Pronunciamento de Ireneu Orth em 10/04/2024
Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Discurso de posse de S. Exa.
- Autor
- Ireneu Orth (PP - Progressistas/RS)
- Nome completo: Ireneu Orth
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Atividade Política:
- Discurso de posse de S. Exa.
- Aparteantes
- Damares Alves, Dr. Hiran, Eduardo Girão, Jorge Seif, Magno Malta, Rogerio Marinho, Zequinha Marinho.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/04/2024 - Página 22
- Assunto
- Outros > Atividade Política
- Indexação
-
- DISCURSO, POSSE, ORADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO PROGRESSISTA (PP), REPRESENTAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), SUPLENTE, LUIS CARLOS HEINZE, COMENTARIO, HISTORIA, VIDA PUBLICA.
O SR. IRENEU ORTH (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS. Para discursar.) – Sr. Presidente Rodrigo Pacheco, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, servidores desta Casa, senhoras, senhores, e todos que nos assistem pela TV Senado, é com imenso respeito e humildade que, na condição de primeiro suplente do Senador Luis Carlos Heinze, assumo hoje o cargo de Senador da República.
Neste momento tão solene, não posso deixar de expressar meus agradecimentos à minha família, a verdadeira âncora da minha vida. À minha esposa, Vera Lúcia, que está aqui, companheira incansável de mais de 50 anos; ao meu filho Douglas, fonte de orgulho e determinação, e à minha nora, Marcia; à minha filha, Aline e ao seu esposo, Tiago; à força e luz que iluminam cada passo que dou; e, de uma maneira muito especial, à nossa Janaína, Vera, que nos deixou tão cedo, mas cujo espírito e alegria permanecem vivos em cada um de nós, inspirando-nos todos os dias a sermos melhores.
Estendo esse agradecimento aos meus netos e netas – minha neta Ana Luiza e meu neto Lucas Francisco, que estão aqui; Alice e Luigi, meus netos, que estão em Porto Alegre, promessas de um futuro brilhante e cheio de esperanças. Agradeço, aqui, a presença do Chefe de Gabinete do Prefeito Osvaldo Henrich, da minha cidade, o Sr. Elias Goulart, que está aqui conosco.
Registro a minha profunda admiração e respeito pelo trabalho incansável do Senador Luis Carlos Heinze, cuja trajetória é um verdadeiro exemplo de dedicação ao serviço público e ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do nosso país.
Desde os primeiros passos como Prefeito de São Borja, gestão em que fomos colegas, passando por cinco mandatos consecutivos como Deputado Federal, até alcançar a notável conquista de ser o Senador mais votado do Rio Grande do Sul, no pleito de 2018, o Senador Heinze demonstra uma vocação inabalável pelo progresso, pelo bem-estar dos gaúchos e de todos os brasileiros. Sua atuação sempre foi pautada pela busca incansável de melhorias na área rural, de infraestrutura, saúde, pilares essenciais para o crescimento sustentável da nossa nação. A atividade do Senador Heinze é marcante não apenas pelo seu volume de trabalho, mas pela qualidade e pelo impacto de suas iniciativas. Como grande defensor do setor rural, tem sido um pilar para a agricultura do Rio Grande do Sul e brasileira, lutando por políticas que fortalecem a produção de alimentos no nosso país. Além disso, sua atenção em questões de infraestrutura tem garantido importantes investimentos para melhorar as condições de vida dos cidadãos gaúchos e brasileiros, mostrando seu comprometimento com um Brasil mais conectado e desenvolvido.
Nossa amizade perdura por mais de 30 anos. É um testemunho da consciência e da integridade dos seus ideais. Juntos compartilhamos muitas jornadas, sonhos e desafios. É uma honra e uma grande responsabilidade seguir seus passos, mesmo que temporariamente, nesta Casa.
Quanto a mim, Ireneu Orth, trago na bagagem a experiência acumulada não só como produtor rural e empresário na área de transportes, mas também como contabilista, com formação em ciências políticas e econômicas. Meu compromisso com o cooperativismo e com o municipalismo, princípios que herdei do meu pai, o saudoso Bruno Orth, fundador e primeiro Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapera, guiará cada uma das minhas ações no Senado.
Tive a honra de ser um dos fundadores do cooperativismo de crédito na minha cidade e na minha região, no Sicredi, e de ser diretor, por 15 anos, de uma cooperativa de produção. Também fui um dos fundadores e o primeiro Presidente do Sindicato Rural de Tapera e Selbach, ligado à Farsul. Minha gestão como Prefeito de Tapera, por 18 anos, quatro mandatos, foi marcada por uma visão inovadora, sempre buscando atender as necessidades da comunidade taperense.
Implementamos projetos de grande impacto na educação, na saúde, na cultura, no esporte e em infraestrutura, promovendo o desenvolvimento econômico-social da nossa cidade.
Naquele período, também presidi, por quatro mandatos, a Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja), o Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja), por dois mandatos, e fui Presidente da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos Municipais, assim como Vice-Presidente do Conaci, que é o consórcio nacional.
Essa experiência toda me ensinou a importância do diálogo, da gestão participativa, valores que carrego comigo e que aplicarei durante meu período aqui, no Senado Federal.
Como Presidente e um dos fundadores da Aprosoja Rio Grande do Sul, além de Diretor da Aprosoja Brasil, tenho plena consciência da importância do setor agrícola para a economia do nosso país, especialmente para o Rio Grande do Sul.
Meu mandato, embora breve, será dedicado a continuar e ampliar os esforços do Senador Heinze em favor do setor rural, sem descuidar das necessidades cruciais de infraestrutura e saúde que tanto afetam a qualidade de vida da nossa população.
Durante os próximos 121 dias, aqui, no Senado Federal, comprometo-me a manter e honrar o grande e importante trabalho realizado pelo Senador Heinze. Esse será um período de muita responsabilidade, de desafios, mas também de grandes oportunidades, oportunidades para reafirmarmos nosso compromisso com o desenvolvimento do Brasil, com a justiça social e com a construção de um futuro melhor para todos.
A profundidade e abrangência do trabalho do Senador Heinze, no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil, são um legado de valor inestimável. Sua dedicação às causas sociais, ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento da economia local são marcas de sua trajetória política construída com zelo, inteligência e com profundo amor ao nosso país.
Nesse espírito de serviço e comprometimento, darei continuidade aos projetos em andamento, garantindo que as iniciativas do Senador Heinze recebam a atenção e o impulso necessários para que sigam beneficiando nossa população. Meu compromisso é com a continuidade e a ampliação desse legado, honrando a confiança que foi depositada em mim e nos princípios que compartilhamos.
No setor agrícola, buscarei fortalecer ainda mais nossas políticas de apoio aos produtores rurais, aos agricultores, focando na sustentabilidade e na inovação tecnológica para que o Rio Grande do Sul e o Brasil continuem sendo referências na produção agrícola mundial.
Na infraestrutura, darei continuidade ao trabalho pela melhoria das condições de nossas estradas, pontes, ferrovias, hidrovias e o nosso importante e necessário segundo porto que será construído no litoral gaúcho, no Município de Arroio do Sal.
A saúde pública, um dos pilares da atuação do Senador Heinze, também será uma das minhas prioridades. A pandemia da covid-19 nos mostrou a importância de um sistema de saúde robusto e acessível a todos. Dessa forma, darei especial atenção à ampliação do acesso aos serviços de saúde, ao fortalecimento do SUS e à valorização dos profissionais da saúde, que são verdadeiros heróis do nosso país.
Nesse período, quero também reforçar o diálogo com as Lideranças locais e nacionais, buscando sempre caminhos que conduzam ao crescimento econômico, à justiça social e ao desenvolvimento.
O municipalismo, prática que tanto defendi como Prefeito, será a base da minha atuação, pois acredito que é nos municípios que as políticas públicas se concretizam, formando e transformando a vida das pessoas.
Finalmente, reitero meu compromisso de trabalhar com dedicação, transparência e diálogo aberto com todos os setores da sociedade; de lutar pela democracia e pela liberdade de expressão, tão comentada e tão difícil, nos últimos tempos, no nosso país. Estou ciente dos desafios que enfrentaremos, mas também das imensas possibilidades que podemos construir juntos.
Inspirado pela trajetória do Senador Heinze e com o apoio de cada uma das Sras. Senadoras e de cada um dos Srs. Senadores, e também com o povo gaúcho, estou confiante de que podemos avançar na construção de um país mais justo, mais próspero e mais fraterno.
Agradeço, mais uma vez, pela confiança, pela oportunidade e pelo desafio. Quero agradecer também a presença de todos os meus amigos que estão aqui, alguns que vieram do Rio Grande, que estão prestigiando este ato.
Aos Deputados Federais do meu estado – especialmente os do meu estado –, que estão aqui a nos prestigiar, ao pessoal do meu partido, o Partido Progressista, especialmente ao Presidente Ciro Nogueira, que me trouxe até aqui, a minha saudação, o meu agradecimento. Tenho a convicção de que estarei junto com essa equipe. Juntos faremos a diferença!
Muito obrigado a todos.
O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Senador Ireneu, um aparte, se possível.
O SR. IRENEU ORTH (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS. Fora do microfone.) – Pois não.
O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Para apartear.) – Queria cumprimentá-lo, desejar-lhe boas-vindas à Casa revisora da República, pelo seu histórico, dedicado à gestão, dedicado ao serviço público; por uma história como Prefeito, como Deputado, como uma pessoa que é muito querida no seu estado – eu tenho amigos lá no Rio Grande do Sul.
O senhor está vindo assumir uma cadeira muito importante do seu estado e de um grande colega nosso, o Senador Heinze, que é um irmão muito corajoso, também, em defesa do que o senhor falou aí: da vida, da família, da liberdade de expressão, que hoje está muito ameaçada em nosso país; o mundo inteiro está olhando para o nosso país, e olhando para esta Casa, em que o senhor está, agora, assumindo um mandato, pedindo – principalmente os brasileiros – que...
(Soa a campainha.)
O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... o Senado tenha uma postura aliada ao povo brasileiro, e não a censores da República.
Então, seja muito bem-vindo e vamos juntos trabalhar pelo Brasil, trabalhar pela liberdade.
Muita paz.
O Sr. Jorge Seif (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – Senador Ireneu...
A Sra. Damares Alves (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) – Senador Ireneu...
O Sr. Jorge Seif (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – Primeiro as damas.
A Sra. Damares Alves (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para apartear.) – Claro...
Quero desejar boas-vindas a esta Casa. A sua família linda já fui ali cumprimentar. E quero desejar boas-vindas em nome da Bancada Feminina.
Nós temos mulheres aguerridas aqui; grude nesta Bancada. Vamos juntos proteger mulheres no Brasil, proteger as crianças. Seja bem-vindo! Que Deus abençoe o senhor no período em que o senhor vai estar aqui conosco! É uma alegria te receber aqui! Já estive com o senhor ontem, já começamos a trabalhar juntos ontem.
Seja muito bem-vindo! Que seja um momento muito especial para a sua vida, para esta Casa e para o Brasil.
O SR. IRENEU ORTH (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS) – Muito obrigado.
O Sr. Jorge Seif (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Para apartear.) – Senador Ireneu, se o senhor me permitir um aparte... Eu quero dizer para o senhor que o nosso querido amigo Luis Carlos Heinze é um homem que representa os valores dos gaúchos, dos catarinenses, é um homem que luta pelo agro, pela propriedade privada, pelos valores tradicionais do nosso Brasil, do nosso Sul, é um homem de garra, um homem de luta, um homem com quem sempre fizemos muitas dobradinhas aqui, no Senado Federal.
O senhor tem uma grande responsabilidade de substituir aquele grande gaúcho, e eu quero lhe dar boas-vindas. Conte conosco. Estamos juntos na mesma batalha, pelo Brasil, com os demais Senadores que aqui estão. E conte com o Senador Jorge Seif, de Santa Catarina, nas nossas pautas.
Muito obrigado.
O SR. IRENEU ORTH (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS. Fora do microfone.) – Obrigado.
O Sr. Magno Malta (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Para apartear.) – Senador Ireneu, me conceda um aparte.
Aqui, Senador Magno Malta.
O Rio Grande do Sul, um dia, tirou do Brasil o privilégio de manter nesta Casa Pedro Simon.
V. Exa. está do lado da tribuna de onde Pedro Simon se despediu. E foi quase um dia inteiro de sessão, porque todos os Senadores se assentaram aqui para falar com Pedro, sobre Pedro, sentir a despedida de Pedro – e o Brasil sentiu.
V. Exa. vem para substituir alguém da estatura de Heinze, até a estatura física. Mas a estatura moral, as bandeiras que o Heinze defende, as defesas pelas quais ele milita, da vida, dos valores e princípios, são as mesmas que as suas.
E me lembro que, no dia da despedida de Pedro Simon, aqui, eu fui o último a falar. Eu disse: "Senador Pedro, o seu estado o tirou de nós, tirou o senhor do Brasil".
E todo mundo que aqui deu depoimento disse: "O senhor sempre foi um exemplo para mim".
Alguns dizem que Heinze também é um exemplo.
E eu disse a Pedro Simon: "O senhor não é exemplo de nada, o senhor não é exemplo de nada para ninguém, nunca foi nem será". A família dele olhou para trás e os Senadores também. Eu disse: "Porque minha mãe me ensinou, quando criança, que os maus servem de exemplo, os bons servem para ser copiados".
O senhor é um homem a ser copiado. A Bíblia fala de homens dos quais o mundo não era digno. E eu me referi a Pedro Simon como um dos homens dos quais o mundo não é digno.
V. Exa. vem substituir um homem que também não é exemplo de nada. O Heinze é um homem a ser copiado. E tenho certeza de que V. Exa., com as bandeiras que defende, de vida... A sua luta de vida contra o aborto, contra as drogas, a sua luta em favor da liberdade, das pautas que nós defendemos...
Seja bem-vindo a este exército!
Nós o abraçamos e temos certeza de que o Brasil aplaude e agradece pela sua presença neste Plenário neste dia.
Bem-vindo.
O SR. IRENEU ORTH (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS) – Obrigado. Muito obrigado.
O Sr. Zequinha Marinho (Bloco Parlamentar Independência/PODEMOS - PA. Para apartear.) – Senador Ireneu, por favor, um aparte também.
Sou o Senador Zequinha Marinho, do Podemos, do Estado do Pará. Lá o calor, na sombra, é de 37 graus.
Somos da Frente Parlamentar da Agropecuária, em que o Heinze era membro, que trabalha, que luta e que fez história, e eu trago aqui uma pasta para V. Exa., com o termo de adesão à FPA, correto? Até a nossa caneta timbrada, bonitinha, para que V. Exa. possa, a partir de daqui a pouco... Eu vou ficar ali, para colher a assinatura de V. Exa., porque nós não podemos ficar desfalcados, ainda mais de um quadro como o Heinze era aqui – ele é meu colega desde a Câmara Federal, e moramos vizinhos no mesmo prédio, ali na 309.
Então, seja muito bem-vindo.
Toda vez que olhar V. Exa., estarei olhando para um colega muito estimado, muito dedicado, muito competente, muito paciente com as causas, mas extremamente lutador.
Seja bem-vindo à Casa e à FPA.
Muito obrigado.
O SR. IRENEU ORTH (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS) – Está o.k.
O Sr. Rogerio Marinho (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN. Para apartear.) – Senador Ireneu, um aparte, por gentileza.
Bom, Senador Ireneu, primeiro seja muito bem-vindo à Casa da Federação. Os estados de todo o Brasil aqui estão representados em paridade. Eu, que sou do Rio Grande do Norte, V. Exa., que é do Rio Grande do Sul – são os extremos que se tocam, abraçando o país, na nossa integralidade, na nossa nacionalidade, neste espírito que sempre fez com que o Brasil fosse este país diferente que ele é.
E falo isso como uma introdução ao fato de que o senhor chega a esta Casa num momento – que eu diria – de muitos desafios para todos nós, que aqui estamos, e para a sociedade brasileira, que nos cobra atitudes, que nos cobra mudança de postura, num mundo polarizado, onde o diálogo, onde as aberturas para que as verdades sejam colocadas, para que o debate seja posto, estão cada vez mais estreitos.
Eu não tenho dúvida de que você está chegando aqui para somar, para contribuir, e essa foi a tônica da sua palavra. V. Exa. falou em liberdade...
O SR. IRENEU ORTH (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS) – Exatamente.
O Sr. Rogerio Marinho (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN) – ... que é um valor e um conceito universal, transcende e ultrapassa as barreiras geográficas do nosso país e leva em consideração a nossa formação como cultura e como civilização.
Nós somos – você e eu – produto desse processo histórico que gestou este país, que acolheu tantos povos, de diferentes lugares do mundo, e que aqui fizeram um só povo, um só país, em que, infelizmente, nos últimos anos – talvez por cálculo, talvez por política –, há uma vontade de nos dividir, de nos separar, como se fôssemos brasileiros diferentes.
Nós podemos até ter visões diferentes do mundo, que são louváveis e respeitáveis, mas o que nos anima, o que nos integra, o que nos une é o amor ao país.
Eu não tenho dúvida de que V. Exa. vai ser uma voz valorosa nessa trincheira daqueles que defendem a liberdade, a democracia, o diálogo, o debate, neste momento de busca sôfrega que o país faz, buscando o que todos nós almejamos, um pais mais democrático, mais aberto, mais fraterno.
Seja bem-vindo ao Senado da República. V. Exa., com certeza, vai fazer a sua parte aqui.
O SR. IRENEU ORTH (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS) – Muito bem. Muito obrigado.
O Sr. Dr. Hiran (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR. Para apartear.) – Senador Irineu, permita-me um aparte.
Sou seu colega progressista, sou o Senador Hiran Gonçalves e sou do outro extremo do Brasil, sou lá de Roraima, mas tenho profundo respeito e admiração pela história de V. Exa. e, muito mais do que isso, uma amizade profunda com o Senador Heinze, com quem comecei a conviver ainda na Câmara dos Deputados. E digo a V. Exa. que sua responsabilidade é muito grande de substituir aqui um homem muito firme, um excelente caráter, um grande amigo, que nos honrou muito tanto lá na Câmara quanto aqui no Senado da República.
Desejo a V. Exa., que tem essa responsabilidade de defender o agronegócio, a agricultura familiar deste país, e nós, lá de Roraima, temos esse perfil. Aliás, eu lhe mando aqui saudações do nosso Governador Antonio Denarium, que também é um homem do campo, progressista como nós.
Desejo a V. Exa. um mandato extremamente profícuo, e certamente será, aqui no Senado da República.
Que Deus o abençoe e seja muito bem-vindo.
Muito obrigado.
O SR. IRENEU ORTH (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS) – Obrigado.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Muito obrigado, Senador Irineu Orth.
Para concluir.
O SR. IRENEU ORTH (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS) – Apenas quero agradecer a todos que me desejaram sucesso e dizer que vou fazer todo esforço possível para defender e levantar as bandeiras que eu aqui citei.
Muito obrigado a todos.