Discurso durante a 76ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Mundial do Desporto Olímpico.

Autor
JULIANA PICOLI AGATTE
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Desporto e Lazer:
  • Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Mundial do Desporto Olímpico.
Publicação
Publicação no DSF de 24/06/2023 - Página 14
Assunto
Política Social > Desporto e Lazer
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, ESPORTE, OLIMPIADAS, ATUAÇÃO, MINISTERIO DO ESPORTE.

    A SRA. JULIANA PICOLI AGATTE (Para discursar.) – Boa tarde a todos e todas aqui presentes.

    Em primeiro lugar, queria dizer que é uma satisfação imensa, Leila, estar aqui representando o Ministério do Esporte em nome da Ministra Ana Moser, que muito queria estar aqui. Ela conversou com você e, com certeza, está presente aqui, porque é um dia em que a gente comemora o desporto olímpico, comemora o olimpismo e os valores do esporte. Então, a nossa Ministra, fonte de inspiração, está presente aqui. É com muita honra que, pelo Ministério do Esporte, eu a represento aqui neste momento de extrema importância para o esporte brasileiro.

    Inicio cumprimentando a nossa querida Senadora Leila Barros, que preside esta sessão. Sabem que, antes de vir para cá, eu dei uma olhada para pesquisar todos os nossos atletas olímpicos presentes nesta mesa e eu olhei, na definição ex-atleta, e me incomodou também, Leila. Eu falei assim: "Nossa, mas ela é sempre a nossa atleta". Porque, ainda mais eu, que falo na condição de torcedora, já pratiquei esporte, muito esporte, mas nunca cheguei nesse nível de competição como os que estão presentes aqui na mesa. Então, para a gente, na condição de torcedor, uma vez atleta olímpica, sempre atleta olímpica. Parabéns por essa iniciativa, por essa atividade, nossa querida Leila, primeira Senadora mulher pelo DF aqui, isso é muito importante. A nossa Ministra também, primeira Ministra mulher, atleta também, segunda atleta a assumir o Ministério do Esporte. Então, esse é um motivo de comemoração neste dia.

    Gostaria de cumprimentar também o Embaixador do Japão, o Sr. Hayashi Teiji. É um prazer estar nesta mesa contigo; o Diretor-Geral do Comitê Olímpico do Brasil, o nosso querido Rogério Sampaio, motivo de muita alegria para a gente aqui representando o COB; e o Sr. Rui Campos também, com quem eu tive a oportunidade de conversar um pouco aqui, representante da organização Atletas pelo Brasil.

    Quero cumprimentar esta plateia diversa, com a presença de jovens, atletas, estudantes, a representação da universidade. Então, cumprimento todos e todas vocês e toda a equipe aqui presente do Ministério do Esporte na pessoa da nossa querida atleta olímpica Marta Sobral também, que muito nos inspira.

    Queria dizer que para nós é fundamental essa discussão que se faz presente, em que a gente consegue comemorar, que a gente pode comemorar o Dia do Desporto Olímpico e do Atleta Olímpico no Brasil. É fonte de inspiração para nós, todo o esporte de alto desempenho, de alto rendimento. Quando a gente observa o vídeo ali, a música "Carruagens de Fogo", que sempre é o que traz a introdução também, sensibiliza a gente. O olimpismo tem esse papel importante de sensibilizar e estimular para que novas gerações possam estar presentes, ser incluídas pelo esporte.

    E neste momento, no Brasil, em que a gente tem o retorno do Ministério do Esporte, o esporte no país volta à condição de ministério, a gente tem muito a comemorar e muito para que todo esse ecossistema esportivo possa caminhar junto na construção e na constituição da política pública de esportes no nosso país.

    Como bem mencionou a Senadora Leila, Relatora de toda a Lei Geral do Esporte, a gente tem uma lei hoje vigente, publicada e um desafio enorme para o Ministério do Esporte, que é implementar o Sistema Nacional do Esporte em todo o país, em conjunto com estados, em conjunto com municípios, em conjunto com os comitês, em conjunto com o COB, com o Comitê Paralímpico também, com as confederações, com as federações, com os atletas, com os dirigentes, com o Senado Federal, com a Câmara dos Deputados, para que, de fato, a gente consiga ter a institucionalidade que o esporte merece no nosso país. Esta é a grande janela de oportunidade de a gente implementar a política pública do esporte no país.

    O esporte muito avançou, tem avançado. Agora a gente retorna em outra condição, em que é necessário estabelecer os critérios, as regras para que de fato a gente, a partir do Plano Nacional do Esporte que a gente estabeleça, com metas para estados, municípios, para o próprio Governo Federal, a gente consiga ampliar a base de praticantes de atividades físicas e de esporte no nosso país. Ampliando essa base, com certeza, a gente vai ter mais pessoas, mais atletas se inserindo também. E aqueles que tiverem a oportunidade, a partir do destaque que têm, almejar também a participação nos jogos, nas Olimpíadas, em jogos diversos, de alto rendimento e competição expressivos.

    Então, da parte do Ministério do Esporte, a gente queria dizer que estamos abertos ao diálogo. A nossa Ministra é incansável na agenda do esporte, especialmente no que diz respeito à articulação do esporte com a educação, do esporte com a saúde, do esporte para a redução de desigualdades também, do esporte como uma política que contribui para a redução de violência, redução de vulnerabilidade, redução de risco social. Então nós temos essa agenda, que está colocada para o país. Nós já fizemos várias conversas com todas as federações, entidades, confederações, imbuídos desse sentimento, para que, de fato, a gente vista a camisa do esporte, que a gente tenha mais recursos para o esporte e, na agenda do nosso país, a gente consiga consolidar essa política pública.

    Então, a gente tem a retomada do ministério de início já. A gente abriu o edital do Bolsa Atleta. A gente tem mais de 8 mil atletas que são beneficiários, que recebem a bolsa como um estímulo, como uma forma também de uma transferência de renda necessária, uma bolsa necessária para garantir continuidade da prática esportiva. Hoje, só o valor investido... A gente fala em investimento porque para nós não é gasto, é investimento, investir no esporte. Só investimento no Bolsa Atleta, são R$160 milhões ao ano.

    Então, essa é uma agenda importante no Ministério, consolidada. Agora a gente precisa, também, olhar para as outras frentes, que são as frentes do esporte como inclusão, do esporte como transformação social, de um esporte que se permeie por uma política antirracista, que busque a igualdade de gênero, a igualdade de condições, que inclua a pessoa com deficiência, que esteja na base, na ponta, para que todos e todas tenham direito, em todas as gerações, em todas as fases do ciclo de vida.

    Assim, a gente não tem dúvidas de que o esporte vai contribuir para melhorar os índices da educação, os índices de saúde, os índices de retomada relacionados à questão da pobreza e da desigualdade social.

    Então, da parte do Ministério do Esporte, em nome da Ministra Ana Moser, parabenizo a Leila por esta sessão solene tão importante em que a gente debate o esporte, gostaria de agradecer a oportunidade e de fazer um convite para que vocês venham juntos com o Ministério do Esporte, porque é essa a missão dessa gestão, é isso o que foi atribuído à Ministra Ana Moser pelo Presidente Lula: que o esporte, de fato, se efetive como direito social e chegue a todos, para que a gente consiga ampliar a base de quem pratica atividade esportiva, para quem pratica atividade física. Que a gente, de fato, consiga ter, ao final desses quatro anos de gestão, um Brasil mais ativo, que é disso que a gente precisa.

    Nesse momento pós-pandemia, a gente sabe que a gente teve redução de prática de atividade física, a gente sabe que a gente teve aumento em índices de sedentarismo e a gente sabe que esporte é saúde, que esporte é vida, que esporte é união. Então, vamos nos inspirar pelos valores do esporte, pelos valores do olimpismo, pela integridade no esporte e, juntos, a gente – vestindo a mesma camisa –, com certeza, vai avançar muito mais.

    Muito obrigada pela oportunidade. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/06/2023 - Página 14