Pela ordem durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização de encontro das noivas das festas juninas em 5 de novembro, no Distrito Federal (DF), e da presença em Plenário das representantes dos Estados.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Cultura:
  • Registro da realização de encontro das noivas das festas juninas em 5 de novembro, no Distrito Federal (DF), e da presença em Plenário das representantes dos Estados.
Publicação
Publicação no DSF de 05/11/2021 - Página 26
Assunto
Política Social > Cultura
Indexação
  • REGISTRO, ENCONTRO, REPRESENTANTE, ESTADOS, FESTA JUNINA, DISTRITO FEDERAL (DF), PRESENÇA, PLENARIO, ATIVIDADE CULTURAL.

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PSDB - DF. Pela ordem.) – Gostaria de fazer aqui, Presidente, um registro: amanhã acontecerá aqui no Distrito Federal um encontro. A gente tem aqui um grande movimento junino – no Brasil todo, é tradição cultural –, e eles vão fazer o encontro das noivas das festas juninas aqui no DF. Então, está aqui a representação de todos os Estados, também do Estado de V. Exa., Minas Gerais, todos os Estados estão aqui.

    Então, eu quero registrar e agradecer a oportunidade de trazê-las ao Plenário. Elas não conheciam o Senado, estavam agora nas comissões e vieram conhecer o nosso Plenário.

    Quero registrar que – nós temos aqui a Zenaide e a Soraya, há alguns Estados tradicionais de festa junina no Nordeste todo – nós temos aqui, Presidente, uma experiência que lançamos cinco anos atrás. Quando da apresentação de emendas, a gente orientou os grupos de quadrilhas juninas a criarem a MEI, cada grupo formar a sua MEI, e o Governo lança o edital – ou o Estado, ou o Município, ou o Prefeito – para eles participarem. V. Exa. sabe a importância dessa cultura, e o modelo implantado em Brasília, que é Brasília Junina, é um modelo que pode ser implantado em todo o Brasil.

    Então, eu sugiro aos Senadores, às Senadoras, a todos os nossos Parlamentares, que deem uma olhadinha no modelo do DF, que pode ajudar muito essa cultura nos Estados. Pode tirar os jovens das drogas, e V. Exa. sabe as dificuldades dos nossos jovens hoje. Então, economicamente, ajuda também a comunidade, e não é só no dia da festa, há todo um trabalho, como há em outras festas.

    Então, é só para agradecer e incentivar.

    Está aqui o nosso Senador Carlos Viana. Está aqui o Senador Paulo Rocha também. Está o Senador Reguffe, o Nelsinho Trad e V. Exa.

    Então, eu só quero registrar a presença delas, que amanhã vão participar desse encontro.

    Obrigado, Presidente. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/11/2021 - Página 26