Discurso durante a 24ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Sessão de Premiações e Condecorações destinada à entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz.

Celebração dos 25 anos do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, com reconhecimento do impacto das homenageadas na transformação da sociedade brasileira e na promoção da igualdade.

Autor
Jussara Lima (PSD - Partido Social Democrático/PI)
Nome completo: Antônia Jussara Gomes Alves Sousa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem, Mulheres:
  • Sessão de Premiações e Condecorações destinada à entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz.
Homenagem, Mulheres:
  • Celebração dos 25 anos do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, com reconhecimento do impacto das homenageadas na transformação da sociedade brasileira e na promoção da igualdade.
Publicação
Publicação no DSF de 01/04/2026 - Página 37
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Indexação
  • SESSÃO DE PREMIAÇÕES E CONDECORAÇÕES, HOMENAGEM, DIPLOMA, MULHER, CIDADÃO, BERTHA LUTZ, PESSOAS, CONTRIBUIÇÃO, PROMOÇÃO, DIREITO, DIREITOS HUMANOS, GENERO.
  • CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO, PREMIO, BERTHA LUTZ.

    A SRA. JUSSARA LIMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - PI. Para discursar.) – Bom dia a todos e a todas.

    Sra. Presidente Augusta Brito, Sras. Senadoras, Srs. Senadores e, em especial, honoráveis mulheres agraciadas com essa distinta comenda, subo hoje a esta tribuna para celebrar esta data tão especial, este momento marcante que se repete a cada ano, desde que o Diploma Bertha Lutz foi instituído pelo Senado Federal, em 2001. Já se vão, portanto, 25 anos em que rendemos homenagens às mulheres que impactam e inspiram pessoas a partir do exemplo e de ações, contribuindo de modo inequívoco para a transformação de nossa sociedade.

    Quero parabenizar e agradecer a cada uma dessas 15 homenageadas que recebem hoje o Diploma Bertha Lutz, por tudo o que fizeram e continuam a fazer pelas mulheres e, consequentemente, por toda a sociedade brasileira, ainda tão injusta e até desumana.

    O Diploma Bertha Lutz simboliza a luta das mulheres por seus direitos, por respeito e por oportunidades. Que seja sempre um pacto pela vida e pela igualdade.

    Em particular, dirijo-me a Rejane Dias, essa grande amiga, que hoje tem a obra de uma vida reconhecida nesta singela sessão. Administradora e bacharela em Direito, Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, ex-Primeira-Dama por quatro vezes do nosso estado, ex-Deputada Estadual, ex-Deputada Federal, ex-Secretária de Estado de Educação, de Assistência e Cidadania e da Inclusão da Pessoa com Deficiência.

    Ao longo de sua trajetória de vida, Rejane Dias teve sua atuação focada nas pautas de saúde, educação e proteção social e no fomento de políticas públicas, proteção e defesa dos direitos das mulheres, crianças e das pessoas com deficiência.

    Conhecedora da realidade de mães atípicas, que precisam cuidar de seus filhos, Rejane Dias, dentre outras ações de largo impacto social, criou o Centro Integrado de Reabilitação Danielly Dias, o CI, em Teresina, que é uma obra-prima para o nosso país – em 2026, completa 18 anos e mais de 2 milhões de atendimentos –, e o Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, o Cetea, inaugurado em agosto de 2025.

    Rejane é uma mão amiga, sempre pronta para defender e apoiar as vítimas de violência e preconceito, impactando a vida de todos à sua volta.

    Quero aqui também, Rejane, trazer um abraço do Senador e Ministro Wellington Dias, que me pediu que transmitisse desculpa a todas vocês, em especial à sua amada Rejane Dias, por não estar presente, porque teve um compromisso com o Presidente Lula.

    E queria também aqui registrar a presença do meu amor, o Deputado Federal Júlio Cesar, que muito nos honra aqui também com a sua presença.

    E queria deixar aqui o abraço a todas vocês.

    Rejane Dias carrega, em si, a essência do Diploma Bertha Lutz.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/04/2026 - Página 37