aula inaugural no Polo Xerente, na cidade de Tocantínia. Então, imaginem que nós vamos ter a UMA ligada às nossas comunidades indígenas do Estado do Tocantins, com a primeira aula inaugural numa comunidade indígena, na cidade de Tocantínia.

    Quero também falar ao Sr. Manoel, agradecer a participação dele. A gente teve um problema no som. Esta sessão está sendo transmitida pela TV Senado, mas será gravada também para atender a todos aqueles que nesse momento não podem assisti-la. Faremos uma divulgação ampla.

    E teremos também uma participação agora especial, breve. Falando em nome da UMA, a Professora Neila entrega agora na sessão... Temos essa forma adaptada aqui por conta da pandemia. Então, o Professor Neto vai fazer a leitura da placa e, em seguida, a entrega, que será feita ainda dessa forma improvisada, pois não estamos usando ainda o Plenário do Senado Federal para solenidades por conta da pandemia.

    E anunciamos também, falamos da abertura do polo da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, a quem a gente manda um grande abraço. Aos que estão assistindo aí um grande abraço para vocês todos.

    Professor Neto.

    O SR. LUIZ SINÉSIO SILVA NETO – Então, neste momento, a Dra. Neila entrega uma placa de homenagem ao Senador da República Eduardo Gomes, padrinho, pai da UMA.

    A UFT, por meio da Universidade da Maturidade, homenageia o Exmo. Sr. Senador Eduardo Gomes em sessão especial, no dia 1º de outubro de 2021, a fim de celebrar os 15 anos da UMA, da sua criação e atividade.

    Então, Senador, a Dra. Neila passa às suas mãos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/10/2021 - Página 11