Pronunciamento de Dra. Eudócia em 27/03/2025
Discurso durante a 14ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, premiação que, instituída pela Resolução nº 2, de 2001, é destinada a agraciar pessoas que no país tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero.
- Autor
- Dra. Eudócia (PL - Partido Liberal/AL)
- Nome completo: Eudocia Maria Holanda de Araujo Caldas
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Mulheres:
- Sessão Especial destinada a entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, premiação que, instituída pela Resolução nº 2, de 2001, é destinada a agraciar pessoas que no país tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/03/2025 - Página 32
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ENTREGA, DIPLOMA, MULHER, CIDADÃO, BERTHA LUTZ, CONTRIBUIÇÃO, LUTA, DIREITO, MINISTERIO DAS MULHERES IGUALDADE RACIAL DA JUVENTUDE E DOS DIREITO HUMANOS, IGUALDADE, GENERO.
A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL. Para discursar.) – Bom dia a todas aqui presentes.
Quero cumprimentar a nossa querida Senadora Leila Barros, Presidente da Mesa, e na sua pessoa, nossa Líder, cumprimentar todas as colegas aqui presentes e também os colegas Senadores.
E quero cumprimentar, em especial, cada homenageada aqui presente, na pessoa da minha amiga, Dra. Elisa de Carvalho, a qual está aqui presente conosco. Eu tive a maior honra de poder convidá-la para receber esse prêmio tão importante aqui do Senado Federal.
É com grande honra e profunda admiração que participo desta cerimônia de entrega do Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, uma das mais importantes homenagens prestadas pelo Senado Federal a mulheres que se destacam na defesa dos direitos femininos e na promoção da igualdade de gênero.
Este diploma leva o nome de Bertha Lutz, a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras. Cientista, advogada e ativista, Bertha foi a grande líder da luta pelo direito do voto feminino, conquistado em 1932. Como Deputada Federal, dedicou-se às causas fundamentais para a igualdade de gênero, como a ampliação dos direitos trabalhistas das mulheres e o acesso feminino à educação. Além disso, teve papel essencial na Carta das Nações Unidas em 1945, defendendo que a igualdade de gênero fosse um dos princípios da nova ordem internacional. Seu legado transcende gerações e nos lembra que a presença feminina na política não é apenas um direito, mas uma necessidade para a construção de uma sociedade mais justa e representativa.
Neste ano, temos o privilégio de reconhecer 19 mulheres notáveis, cujas trajetórias inspiram a todos nós.
Entre elas, destaco com especial apreço a Dra. Elisa de Carvalho, uma referência incontestável na área da pediatria e da saúde pública no Brasil. Dra. Elisa construiu uma carreira brilhante e dedicada ao cuidado infantil. Graduada em Medicina pela Universidade de Brasília em 1982, seguiu seu caminho acadêmico com mestrado e doutorado em Ciências da Saúde, também pela UnB. Sua pesquisa e atuação são voltadas principalmente para a gastroenterologia e hepatologia pediátricas, áreas fundamentais para a qualidade de vida das crianças brasileiras. Além de seu trabalho clínico, Dra. Elisa ocupa uma posição de liderança como Chefe da Unidade de Pediatria do Hospital da Criança de Brasília, onde coordena e supervisiona programas da residência médica, ajudando a formar novas gerações de médicos especialistas.
E aqui eu abro parêntese: eu tive a grata satisfação e a bênção de ter sido residente na área de gastroenterologia pediátrica e hepatologia tendo a Dra. Elisa de Carvalho como minha preceptora. E aqui, Dra. Elisa, primeiramente, eu agradeço ao meu Deus por essa oportunidade e, abaixo dele, eu agradeço à senhora pelo que eu sou hoje: uma mulher incrível como médica, como mãe, como filha, como esposa, como vó. (Palmas.) Eu teria que ter várias horas aqui – viu, Presidente Leila? – para falar sobre a Dra. Elisa de Carvalho.
Na oportunidade em que eu fui residente dela, eu falava: "Dra. Elisa, queria tanto que o Brasil soubesse o que a senhora faz, porque são tantas coisas". Eu estou falando, Dra. Elisa, mas eu vivenciei a sua luta para a construção do Hospital da Criança de Brasília, de que eu acho que todos vocês aqui já ouviram falar. O Hospital da Criança de Brasília absorve toda a demanda das crianças, dos pacientes pediátricos do nosso país.
Dra. Elisa, tudo o que eu falar aqui da senhora será muito pouco; pode multiplicar por cem, por mil, por milhões e milhões de palavras. A senhora é uma referência de mulher que não fica sentada. Como eu vi em algumas colegas que me antecederam, a senhora decidiu não ficar sentada, a senhora decidiu ir para a linha de frente lutar e batalhar.
Eu lembro muito bem, quando a senhora começou naquele projeto inicial do Hospital da Criança de Brasília, que a senhora dizia: "Eudócia, se Deus quiser, vai sair esse hospital, mas a luta é grande". Eu me lembro muito bem de várias e várias reuniões, entraves e adversidades, e a senhora ali, lutando e acreditando que ia se tornar realidade.
Hoje o Hospital da Criança é um hospital referência para o Brasil e para o mundo, e pode ter certeza, Dra. Elisa, de que a senhora é a pessoa responsável por hoje o Hospital da Criança de Brasília existir.
Meus parabéns! Gente, uma salva de palmas para essa mulher, que é incrível! (Palmas.)
A senhora merece, Dra. Elisa!
Dando continuidade, a Dra. Elisa tem experiência internacional, incluindo estágios em instituições renomadas, como o Children's Hospital Medical Center, nos Estados Unidos, e Hospital Infantil La Paz, na Espanha.
Ao longo de sua trajetória, a Dra. Elisa publicou inúmeros artigos científicos, escreveu capítulos de livros e recebeu diversos prêmios e honrarias, incluindo a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados, em 2018 – e lá eu estava presente também. A Dra. Elisa recebeu essa medalha das mãos do meu filho, do Deputado Federal JHC, hoje atual Prefeito da capital de Alagoas, Maceió. E aqui eu mando o meu grande abraço para o JHC, também enfatizando o belíssimo trabalho que ele vem desenvolvendo na capital de todos os alagoanos.
Sua dedicação ao ensino, à pesquisa e à assistência médica faz dela um exemplo não apenas para a medicina, mas para todas as mulheres que buscam quebrar barreiras e conquistar espaços de destaque na sociedade.
Portanto, ao celebrar a trajetória da Dra. Elisa de Carvalho e das demais agraciadas deste ano, reafirmamos o compromisso de lutar pela equidade de gênero e pelo reconhecimento das mulheres que fazem a diferença no Brasil.
E aqui eu quero mandar meu grande abraço a todas as mulheres do meu querido e amado Estado de Alagoas.
Parabéns, Dra. Elisa e todas as homenageadas!
Seu legado, Dra. Elisa, nos inspira a construir um país mais justo e igualitário.
Um grande abraço a todos.
Muito obrigada, Presidente.