Proposta Para Relacionamento entre NMIL/Sinfleg e Colep/Prodasen
- Premissas:
- Colaboração não hierárquica, baseada num modelo de cooperação horizontal entre o representante (Nmil/Sinfleg) do cliente da área-fim (SGM) e a área de desenvolvimento tecnológico (Colep/Prodasen), cuja sinergia baseia-se fundamentalmente na comunhão de propósitos e porquês;
- Uma vez reconhecido como complexo o ambiente de desenvolvimento de sistemas para a SGM (modelo de Cynefin), adotar os pilares do Scrum para gestão nesse contexto: transparência, inspeção e adaptação;
- Orientação à inovação e design centrado no usuário.
2.Papel do Nmil:
O Núcleo é o representante necessário do grupo de clientes abrangidos na SGM, em conformidade com as atribuições previstas no Regulamento Administrativo do Senado.
Ao Núcleo de Modernização da Informação Legislativa compete planejar, supervisionar e controlar as atividades de modernização do processo legislativo, de acordo com a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico, em articulação com o órgão responsável pela tecnologia da informação no Senado Federal; (...) definir normas e regulamentos relacionados ao uso dos bancos de dados e sistemas legislativos do Senado Federal e do Congresso Nacional;
Isso implica que o Nmil sempre participa e supervisiona do lado dos clientes (SGM) as atividades de modernização do processo legislativo, que incluem o desenvolvimento de novos sistemas.
Ao Nmil também compete centralizar, uniformizar e traduzir as demandas dos clientes, o que envolve equacionar eventuais conflitos entre os diferentes setores da SGM, no que tange ao desenvolvimento de sistemas.
Importante lembrar que o Nmil é agente delegado do gerente de projeto (diretor da Sinfleg) do Programa de Modernização dos Sistemas Legislativos e Parlamentares.
Além disso, o Nmil pode atuar como assistente do dono do produto no Prodasen, por delegação de atribuições deste.
3. Papel da Colep/Prodasen: sob a lógica do Scrum, a Colep atua nos papéis de dono do produto e time de desenvolvimento, além dos papéis e modos de trabalho definidos por sua auto-gestão.
4. Definições de propósitos e porquês: a cargo da SGM sempre com a participação e supervisão do Nmil, em colaboração com o dono do produto no Prodasen.
5. Definições de escopo (backlog do produto): a cargo do dono do produto no Prodasen, em colaboração com a SGM e Nmil, na definição de: priorização de histórias do cliente, versões (releases) de produtos, prazos.
6. Definição dos interlocutores do lado dos clientes: a cargo do Nmil.
7. Definição dos interlocutores (dono do produto) do lado do Prodasen: a cargo da Colep.
8. Transparência: necessidade de que o backlog do produto esteja sempre disponível para o Nmil e a SGM, seja na forma de Kanban, outras ferramentas ágeis, seja na forma de relatórios tradicionais ou não elaborados pelo dono do produto na Colep.
Além disso, é essencial que a documentação eventualmente produzida relacionada aos projetos, como TAPs, regras de negócio, requisitos e modelagens, esteja disponível para o Nmil repassar aos demais clientes. Com isso o Nmil pode colaborar ativamente na difusão e gestão do conhecimento sobre o desenvolvimento de sistemas tecnológicos.
Assim o Nmil e os demais clientes podem exercer seu papel de acompanhamento dos projetos em suas diversas fases, num contexto de muita transparência e feedbacks constantes.
9. Inspeção e adaptação: participação regular do Nmil nas reuniões de revisão de sprint e sempre que convocado como representante dos clientes SGM.
Sempre que houver uma reunião da equipe desenvolvimento e dono de produto no Prodasen com clientes da SGM, o Nmil deve ser convidado para avaliar a necessidade de sua participação direta.
Com isso, o Nmil espera colaborar com sua visão de produto enquanto cliente, com seus feedbacks, acompanhamento contínuo e construção iterativa do produto, não na perspectiva de gestão cascata baseada em comando e controle, mas na ótica colaborativa e horizontal do framework ágil.
10. Acordo com COLEP - Materialização das ações
- Manutenção e pequenas evoluções(dia-a-dia)
- Enviar e-mail ao NMIL a cada nova versão (Prodasen)
- Visão para o NMIL do que está planejado para a próxima Sprint para acompanhar e eventualmente responder aos usuários (Prodasen)
- Backlog do produto sempre disponível para o NMIL (Prodasen)
- Avaliar o tíquete para melhorar a descrição ou fechá-lo, quando o caso. Com foco na estabilidade (NMIL)
- Projeto
- Discussão a respeito do escopo/priorização (Prodasen + NMIL + Cliente do Produto)
- Definição de interlocutores da SGM (NMIL + Cliente do Produto)
- Participar na homologação (NMIL + Cliente do Produto)
- Geral
- Convidar NMIL para as reuniões de levantamento. Que avaliarão a necessidade da presença (Prodasen + Cliente do Produto)
- Qualidade da informação (NMIL)
- Dados
- Documentos (NMIL + Arquivo)
- Gestão do conhecimento da SGM (Treinamento)
- Escopo
- Iniciar com o novo projeto Legis: Processo Estruturado