Pela ordem durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação ao Senador Camilo Santana em seu retorno ao Plenário após período à frente do Ministério da Educação (MEC). Agradecimento pelas realizações que atenderam demandas históricas do Estado de Mato Grosso no setor de saúde, com destaque para a viabilização de duas faculdades de Medicina e a construção de quatro novos Institutos Federais no estado.

Autor
Jayme Campos (UNIÃO - União Brasil/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Educação Profissionalizante, Educação Superior:
  • Saudação ao Senador Camilo Santana em seu retorno ao Plenário após período à frente do Ministério da Educação (MEC). Agradecimento pelas realizações que atenderam demandas históricas do Estado de Mato Grosso no setor de saúde, com destaque para a viabilização de duas faculdades de Medicina e a construção de quatro novos Institutos Federais no estado.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2026 - Página 59
Assuntos
Política Social > Educação > Educação Profissionalizante
Política Social > Educação > Educação Superior
Indexação
  • ELOGIO, SENADOR, CAMILO SANTANA, EX-MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), ABERTURA, CURSO SUPERIOR, MEDICINA, CONSTRUÇÃO, INSTITUTO FEDERAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

    O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu quero apenas dizer a V. Exa. e a todos os colegas aqui, em relação ao querido e estimados amigo, Senador, Ministro da Educação, que primeiro, quero desejar boas-vindas a S. Exa.; segundo, aqui reconhecer, de público – diante, naturalmente, não só do público aqui, dos nossos colegas Senadores e dos nossos telespectadores e ouvintes da TV Senado e Rádio Senado –, o trabalho exitoso que o Ministro Camilo fez à frente do Ministério da Educação.

    Particularmente, aqui eu vou só me referir ao meu querido Mato Grosso.

    Quero aqui, de público, reconhecer o trabalho que V. Exa. fez, um trabalho que marcou época no Ministério da Educação, não só através da modernização, dos avanços, mas, sobretudo, pelas suas realizações.

    Particularmente, nós conseguimos duas faculdades de Medicina, que era o sonho da população do imenso e grande estado, ou seja, da região do Médio e do Baixo Araguaia do Mato Grosso. Conseguimos a nossa faculdade lá – hoje funcionando perfeitamente, em boas condições –, dando oportunidade a alguns milhares de brasileiros daquela vasta região do meu estado de ter a oportunidade de também fazer o seu curso de Medicina, não só atendendo a região, mas todo o Brasil.

    Por outro lado, nos últimos dias também, nós conseguimos com o Ministro a instalação de uma nova faculdade de Medicina lá no extremo norte do nosso estado, ao longo da BR-63, na cidade de Sinop; um outro curso de Medicina, que era tão esperado. Mais de 1 milhão de habitantes moram naquela região, e o Ministro, pela sua sensibilidade, nos atendeu, e hoje também já está em pleno funcionamento.

    E outro: nós conseguimos alguns institutos federais. Em Mato Grosso, nesses últimos tempos, só na gestão do Ministro Camilo Santana, são quatro institutos federais que estão sendo construídos, de extrema importância, como foi o último que inaugurou lá, na minha querida cidade de Várzea Grande. Tivemos a primazia de estar ao seu lado e entregar àquela população, não só a várzea-grandense, como a cuiabana, como a do seu entorno, porque são 16 cidades que estão no entorno da região metropolitana. O Ministro foi lá e entregou, com certeza, um maravilhoso estabelecimento de ensino, que vai nos proporcionar, com certeza, a oportunidade ímpar de alguns milhares de jovens estudarem ali e, com certeza, terem um futuro, um amanhã bem melhor.

    Portanto, Ministro, a sua passagem pelo Ministério da Educação marcou época, diante da sua capacidade administrativa, da sua seriedade e, sobretudo, do seu compromisso de nós construirmos um Brasil mais justo, com mais cidadania, enfim, e com oportunidades para nossas futuras gerações.

    Portanto, eu fico muito feliz de estar ocupando essa bancada aqui V. Exa., com certeza, à nossa frente. V. Exa. tem o respeito e a admiração de uma grande parcela, se possível, da maioria absoluta da população deste país, pelo que o seu trabalho à frente do Ministério proporcionou a este imenso país, sobretudo, para aquelas pessoas mais carentes, os mais humildes, aqueles que precisam, de fato, de uma educação pública de boa qualidade.

    Fica aqui o meu agradecimento, na certeza de que sua presença neste Plenário vai enriquecer muito o trabalho que é, naturalmente, todos os dias, desenvolvido aqui por todos nós, Parlamentares, pela sua capacidade como ex-Governador por dois mandatos, Ministro, Senador, enfim. Com certeza, V. Exa. vai contribuir muito para o aperfeiçoamento das nossas leis, mas, acima de tudo, na defesa intransigente de boas políticas públicas para o povo brasileiro.

    Parabéns e seja bem-vindo!

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2026 - Página 59