Pronunciamento de Damares Alves em 24/02/2026
Discurso durante a 3ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal
Sessão Especial destinada à entrega da Comenda Ceci Cunha. Destaque ao marco histórico da representatividade, lembrando que o Senado Federal permaneceu por 150 anos sem presença feminina e celebrando a indicação de Eunice Michiles, a primeira senadora do Brasil, para receber a honraria.
- Autor
- Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
- Nome completo: Damares Regina Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Mulheres:
- Sessão Especial destinada à entrega da Comenda Ceci Cunha. Destaque ao marco histórico da representatividade, lembrando que o Senado Federal permaneceu por 150 anos sem presença feminina e celebrando a indicação de Eunice Michiles, a primeira senadora do Brasil, para receber a honraria.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/02/2026 - Página 20
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, ENTREGA, Comenda Ceci Cunha, HOMENAGEM, MULHER, DESTAQUE, EXERCICIO, ATIVIDADE, EXECUTIVO, LEGISLATIVO.
- DESTAQUE, REPRESENTAÇÃO, SENADO, SENADOR, PIONEIRO, MULHER, EUNICE MICHILLES.
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Bom dia. Bom dia a todos.
Eu não sei se vou conseguir colocar em poucas palavras a alegria e a emoção deste dia.
Eu quero cumprimentar esta mesa incrível, uma mesa maravilhosa.
Eu quero cumprimentar minha Presidente Senadora Eudócia. Eu imagino a emoção que você está sentindo em presidir a primeira sessão de entrega, pela primeira vez, da Comenda Ceci Cunha, por sua história, por sua ligação com ela, com a família, por você ser médica e ter vindo de lá.
Quero cumprimentar a nossa querida Mara, que está online, e o Senador Veneziano, meu amigo, meu irmão, meu Cachinho de Ouro. A gente o chama de nosso Cachinho de Ouro aqui no Senado, que hoje tem a honra de estar na mesa porque a Senadora Nilda será homenageada. Pensa na alegria!
Ministro Vital do Rêgo, nosso querido Ministro, que nós amamos, que está fazendo um trabalho tão lindo lá. Sou sua fã e você sabe disso.
O nosso alagoano, gente, o nosso Ministro Humberto Martins, meu amigo querido. Olha, gente, quando eu fui Ministra da Mulher, o que esse homem fez comigo, lá no CNJ, para proteger mulheres. Lembra, Ministro? Saímos pelo Brasil, juntos, pegando agressores de mulheres.
Rodrigo e Adriana, minha palavra especial para vocês dois. No dia que a mãe e o pai morreram, eu chorei. E Deus me incomodou para orar por vocês dois. E eu orei anos por vocês, porque, por ser de Sergipe, eu também sou de Sergipe, eu conheci a história da sua mãe. E eu orei. Eu não consigo imaginar o que vocês passaram naquele dia e anos depois. Orei. E, anos depois, Deus me traz para este Senado para eu adotar Rodrigo.
Eu vou dizer uma coisa para os senhores que estão aqui: todas nós Senadoras nos sentimos mãe do Senador Rodrigo ou irmã do Senador Rodrigo, algumas se sentem avó. Eu me sinto mãe e avó.
Senador Rodrigo, Deus te abençoe por tudo que você fez nesta Casa, para o Brasil. Ele não foi eleito só porque ele era filho de Ceci Cunha. Ele foi eleito porque o Estado de Alagoas reconheceu o potencial desse jovem político. E, quando ele chegou aqui, ele mostrou ao Brasil a que veio. Que alegria te ver aqui hoje, agora como Vice-Prefeito. E que alegria, Rodrigo, ver que as minhas orações te alcançaram, porque, quando eu conheci o Rodrigo pessoalmente, a primeira vez que eu o abracei – e hoje tive a alegria de abraçar a Adriana –, eu achei que eu fosse encontrar um homem amargurado – né, Eudócia? –, um homem revoltado, porque foi muito trágico o que aconteceu na vida dele, muito trágico: perder a grande mãe e o grande pai. Mas eu encontrei um homem doce, um homem que exerce a resiliência, o perdão de uma forma que a gente não consegue compreender. Rodrigo e Adriana, as minhas orações alcançaram, as orações de milhões de brasileiros alcançaram vocês, e eu tenho certeza disso.
Hoje a gente tem aqui a oportunidade de, mais uma vez, eternizar o nome de Ceci Cunha, a grande mulher que ela foi. E eu quero me dirigir às agraciadas: é a primeira vez que a gente entrega esse prêmio. As agraciadas precisam entender que dia importante para o Senado é hoje e que dia importante é para vocês também, que a partir de agora terão o orgulho, a alegria de carregarem no peito também essa medalha, carregarem no coração essa homenagem, que leva o nome de uma grande mulher.
E vou contar um segredo para as agraciadas – minha Ministra Marluce, que alegria vê-la aqui! –: vocês pensam que foi fácil chegar no nome de vocês oito? Eita! Posso contar um segredo, Senadora Eudócia? Já é o prêmio mais concorrido dentro do Senado Federal, não é isso, Eudócia? Vocês não têm ideia do barulho que foi neste Plenário para chegar a oito nomes; vocês não têm ideia da luta, do lobby, do barulho. Foi ou não foi, Eudócia? Foi tão lindo, porque a gente estava brigando para homenagear mulheres incríveis que foram indicadas. Inclusive, as outras indicadas que não estão aqui precisam se sentir vitoriosas, porque foi uma luta linda para a gente chegar em oito nomes.
E eu quero que vocês guardem com muito carinho isto aqui, sabe por quê? Este livrinho vai fazer parte da história do Brasil. Daqui a 60, 70 anos, quando as pessoas estiverem visitando o Senado Federal, este dia vai ser contado como um dia histórico para o Senado Federal e este livrinho vai estar no memorial do Senado como um dia histórico – o dia em que esta Casa eterniza o nome de Ceci Cunha e escolhe oito incríveis mulheres para receberem pela primeira vez essa comenda. (Palmas.)
Que Deus abençoe a todas as mulheres aqui indicadas: a Célia Rocha – eu conheci sua história, a gente teve que conhecer para votar em você –; a Eunice Michiles, que fui eu que tive a honra de indicar, eu e a Senadora Leila, porque a Eunice está aqui agora com a gente; a Leany, nossa grande consultora – a gente tem um amor pela Dra. Leany –; a Linamara; a Maria Luíza Fontenele; a Ozanilda, que foi nossa Senadora, minha parceira, minha amiga quando eu fui Ministra e por quem eu tenho uma paixão – eu estive agora em João Pessoa, fiquei lá escondida, o meu Senador sabe, eu estive lá escondida e todo mundo falava dessa Senadora para mim... Como a senhora é amada, como a senhora é querida pelo seu estado! –; e a Sheila, todas vocês.
Mas eu vou encerrar minha fala e eu queria... Eu indiquei a primeira Senadora, a primeira mulher, que sentou lá, naquela terceira cadeira, no primeiro dia em que entrou neste Plenário. O Senado tem 200 anos, mas por 150 anos não teve uma única mulher no Senado. Eu quero que vocês conheçam, por meio desse vídeo – é muito curtinho –, a nossa querida primeira Senadora, Eunice Michiles.
A TV Senado pode exibir? (Pausa.)
Não vai passar? (Pausa.) Depois da entrega? Então, depois da entrega vocês vão conhecer.
E aqui, então, eu encerro as minhas palavras, cumprimentando todas as agraciadas e dizendo que é um dia tão importante para mim, por ter conhecido Ceci, por ter conhecido o Rodrigo, e hoje a Adriana, e por conhecer as outras agraciadas que eu não conhecia. Quero dizer para todas vocês, vocês não têm ideia, vocês não têm ideia de quantas mulheres no Brasil gostariam de estar aqui, porque esse já é o prêmio mais concorrido, mas vocês são merecedoras de entrar para a história junto com Ceci Cunha na entrega do primeiro prêmio, da primeira Comenda Ceci Cunha.
Que Deus abençoe vocês, mulheres valorosas e corajosas! Que Deus abençoe suas famílias também! (Palmas.) (Pausa.)