Pela ordem durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a suposta relação entre o Presidente da CBF e o Ministro do STF, Gilmar Mendes.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Agentes Públicos, Atuação do Judiciário:
  • Preocupação com a suposta relação entre o Presidente da CBF e o Ministro do STF, Gilmar Mendes.
Publicação
Publicação no DSF de 10/04/2025 - Página 45
Assuntos
Administração Pública > Agentes Públicos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
Indexação
  • CRITICA, RELAÇÃO, PRESIDENTE, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL (CBF), MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), GILMAR MENDES, CORRUPÇÃO.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Muito obrigado.

    Esse assunto, trazido pelo Líder do Partido Liberal, é gravíssimo. Eu subi, nesta tribuna, na semana passada, e falei ipsis litteris a matéria da Revista Piauí, que coloca muita sombra na gestão da CBF, uma relação estranha com o STF do Brasil, com o Ministro Gilmar Mendes. Essa matéria traz um aumento de salário absurdo dos presidentes de federações, que subiu de R$50 mil para R$200 mil. E mais, Portinho – e é por mês –, mais do que isso, eu vim do esporte, fui Presidente de clube, e eu sei das mordomias que um presidente de federação tem: passagens de primeira classe para ir para competição da seleção brasileira fora, hotel pago, comida, tudo. Nunca que vai ter alternância de poder ali dentro – nunca, jamais! Tem alguma coisa muito errada, muito estranha.

    E o senhor falou bem, começando o discurso: o exemplo tem que vir de cima. Quando não vem – e a gente está vendo o que o STF está fazendo com o Brasil, com este Senado, com os presos políticos –, aí começam as entidades privadas, como a CBF, a fazerem esse tipo de barbaridade.

    Eu quero aqui ler o nome dos jornalistas demitidos, jornalistas que foram demitidos por criticarem o Presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol): Dimas Coppede, Gian Oddi, Paulo Calçade, Pedro Ivo Almeida, Victor Birner e William Tavares. Chegou essa informação também da Rede TV.

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Intimidação a gente não aceita. Imprensa livre neste país?

    Está aí o todo poderoso da CBF, e a gente não pode admitir esse tipo de coisa. Eu tenho um convite para ele, uma convocação, aliás, da Comissão de Esporte, está lá com a Senadora Leila, já falei com ela, e assim que passar a regulamentação das bets, o que tem que ser urgente a questão de acabar com a publicidade ou diminuir a publicidade, porque nós temos as digitais de sangue, nós é que votamos aquele projeto, e eu avisei tudo que ia acontecer, e está acontecendo, o que eu avisei na época... E o Senador Carlos Portinho está tendo muito cuidado, sensibilidade, como nós precisamos. Mas ela disse que, assim que passar essa questão da publicidade, de rever a publicidade das bets, vai colocar em votação esse requerimento para chamar o Presidente da CBF aqui, e eu espero contar com o apoio dos colegas pela transparência, pela hombridade.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/04/2025 - Página 45