Discurso durante a 112ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal (AME).

Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem, Saúde:
  • Sessão Especial destinada a celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal (AME).
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2023 - Página 28
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal (AME), COMENTARIO, ATUAÇÃO, MINISTERIO DO ESPORTE, MINISTERIO DA SAUDE (MS), REGISTRO, ATIVIDADE, SOCIEDADE CIVIL, ESTADO DA PARAIBA (PB).

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Obrigada, Presidente.

    Eu estava ali quietinha porque eu estou com uma crise muito grave de asma hoje, mas eu não podia deixar de falar.

    Primeiro, Presidente, cumprimento-o pela iniciativa; cumprimento a Mesa, meu Prefeito querido, a Primeira-Dama; cumprimento a família AME, que está aqui e todos vocês!

    Gente, hoje é uma quarta-feira. Todos os Senadores estão ali atrás, numa briga muito grande nas Comissões. Todos queriam estar aqui. Para eu chegar aqui, eu tive que passar em três Comissões, brigar, inverter pauta, mas todos os Senadores, hoje, estão com o coração nesta sessão.

    Aí, Senador Veneziano, o Senado parar, numa quarta-feira de manhã, o seu Plenário maior, e a gente trazer esta homenagem é um recado para as famílias de que vocês não estão sozinhos. É um recado para os pacientes: vocês estão na pauta do Senado Federal!

    E nós estamos com uma composição, nesta legislatura, extraordinária de Senadores comprometidos com esta pauta.

    Então, saibam, vocês têm Parlamentares nesta Casa que estão atentos a tudo o que está acontecendo. Vocês não serão esquecidos!

    E esse grupo de Parlamentares que está com uma atenção especial é um grupo de Parlamentares que quer mesmo ver o Ministério da Saúde acertar, que quer mesmo ver o Ministério do Esporte acertar, o de Direitos Humanos, todos eles que lidam com a pauta. Essa pauta não nos divide nesta Casa; pelo contrário – não é, Senador? –, essa pauta nos une. É aqui que o Orçamento da União é construído, é para cá que o Ministério da Saúde corre, corre para o nosso colo. Vamos lutar juntos para mais recurso, mais orçamento, mais dinheiro. Vamos dizer para as famílias que o poder público tem compromisso com essa pauta.

    Eu creio que é um novo tempo para os raros no país, eu creio que é um novo momento para a família AME no país, mas eu não podia deixar de, além de cumprimentar e fazer esse registro, dizer o seguinte, Senador Veneziano: tem alguma coisa muito especial naquela Paraíba. A Paraíba é rara, e eu precisava fazer esse registro das boas práticas, das experiências da sociedade civil organizada na Paraíba. Eu já estive na ONU falando do trabalho da sociedade civil na Paraíba, e a Paraíba é rara por ter Parlamentares tão raros e preocupados com essa pauta. Vêm coisas tão extraordinárias daquela Paraíba, gente, que eu precisava dizer isso. Às vezes, eu me sinto Senadora da Paraíba também.

    Ontem, para vocês terem uma ideia, nós aprovamos aqui no Senado, da autoria da nossa Senadora Nilda, o Fundo de Amparo às Crianças Órfãs e a Política Nacional de Amparo ao Órfão. Paraíba é Paraíba! Nós temos Prefeitos na Paraíba com o coração na assistência social, nos raros, nas crianças.

    Então, eu precisava, além de fazer uma homenagem à família AME, fazer esse registro de que o Senado está agora debruçado, cada vez de uma forma muito especial, sobre o tema. Vocês não estão sozinhos. Eu precisava fazer uma homenagem à Paraíba, à família AME da Paraíba, à comunidade AME da Paraíba.

    Que Deus abençoe vocês!

    Obrigada por estarem nos ajudando. Quando vocês nos ajudam, nós chegamos lá nos rincões: nós chegamos, por exemplo, Senador, na Ilha do Marajó...

(Soa a campainha.)

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) – ... no arquipélago do Marajó. Quando eu ouvi Diego falar de Londrina, aquela cidade rica, eu pensei em Afuá e em Portel, no Marajó, e eu pensei, Ministério da Saúde, nas comunidades indígenas. Onde estão as crianças indígenas com AME? Eu não queria dar essa resposta para vocês, mas vocês podem imaginar o que acontece com uma criança indígena com AME em algumas comunidades do Brasil.

    Família Ame, que Deus abençoe vocês! O Senado Federal está aqui.

    Senador Veneziano, parabéns por esta iniciativa!

    Prefeito Bruno e todos os demais, que Deus abençoe vocês!

    E nossa campeã – você está cada vez mais linda! –, que Deus a abençoe!

    Muito obrigada. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2023 - Página 28