Discurso durante a 19ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a diminuição da insegurança alimentar no Brasil. Congratulações ao Presidente Lula e ao Ministro do Desenvolvimento Social, Sr. Wellington Dias, pelo feito.

Autor
Jussara Lima (PSD - Partido Social Democrático/PI)
Nome completo: Antônia Jussara Gomes Alves Sousa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Desenvolvimento Social e Combate à Fome:
  • Satisfação com a diminuição da insegurança alimentar no Brasil. Congratulações ao Presidente Lula e ao Ministro do Desenvolvimento Social, Sr. Wellington Dias, pelo feito.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/2024 - Página 18
Assunto
Política Social > Proteção Social > Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ATUAÇÃO, WELLINGTON DIAS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO E ASSISTENCIA SOCIAL, FAMILIA E COMBATE A FOME, GOVERNO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, Programa Bolsa Família (2023), PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA (PMCMV), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), REDUÇÃO, FOME, INSEGURANÇA ALIMENTAR.

    A SRA. JUSSARA LIMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - PI. Para discursar.) – Exmo. Sr. Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, Sras. Senadoras e Srs. Senadores, trago hoje uma notícia que mostra que o Brasil, no Governo do Presidente Lula, junto com a equipe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, liderada pelo ministro Wellington Dias, voltou ao caminho correto: a insegurança alimentar no Brasil caiu 30% em 2023 e 13 milhões de brasileiros saíram do Mapa da Fome.

    Estudo do Instituto Fome Zero mostra que 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil e 20 milhões de pessoas deixaram de sofrer de insegurança alimentar moderada em 2023. Isso representa uma redução de 30% da insegurança alimentar total (grave + moderada) no país.

    O estudo foi encomendado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e mostra o impacto do aumento do salário mínimo e dos repasses do Programa Bolsa Família sobre a população brasileira no primeiro ano do Governo Lula, comparando pelo PNAD do primeiro trimestre de 2022 com os do último trimestre de 2023.

    O resultado mostrou uma diminuição de 20 milhões de pessoas que sofriam de insegurança alimentar grave ou moderada e uma redução de 8 milhões no número de pessoas com insegurança alimentar grave em apenas um ano de Governo Lula.

    Volto a destacar: isso representa uma redução da insegurança alimentar no Brasil de 30%. Saímos de 33 milhões de pessoas no Mapa da Fome em 2022 para 20 milhões em 2023.

    Quero parabenizar o Ministro Wellington Dias, que batalhou muito no último ano e mostrou ser fundamental todo o trabalho de reconstrução das políticas públicas de governo que tiram as pessoas da pobreza.

    A volta do Bolsa Família, o Cadastro Único qualificado, o Programa de Aquisição de Alimentos incentivando a agricultura familiar, o Minha Casa, Minha Vida, são várias ações de governo que, somadas, permitiram que chegássemos a esse belíssimo resultado.

    E vamos fazer mais!

    Embora ainda haja um longo caminho pela frente, o acerto das medidas de aumento do valor do salário mínimo e dos repasses do Bolsa Família, a redução da inflação dos alimentos, tudo isso demonstra que estamos no caminho certo para retirar novamente o Brasil do Mapa da Fome.

    Comemoro com vocês essa notícia tão boa para o nosso Brasil e destaco que a retomada do Programa Bolsa Família foi fundamental para que esses resultados fossem alcançados. O Bolsa Família não é só transferência de renda, é uma política de vida.

    Deixo aqui o meu abraço a todos vocês.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/2024 - Página 18