Pronunciamento de Eduardo Girão em 16/06/2026
Discurso durante a 82ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal
Sessão de premiações e condecorações destinada à entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres. Destaquea entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres ao Instituto da Primeira Infância (Iprede), à Irmã Nilda Cavalcante e a Jorge Eduardo Deister, ressaltando que a homenagem reconhece pessoas e instituições dedicadas à assistência social e à promoção da dignidade humana. Recordação acerca da trajetória de Santa Dulce dos Pobres. Defesa da valorização da solidariedade, da cultura da paz e do altruísmo, e enaltecimento do trabalho desenvolvido pelos agraciados em favor das populações mais vulneráveis.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Assistência Social,
Homenagem:
- Sessão de premiações e condecorações destinada à entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres. Destaquea entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres ao Instituto da Primeira Infância (Iprede), à Irmã Nilda Cavalcante e a Jorge Eduardo Deister, ressaltando que a homenagem reconhece pessoas e instituições dedicadas à assistência social e à promoção da dignidade humana. Recordação acerca da trajetória de Santa Dulce dos Pobres. Defesa da valorização da solidariedade, da cultura da paz e do altruísmo, e enaltecimento do trabalho desenvolvido pelos agraciados em favor das populações mais vulneráveis.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/06/2026 - Página 23
- Assuntos
- Política Social > Proteção Social > Assistência Social
- Honorífico > Homenagem
- Indexação
-
- SESSÃO DE PREMIAÇÕES E CONDECORAÇÕES, COMENDA, IRMÃ DULCE, ASSISTENCIA SOCIAL, PROMOÇÃO, DIGNIDADE, DEFESA, SOLIDARIEDADE, PAZ, POPULAÇÃO, VULNERABILIDADE.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Para discursar.) – Paz e bem, meu querido irmão Senador Nelsinho Trad, Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Brasil; minha querida irmã Senadora Damares Alves, que eu tive o privilégio de conhecer, antes de sonhar em estar na política brasileira, como Parlamentar, porque Deus me colocou aqui, Irmã Nilda, por um milagre, e uma das fontes de inspiração foi a Senadora Damares Alves, pelas causas que ela sempre abraçou, Jorginho, em defesa da vida, da família, da vida desde a concepção até a morte natural e – quis o destino – Deus nos trouxe para estarmos juntos aqui, neste momento tão dramático do nosso amado Brasil. Servimos, junto com o Senador Nelsinho, com os Senadores aqui, no limite de nossas forças, para cumprirmos o nosso dever e, com Jesus, tudo flui, tudo dá certo e está dando certo.
Eu quero hoje cumprimentar vocês todos que aqui estão, nos dando a honra da presença de vocês, neste momento que, não tenham dúvida, traz luz, traz uma energia positiva para este Senado Federal. Nós, quando os recebemos, quando estamos com a oportunidade de fazermos sessões como esta, especiais – de cultura da paz, da caridade, que é o amor em ação –, a gente fica muito feliz, porque a gente percebe uma mudança na atmosfera. Fica diferente! E esse tipo de energia... Eu falo para quem está nos ouvindo e nos assistindo, que ora pelas autoridades todas do Brasil, que ora por nós, porque é justamente por causa dessas orações, dessas preces, que a gente está em pé, combatendo o bom combate. Continue orando! Vai dar tudo certo! Com muita fé e esperança, nosso Brasil vai estar no topo do mundo, porque ele é, sim, o coração do mundo, a pátria do Evangelho.
Olhe, a Casa revisora da República reúne-se hoje para entregar a Comenda Santa Dulce dos Pobres ao Instituto da Primeira Infância (Iprede), de Fortaleza, no Ceará; à Irmã Nilda Cavalcante, de Mato Grosso do Sul; e ao Sr. Jorge Eduardo Deister, o Jorginho, que é do Rio de Janeiro, mas já abraçou aqui a nossa capital federal com muito amor no trabalho desenvolvido pela Vila.
A comenda é concedida anualmente pelo Senado Federal a pessoas físicas ou jurídicas que tenham prestado serviços relevantes na área social da saúde. Trata-se de uma homenagem que faz referência a um dos maiores exemplos de amor ao próximo que tivemos no mundo, no século passado.
Santa Dulce dos Pobres: eu digo aqui, para quem não a conhece, tem várias biografias dela. Tem um filme que foi lançado em 2014, que eu recomendo, que mostra um pouco da vida dessa grande brasileira, dessa baiana, que muitos de nós conhecemos como Irmã Dulce. Ela teve uma trajetória que inspirou a criação desta premiação.
Desde muito cedo, Irmã Dulce mostrou vocação para servir aos mais necessitados, influência direta de sua formação familiar. Ainda na juventude, após conhecer de perto a realidade das áreas mais pobres de Salvador, dedicou-se de corpo e alma à vida religiosa. Apesar de ser recusada em um convento por conta da pouca idade, transformou a própria casa em espaço de acolhimento, cuidando de doentes e de pessoas em situação de abandono.
A partir da década de 1930, ela se destacou nacionalmente por seu trabalho humanitário, sobretudo junto à comunidade dos Alagados, em Salvador. Ali passou a ser conhecida como o Anjo dos Alagados. Na mesma época, apoiou trabalhadores e fundou a União Operária de São Francisco.
Em 1959, criou as obras sociais Irmã Dulce, que deram origem ao Hospital Santo Antônio, hoje referência na Bahia.
Inclusive, Presidente, Senador Nelsinho Trad, o Senador Otto Alencar, que o senhor bem lembrou aqui com muito carinho, que é o Presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, trabalhou lá, fazendo cirurgias lá. E tem o maior... Toda vez que ele conta, ele realmente se emociona. A Irmã Dulce tem uma atuação reconhecida internacionalmente, inclusive pelo Papa João Paulo II, que visitou suas obras durante passagem pelo Brasil. Naquela época, eu lembro, eu era pequenininho, lá em Fortaleza, eu fui para as ruas com a minha família, com uma bandeirinha, passando João Paulo II. Tinha aquela música, né? João Paulo II...
Aquilo emocionou muito, tive essa oportunidade. Acho que foi em 1981, se eu não me engano, 1980, 1981, a nossa secretaria vai pesquisar, que João Paulo II passou aqui pelo Brasil.
Faleceu a Irmã Dulce em 1992, e foi canonizada em 13 de outubro de 2019, quando lhe foi atribuído o título canônico de Santa Dulce dos Pobres. Foi, inclusive, Senador Nelsinho, uma comitiva aqui do Brasil lá para Roma. Nesse dia, eu lembro, a gente já estava aqui no Senado, o Senador Otto foi, não sei se o senhor também teve...
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – O senhor não foi... Eu acho que o Presidente Rodrigo Pacheco... Não, era o Davi Alcolumbre, naquela época, não era? Em 2019. Foi uma comitiva aqui do Senado participar.
Senhoras e senhores, a Comenda Santa Dulce dos Pobres reconhece, nos agraciados de hoje, a mesma dedicação à solidariedade, ao cuidado e ao compromisso com os mais vulneráveis, de quem inspirou esse trabalho, essa comenda que a gente tem aqui.
E é justamente o Senado Federal reafirmando a centralidade dos valores humanos que sustentam uma sociedade mais justa e mais fraterna. Esta homenagem vai além do reconhecimento individual ou institucional. Ela destaca exemplos concretos de empatia e de serviço que fortalecem o tecido social e inspiram a construção de um país fundado na justiça e na compaixão.
Valorizar iniciativas que promovem dignidade, inclusão e cuidado com os necessitados: esta é a centralidade, a premissa desta comenda.
Ao evidenciar ações coletivas e o engajamento cidadão, o Senado perpetua o legado de Santa Dulce dos Pobres e incentiva novas gerações a seguirem o caminho do altruísmo, da responsabilidade social e do bem comum.
O Iprede – e aí eu quero começar a falar do nosso Iprede, eu, que sou cearense – faz um trabalho fabuloso há 40 anos. A gente já conheceu um pouco da história aqui da nossa Irmã Nilda, também do Jorginho, dos trabalhos assistenciais capitaneados por eles, mas o Iprede... Eu tive a oportunidade de conhecer há pelo menos três décadas o trabalho do Iprede, que é uma referência no Estado do Ceará.
Mas antes de eu falar do Iprede, eu quero pedir à Secretaria-Geral da Mesa, se o Presidente concordar, para passar um vídeo do atual Presidente, meu amigo, um homem de bem, um homem extremamente caridoso, que não pôde vir, foi proibido de viajar. Ele é professor da Universidade Federal do Ceará, está representado por sua filha aqui, a Joana, que está aqui conosco e daqui a pouco vai receber a comenda e dar uma palavra para nós. Agora, eu queria passar esse vídeo do Dr. Sulivan Mota, que não pôde vir, mas mandou esse vídeo carinhosamente para o Senado.