Sessão de Origem:
15ª Sessão Conjunta
Assunto:
Encerramento da sessão do Congresso Nacional quando ausente, no Plenário, o número mínimo de parlamentares exigido regimentalmente.
Autor(es):
Deputado Ronaldo Caiado
Contradita:
Deputado Gilmar Machado
Decisão:
Senadora Rose de Freitas
Descrição:

Durante a 15ª sessão conjunta do Congresso Nacional, no Período do Expediente, o Deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) suscitou Questão de Ordem, questionando a continuidade da sessão do Congresso Nacional, haja vista não haver em Plenário a presença do número mínimo de parlamentares exigido pelo art. 135 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, combinado com o art. 28 do Regimento Comum. Segundo o Deputado, como no Plenário não havia a presença de ao menos 86 Deputados e 14 Senadores e tendo o Deputado condição de representar um vigésimo dos membros da Câmara dos Deputados, não há como haver a continuidade da sessão plenária, sem que haja a inobservância regimental. Em contradita, o Deputado Gilmar Machado (PT-CE) solicitou que, em vez de ser declarada encerrada a sessão houvesse sua suspensão.

Indexação:

AUSÊNCIA, ENCERRAMENTO, QUORUM MÍNIMO, SESSÃO CONJUNTA

Sessão Decisão:
15ª Sessão Conjunta
Data:
10/07/2012
Decisão:
A Presidência acolheu a Questão de Ordem e declarou encerrada a sessão.
Texto Integral

Links para publicações

Questão de Ordem
decisão
Publicação Remissão Texto
Resolução do Congresso Nacional nº 1 de 2006 Art. 135 Se durante sessão do Congresso Nacional que estiver apreciando matéria orçamentária, verificar-se a presença de Senadores e Deputados em número inferior ao mínimo fixado no art. 28 do Regimento Comum, o Presidente da Mesa encerrará os trabalhos, "ex officio", ou por provocação de qualquer parlamentar, apoiado por no mínimo 1/20 (um vigésimo) dos membros da respectiva Casa, ou por Líderes que os representem.
Regimento Comum Art. 28 As sessões somente serão abertas com a presença mínima de 1/6 (um sexto) da composição de cada Casa do Congresso.
Referências:
* As questões de ordem e outras controvérsias regimentais para o período de 1971 a 2000 estão disponíveis na obra Processo Legislativo Aplicado, publicada em 2000 e disponível na Biblioteca Digital do Senado Federal.