Pronunciamento de Rosana Martinelli em 12/06/2024
Discurso durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Discurso de posse de S. Exa.
- Autor
- Rosana Martinelli (PL - Partido Liberal/MT)
- Nome completo: Rosana Tereza Martinelli
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Atividade Política:
- Discurso de posse de S. Exa.
- Aparteantes
- Eduardo Girão, Esperidião Amin, Flávio Bolsonaro, Jorge Seif, Marcos Rogério, Margareth Buzetti, Rogerio Marinho, Tereza Cristina.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/06/2024 - Página 44
- Assunto
- Outros > Atividade Política
- Indexação
-
- DISCURSO, POSSE, SENADOR, MULHER, EXPERIENCIA, ADMINISTRADOR, EX-PREFEITO, SINOP (MT), IMPORTANCIA, AGRONEGOCIO, COMBATE, FEMINICIDIO.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Para discursar.) – Muito obrigada, Presidente.
Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, caros espectadores da TV Senado, boa tarde.
É com o coração cheio de gratidão e responsabilidade que eu assumo o mandato de Senadora da República.
Agradeço a Deus por me conceder saúde e força.
Meus sinceros agradecimentos ao Senador titular Wellington Fagundes, do PL, e, de quem eu tenho o maior orgulho, ao Presidente Valdemar, que muito nos honra aqui com a sua presença. A minha gratidão pelo companheirismo de sempre e o apoio, Presidente. Sinto-me muito feliz e honrada por tê-lo aqui, que é do partido ao qual eu tenho a honra de pertencer, o PL. Sua liderança, Senador Wellington Fagundes, e a dedicação a favor de Mato Grosso e do Brasil, por décadas, têm sido inspiração para todos nós.
Agradeço ainda, Presidente, ao Senador Mauro Carvalho pela oportunidade de eu estar aqui. Não posso deixar de me lembrar, com saudade, do meu marido Osmar, que nos deixou em 2021. Ele, que foi Vereador e que me inspirou a continuar na carreira política, Osmar Messias Martinelli, nos deixou, mas guia meus passos e inspira a minha luta.
Agradeço o apoio e o amor da minha família, especialmente do meu filho Osmar (Manifestação de emoção.), que está presente, com quem divido o meu entusiasmo pela vida e a confiança em dias melhores.
Mas, afinal, quem é Rosana Martinelli? Uma mulher forte, que chora também, viu, Presidente? (Manifestação de emoção.) Mas é uma guerreira que representa Sinop e o Nortão do Estado de Mato Grosso. Sou filha de pioneiros que foram para o Mato Grosso, na década de 70, que vieram do Sul do Brasil e ajudaram a colonizar a nossa terra, da qual eu sinto orgulho, o Nortão do Mato Grosso.
Eu me formei, profissionalmente, como administradora. Tive a honra de ser Prefeita, depois de ganhar experiência como Vice-Prefeita e Secretária municipal de Indústria e Comércio.
Sinop, a minha cidade, de que eu tenho o maior orgulho, a minha gratidão por todos que confiaram e por eu estar aqui também. Ela é uma cidade que se destaca, no país e no mundo, por sua eficiência, na produção e no campo, e contribui para fazer de Mato Grosso um campeão nacional de grãos e de carne.
Temos um potencial incrível de alcançar o patamar de ser líder mundial da produção de alimentos e referência na produção de etanol de milho. Inclusive, foi na minha gestão de Prefeita que trouxemos a maior empresa de etanol do Brasil e do mundo, que está sediada em Sinop, tanto que colocamos Sinop como a quinta cidade melhor para se investir no Brasil, motivo de muito orgulho. Por isso, tenho muito a agradecer a Sinop e a Mato Grosso e chego aqui, nesta Casa, com o compromisso de me dedicar, ainda mais, aos grandes projetos do meu estado e do país.
Quero saudar a todos os Prefeitos de Mato Grosso, na pessoa do atual Prefeito Roberto Dorner, juntamente com a Primeira-Dama, Scheila Pedroso, que está nos prestigiando, aqui no Plenário. Também registro a presença dos Vereadores do PL Moisés, Toninho e Dilmair, que representam os Vereadores do Estado de Mato Grosso e que são do meu partido. Nas suas pessoas, cumprimento a todos.
Agradeço também o apoio de todos os Deputados Estaduais e Federais do meu estado. Teremos uma bancada ainda mais forte.
Ao assumir este mandato, reafirmo o meu compromisso com a defesa da vida e da família, que é o nosso pilar fundamental, e também com a defesa da propriedade. Sou terminantemente radical contra a invasão de propriedade! (Palmas.) Acredito que ela é essencial para garantir a liberdade e o desenvolvimento econômico.
O agronegócio é o pequeno, o médio e o grande produtor, um setor que impulsiona a economia brasileira. Temos muitos desafios a serem solucionados, como a moratória da soja, que não pode, de maneira nenhuma... Nós temos que resolvê-la, e esta Casa eu tenho certeza de que pode ajudar, assim como na demarcação das terras indígenas como marco temporal. Saibam que vocês terão o meu apoio incondicional a essas bandeiras. É por isso que vejo como fundamental o investimento do poder público na duplicação da BR-163, que liga Sinop ao Porto de Miritituba, Presidente, no Pará, como também que temos que destravar a Ferrogrão, obras indispensáveis ao progresso econômico da região e do nosso país.
Registro e elogio aqui a decisão do Governador Mauro Mendes, com a parceria do seu Vice, Otaviano Pivetta, de assumir a duplicação da BR-163 no trecho Cuiabá-Sinop, que já está em obras.
Este mandato será também um espaço de combate ao feminicídio, porque precisamos de políticas eficazes para proteger nossas mulheres e garantir que todas possam viver sem medo.
Reforço o meu compromisso com a defesa das políticas sociais que promovam justiça e igualdade e educação de qualidade. Todos conhecem o meu esforço quando Prefeita em favor da educação e os resultados tão positivos que tivemos em Sinop. Inclusive, vou me empenhar na luta pela descentralização, que é uma bandeira que o Senador Wellington Fagundes iniciou, e vou dar continuidade à implantação da Universidade do Nortão.
E, quanto à saúde, lutarei por um sistema público eficiente e acessível, onde todos possam receber atendimento de qualidade.
Finalizo minha fala elogiando a postura do Presidente Pacheco, a quem eu agradeço pela coragem e pelo dinamismo, que são para poucos, já que o senhor, ontem, devolveu a MP do fim do mundo. Muito me orgulho de estar aqui hoje, foi um presente que recebi do Senador Wellington Fagundes estar nesta Casa hoje, quando e onde já não está mais essa medida, que só vai prejudicar imensamente todos nós.
Este Governo Federal só tem encontrado brechas e oportunismo para tirar do agro, da indústria, do comércio, do setor de base florestal e dos cidadãos, que já tanto pagam impostos.
Parabéns, Presidente! Muito me orgulho de estar aqui hoje. Essa tomada de decisão sobre a medida provisória foi essencial para todos nós brasileiros. Eu sou a favor do agro, defendo o agro e me sinto honrada de minhas origens como produtora e filha de produtora rural desde o início da minha jornada.
O Sr. Rogerio Marinho (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN) – Eu pediria um aparte a V. Exa. É possível?
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Sim.
O Sr. Rogerio Marinho (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN. Para apartear.) – Bom, eu quero, primeiro, saudar a coragem que V. Exa. demonstra da tribuna dizendo claramente de que maneira vai se comportar aqui, no Plenário desta Casa, de uma forma nítida, transparente, cristalina, defendendo valores que são caros à sociedade brasileira.
V. Exa. vem de uma terra que nos orgulha a todos, porque é a nossa fronteira...
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – É verdade.
O Sr. Rogerio Marinho (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN) – ... é o nosso dinamismo, é onde o dínamo da economia faz com que o Brasil seja impulsionado. Assim é o Estado de Mato Grosso.
Sei que V. Exa. tem a enorme responsabilidade de substituir aqui, por estes quatro meses, o Senador Wellington, que é Líder do nosso bloco e que tem feito um trabalho de conciliação, de ponderação, mas de muita assertividade a favor de Mato Grosso e do Brasil. E eu não tenho dúvida de que V. Exa. não vai deixar descarrilhar o trem, pelo contrário.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Com certeza.
O Sr. Rogerio Marinho (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN) – E, quando a gente fala de trem, eu não tenho dúvida também de que V. Exa. vai se debruçar sobre problemas importantes da sua região e que são importantes para o Brasil, por exemplo, a questão da Ferrogrão.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Isso.
O Sr. Rogerio Marinho (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN) – E eu espero que, neste pouco tempo em que V. Exa. estiver aqui, mostre a intensidade da sua atuação e a marca desse debate profícuo para o Brasil.
V. Exa. inclusive chega num momento desafiador para o nosso país, desafiador porque nós estamos nos debruçando numa situação em que a nossa liberdade está em risco e sob ataque. E V. Exa. é um exemplo disso. V. Exa., como cidadã, como mãe, como mulher, como empresária, mas sobretudo como alguém que ama este país, em um determinado momento da sua história, ousou fazer uma crítica aos poderosos sem a aura ou sem o manto da inviolabilidade de um mandato parlamentar, e V. Exa. pode falar um pouco a respeito disso.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Sim.
O Sr. Rogerio Marinho (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN) – Até hoje tem o passaporte de V. Exa. retido de forma inexplicável. E se V. Exa., que é hoje Senadora da República, sofre esse tipo de violência por emitir uma opinião, imagine V. Exa. centenas e milhares de brasileiros que estão passando pelo mesmo problema.
Nós como Parlamento, como representantes do povo brasileiro, temos uma responsabilidade com aqueles que nos elegeram, sobretudo em honrar e servir à Constituição brasileira, que nos encobre, que nos abriga a todos.
Este momento é um momento que vai fazer com que cada um de nós, no futuro, seja julgado pelas suas ações ou omissões, todas elas – não tenho dúvida nenhuma – dentro da lei, dentro do bom senso, mas com assertividade, com coragem, com altivez, que – eu não tenho dúvida – V. Exa. não vai deixar de ostentar no período que passar aqui.
Então, seja muito bem-vinda ao nosso PL. Aqui está o Presidente Valdemar, que é o Presidente do nosso partido, que aqui veio, junto com Deputados Federais e com membros do nosso partido e de outros partidos que aqui estão, homenagear a sua chegada.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Obrigada.
O Sr. Rogerio Marinho (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN) – E quero dizer à senhora: bem-vinda ao Senado Federal e faça a diferença. (Palmas.)
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Muito obrigada.
Precisamos aqui trazer justiça para o setor do agro, que gera riqueza, que alimenta o Brasil e emprega tanto; então vamos e temos que caminhar com força e união. Que esse Governo respeite esta Casa e respeite todo o Congresso Nacional.
E Deus realmente me colocou aqui hoje como prova de que não podemos ter medo de lutar por aquilo que acreditamos, que é o direito à vida, à liberdade, que é o nosso bem mais precioso. Tive minhas contas bloqueadas, Presidente, e ainda continuo com meu passaporte retido, porque defendi e continuo defendendo a minha liberdade de expressão. Eu me solidarizo com todos aqueles que tiveram seus direitos violados e espero que esta Casa possa ajudar todos os patriotas que querem a liberdade, que lutaram pela liberdade, e muitos ainda estão impossibilitados de ter essa liberdade.
Então, eu quero aqui fazer a diferença e honrar a confiança de toda a população do Mato Grosso, principalmente da região de Sinop, mas de todo o Mato Grosso, especialmente na eleição em que eu tenho o prazer, o privilégio e a honra de estar como suplente de um homem tão honrado como o Senador Wellington Fagundes.
Que Deus nos proteja e nos guie nessa jornada!
Muito obrigada a todos. (Palmas.)
O Sr. Jorge Seif (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – Senadora, eu pediria um aparte.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Muito obrigado, Senadora Rosana Martinelli. Uma vez mais, em nome da Presidência, saúdo V. Exa. pela posse como Senadora da República e desejo-lhe muito boa sorte. Conte com a Presidência para o bom exercício do mandato de V. Exa.
Tem a palavra a Líder do Progressistas, Senadora Tereza Cristina.
A Sra. Tereza Cristina (Bloco Parlamentar Aliança/PP - MS. Para apartear.) – Senadora Rosana, é um prazer recebê-la aqui nesta Casa.
O nosso querido amigo Wellington Fagundes, que tanto trabalha e que traz tão bons frutos aqui a esta Casa, tem aí uma suplente substituindo-o. E a senhora chega aqui com um discurso... Eu até apontei aqui para o meu Presidente Pacheco: vou ter mais uma ruralista aqui para me ajudar. (Risos.)
Então, seja muito bem-vinda.
Eu vejo no seu discurso a força de uma mulher que vem do campo, que conhece o agro, que vem do Mato Grosso, esse estado que é meu irmão, porque eu nasci no Mato Grosso – quando eu nasci, minha carteira de identidade ainda foi de lá; depois, o estado foi dividido –, esse estado irmão tão pujante, que tem um agro forte, que tem gente forte. Então, seja muito bem-vinda aqui ao Senado Federal!
Eu espero que a gente possa cerrar fileiras para muitas das coisas que a senhora acabou de colocar aí, com muita garra, muita coragem, para que nós possamos trabalhar por este país, que é o nosso querido Brasil...
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – É verdade.
A Sra. Tereza Cristina (Bloco Parlamentar Aliança/PP - MS) – ... e pelos nossos estados do Centro-Oeste – o seu, o meu e outros –, que fazem tanta diferença na nossa economia.
Muito obrigada. Parabéns!
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Muito obrigada.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senadora Margareth Buzetti.
A Sra. Margareth Buzetti (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MT. Para apartear.) – Rosana, quero só dar-lhe as boas-vindas, em nome de toda a Bancada Feminina, e dizer que você vai nos orgulhar com certeza.
Lembrei-me de uma passagem, Presidente Pacheco, quando ela era Prefeita de Sinop, e nós, na pandemia...
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Verdade.
A Sra. Margareth Buzetti (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MT) – Como o meu setor não parou, que era o de transporte – fazia serviços para o transporte –, nós tínhamos que vacinar os motoristas de caminhões. Nós fizemos uma campanha, através da associação brasileira, e eu lembro que disse: "Rosana, vamos fazer em Sinop?". "Vamos." A gente fez em Cuiabá, fez em Rondonópolis... Quando fomos a Sinop, nós ficamos na beira da estrada, eu e ela, com uma equipe de enfermeiros, vacinando os motoristas de caminhão. Nós paramos mais de mil caminhões naquele dia. Então, essa é a força da mulher brasileira, que sempre vai nos orgulhar e nos representar.
Somos colegas, agora, no Senado e no nosso estado.
Muito obrigada.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Muito obrigada, Margareth.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senador Jorge Seif.
O Sr. Jorge Seif (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Para apartear.) – Sr. Presidente, eu quero, em nome de Santa Catarina, o único estado com nome de mulher na nossa nação, dar a ela as boas-vindas.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Fora do microfone.) – Aí você já pode falar por mim.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Muito obrigada.
O Sr. Jorge Seif (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – Estou falando pelo Esperidião Amin, com a autorização dele, Presidente.
A senhora é mulher, é mãe, é empresária, é ruralista, é do Mato Grosso – um estado que honra o agronegócio, o nosso Brasil –, então eu quero lhe dar as boas-vindas.
Que a senhora conte conosco, conte com as mulheres superpoderosas.
E hoje, segundo a Diretora-Geral do Senado, a Diretora Ilana, desde a fundação da República Federativa do Brasil, nós nunca tivemos uma quantidade tão grande de mulheres Senadoras. A senhora é a 16ª mulher que compõe este Senado Federal.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – É verdade.
O Sr. Jorge Seif (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – Seja muito bem-vinda! Deus a abençoe e conte conosco!
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Amém. Muito obrigada.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senador Flávio Bolsonaro.
O Sr. Flávio Bolsonaro (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ. Para apartear.) – Presidente, muito rapidamente, também, quero desejar as boas-vindas à Senadora Rosana Martinelli.
É uma grande honra para nós ter uma mulher da sua qualidade, da sua capacidade, da sua liderança, da sua coragem, dentro do nosso bloco, aqui no Senado Federal. Com todo o respeito, Senador Wellington, eu acho que nós não vamos sentir muita falta de V. Exa. (Risos.)
O senhor está muito bem representado aqui pela sua suplente, como também estava pelo outro suplente.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – O Mauro.
O Sr. Flávio Bolsonaro (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ) – Então, o Wellington, na verdade, deu um golpe nos suplentes, porque os suplentes são melhores do que ele.
Brincadeiras à parte – o Wellington é nosso Líder aqui também –, Senadora, seja muito bem-vinda.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Obrigada.
O Sr. Flávio Bolsonaro (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ) – Conte conosco!
E Deus sabe o que faz! A senhora vem...
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – É verdade.
O Sr. Flávio Bolsonaro (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ) – ... para cá em um momento em que as Casas estão discutindo anistia para esses patriotas, e ninguém melhor do que a senhora – porque tem lugar de fala, como gostam de dizer –, que está sentindo na pele...
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – É verdade.
O Sr. Flávio Bolsonaro (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ) – ... o que é ser perseguida por expressar aquilo que a senhora acredita... Então, além de tudo, a senhora, de verdade, representa aqueles patriotas que estão injustiçados – alguns tomando 17 anos de cadeia na cabeça porque quebraram uma vidraça. A gente sabe que nunca houve tentativa de golpe, e a senhora é a representação disso – uma pessoa democrata, que buscou o caminho de uma eleição para vir aqui, ao Congresso Nacional, representar tantos milhões de brasileiros, e está sendo investigada por tentativa de golpe ou algo que o valha.
Então, muito nos honra a sua presença neste momento. V. Exa. é muito bem-vinda. Contamos muito com a sua força e com a sua liderança.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Muito obrigada.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senador Marcos Rogério.
O Sr. Marcos Rogério (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RO. Para apartear.) – Sr. Presidente, eu também quero cumprimentar, com muita alegria, a Senadora Rosana Martinelli e dar a ela as boas-vindas ao Senado Federal.
V. Exa. chega e faz um discurso que nos deixa entusiasmados com sua presença aqui, pelo preparo, pelo desprendimento, pelos valores que V. Exa. já deixa consignados na fala inicial – a defesa de valores fundamentais, a pauta da vida, da liberdade, do direito de propriedade. V. Exa. chega com valores que se identificam com os valores da sociedade.
Seja bem-vinda ao Senado Federal.
V. Exa. vem também com uma marca, a marca da coragem: a coragem de enfrentar desafios e de não se curvar àqueles que, às vezes, se acham acima de todos. Quando V. Exa. expõe ao Plenário do Senado Federal a condição pessoal de V. Exa., que sofre constrangimentos até neste momento – veja V. Exa. –, investida na função de Senadora da República, e vem aqui a relatar que parte de seus direitos fundamentais estão afastados... Mas o caso de V. Exa. é o caso de muitos brasileiros e brasileiras, então a presença de V. Exa. no Plenário do Senado Federal, nas bancadas do Senado Federal é também uma referência para todos nós, Senadores da República, para olharmos para essa situação, e para aqueles que ainda não têm uma compreensão mais alargada terem a compreensão de que é preciso separar o joio do trigo.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Com certeza.
O Sr. Marcos Rogério (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RO) – Todos que me conhecem, na minha atuação aqui dentro, sabem que nunca fiz coro a falas extremistas, no sentido de absolver todos aqueles que praticaram atos... E muitos não praticaram atos democráticos; muitos praticaram atos atentatórios à democracia, cometeram crimes.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Com certeza.
O Sr. Marcos Rogério (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RO) – E é preciso separar aqueles que cometeram crimes daqueles que não cometeram, daqueles que exerceram o seu direito de liberdade, de se manifestar, que fizeram uso da Constituição Federal.
Então, a presença de V. Exa. aqui materializa mais do que o exercício parlamentar; materializa aqui, de forma eloquente, a necessidade que todos nós temos de refletir sobre a atual quadra vivida pelo Brasil.
Seja bem-vinda ao Senado Federal. Sua presença lança luz a um recorte da história do Brasil que nós precisamos revisitar para consertar o que precisa ser consertado.
Saúdo V. Exa., saúdo os convidados que aqui estão, os Prefeitos, Vereadores, aqui está o Presidente Valdemar Costa Neto, Presidente do nosso partido, o PL, Deputados Federais e tantos outros que vieram prestigiar sua posse.
E, por fim, quero deixar uma saudação muito especial ao Senador Wellington Fagundes, que traz ao Senado Federal uma suplente de estatura – e eu não vou aqui parafrasear o Senador Flávio Bolsonaro, para ele não sair para a missão que ele tem, de cuidar da saúde, das questões dele, numa condição de menoscabo. V. Exa., que é o nosso Líder do Bloco Vanguarda, traz ao Senado Federal, eleitos que foram na chapa, uma grande Senadora da República.
Parabéns a V. Exa. Parabéns ao Estado do Mato Grosso. Bem-vinda ao Senado Federal. (Palmas.)
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Muito obrigada. Obrigada.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senador Esperidião Amin.
O Sr. Esperidião Amin (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Para apartear.) – Presidente, serei muito breve, porque já me sinto representado pelas falas da nossa Líder Tereza Cristina e do catarinense por adoção, Jorge Seif.
Só quero dizer, a propósito do gesto que pratica o Senador Wellington Fagundes, que eu tenho certeza de que ele não vai fazer falta. (Risos.)
Não tenho nenhuma dúvida. Nem na sua cordialidade, nem na sua operosidade, competente que é, e todos nós sabemos disso.
O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Fora do microfone.) – Muito menos na beleza, não é Esperidião?
O Sr. Esperidião Amin (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – Agora, em vários aspectos, ele vai perder longe. (Risos.)
Inclusive na elegância.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Muito obrigada.
O Sr. Esperidião Amin (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – Eu fiquei muito tocado pela singularidade deste dia. É o dia do amor, Dia dos Namorados, dia do santo casamenteiro amanhã, mas também é um dia de grande determinação para todos nós. Este dia tem que marcar determinação.
E eu creio que o Senador Wellington Fagundes e o Estado do Mato Grosso nos propiciam a visão do que é a verdadeira fake, que se propaga e que serve para julgamentos no Brasil. Toca-me muito saber das sanções que lhe foram impostas, especialmente essa do passaporte. Eu não consigo vislumbrar na senhora alguém que possa ser enquadrado como alguém que conspira pela abolição do Estado democrático de direito.
Não consigo encaixar isso, como não consegui encaixar na CPMI de que participei. Eu, o Senador Marcos Rogério, Flávio e outros que participaram não conseguimos encaixar isso no nosso consciente. Então, espero que esse nosso convívio, nos próximos dias, sirva para lembrar que nenhum julgamento – feito por quem quer que seja, em qualquer instância que seja – que fira a verdade e busque amedrontar pode prosperar.
A senhora será a imagem dessa nossa determinação nesses dias da sua participação aqui.
Boa sorte.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Muito obrigada. Obrigada. Obrigada, Presidente. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senador Eduardo Girão.
O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Para apartear.) – Muitíssimo obrigado, Sr. Presidente. Eu queria dar aqui as boas-vindas à Senadora Rosana.
A minha irmã – eu disse para ela mais cedo, no almoço – chama-se Rosane. De cara, já gostei, por essa familiaridade com o nome, mas a sua história é uma história inspiradora; por isso eu agradeço ao meu Senador Wellington Fagundes por essa oportunidade que dá ao Brasil. Deus te usou como instrumento nessa sua decisão.
A sua vinda para cá, para mim, é um sinal de Deus. É um sinal claro, Presidente Rodrigo Pacheco, o senhor, que é cristão também, de que esta Casa recebe uma Senadora da República, hoje, – olha só – que foi violentada nos seus direitos como cidadã brasileira, como temos mais de 2 mil brasileiros. Como jornalistas, que foram embora do Brasil, a senhora está com o passaporte retido. Isso é uma violência! Isso é uma violência! A senhora está com as suas contas bancárias bloqueadas. Trabalhou a vida inteira. Tem cara de terrorista? Este é o Brasil de hoje.
A senhora... Eu faço uma pergunta, perdoe-me: a senhora teve também as suas redes sociais derrubadas?
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Não. Até o momento, não.
O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Então, completou a chave aqui dentro do Senado, porque nós tivemos um colega, Senador Marcos do Val, que até pouco tempo atrás – isso é uma vergonha internacional nesta Casa – estava com as suas redes sociais bloqueadas. Então, completou a chave.
Nós tivemos, nesta Casa, durante esse período sombrio, de trevas, Senadores que estavam com o passaporte retido...
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Contas bloqueadas.
O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... conta bloqueada – financeira –, também busca a apreensão aqui dentro, e a rede social bloqueada. Temos Senadores com essas características.
Então, Sr. Presidente, eu faço uma pergunta ao senhor: no caso da Senadora Rosana, agora, que ela chega à condição de Senadora, o que faz parte de uma trajetória, dentro do processo democrático, foi eleita, junto com o Senador Fagundes, com o Senador Mauro Carvalho, que fez um grande trabalho aqui – fica o meu abraço a ele –, ela vai continuar, como Senadora da República – é bom a gente saber isso –, também com o passaporte retido, coisa que só se via no nazismo? Ela vai continuar com a conta bancária bloqueada? Essa é a pergunta.
Senador Rodrigo Pacheco, eu lhe peço, eu apelo, mais uma vez.
(Soa a campainha.)
O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Tem muita injustiça acontecendo com o brasileiro.
O Senador Flávio Bolsonaro, aqui, passou pano para o Ministro Alexandre de Moraes pouco tempo atrás, aliviou, porque falou que tinha gente que, porque quebrou vidraça... E está errado. Tem que ser punido quem quebrou vidraça, quem depredou tem que ser punido dentro da lei. Mas o senhor falou que pegou 12 anos, 17 anos, quem quebrou vidraça. O senhor está errado. Tem gente que pegou 17 anos e estava a 4km daqui, não chegou nem perto daqui; estava na grama, estava no Mané Garrincha.
Então, Sr. Presidente, eu lhe faço esse questionamento, se o senhor puder me responder se a nossa colega, que vai conviver conosco, vai ter também esse procedimento que outros brasileiros... O senhor poderia nos ajudar para que exista uma anistia. Basta isso! Pacificação neste país! Que a gente possa ter paz neste Brasil a partir de uma atitude desta Casa revisora da República.
Muito obrigado.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Obrigada.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Obrigado, Senador Eduardo Girão.
De fato, eu não conheço a situação jurídica da Senadora Rosana Martinelli, mas fico à disposição para conhecê-la, considerando tratar-se agora de uma colega Senadora. Obviamente a defenderemos, defenderemos suas prerrogativas enquanto Parlamentar.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Muito obrigada.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senadora Rosana, para concluir.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Quero, novamente, agradecer a presença de todos vocês, por estarem aqui num dia tão especial da minha vida, em que estou aqui assumindo como Senadora da República. Estou imensamente feliz e honrada de estar nessa bancada de Senadores, principalmente do nosso estado, a Margareth, o nosso Senador Jayme Campos. Estou feliz e honrada de estar fazendo história com a maior Bancada Feminina no Senado brasileiro.
A minha gratidão a todos vocês que vieram de tão longe, da nossa cidade, de Sinop, do Nortão. Muito obrigada. Obrigada novamente ao meu filho, à minha família, ao meu sobrinho Junior, aos meus irmãos, Juarez, Elizabete, Bernadete e Jaime, que fazem parte da minha vida. A minha gratidão a toda a minha família novamente. É um privilégio estar aqui com vocês todos. Muito me honra.
Eu fiquei muito feliz com a sua presença, Valdemar. A minha gratidão a você, juntamente com a nossa Senadora. Eu tive o privilégio de recebê-la, em Sinop, quando ela foi, como Ministra. Eu a recebi porque eu estava como Prefeita.
Muito obrigada. Contem comigo para as pautas sociais, de justiça, de direito e de liberdade.
Muito obrigada. (Palmas.)
Obrigada, Presidente. Estou muito feliz, honrada e orgulhosa de ter o senhor como Presidente.