Sessão de Origem:
2ª Reunião Preparatória
Assunto:
Votação por cédulas para a eleição do cargo de Presidente do Senado Federal.
Autor(es):
Senador Randolfe Rodrigues
Decisão:
Senador José Maranhão
Descrição:

O Senador Randolfe Rodrigues suscita questão de ordem sobre a modalidade de votação a ser adotada na eleição do Presidente do Senado Federal. Sustenta que os arts. 295 e 296 do Regimento Interno estabelecem que a votação realizar-se-á por cédulas, o que é reforçado pela tradição da casa de sempre adotar essa modalidade de votação. Em conclusão, defende que a realização da deliberação por meio eletrônico apenas seria possível com a manifestação unânime da Casa, nos termos do art. 412, III, do Regimento Interno. O Presidente, Senador José Maranhão, informa que não há resistência sistemática do Plenário à realização da votação em cédulas. Destaca que as lideranças teriam anuído com a deliberação por cédulas e que a discussão sobre a modalidade de votação estaria superada.

Indexação:

CEDULA ELEITORAL UNICA, ELEIÇÃO, PRESIDENCIA, VOTAÇÃO

Sessão Decisão:
2ª Reunião Preparatória
Data:
01/02/2019
Decisão:
A Presidência informa que os líderes anuíram em realizar a votação por cédulas e que o objeto da questão de ordem estaria superado.

Links para publicações

Diário do Senado Federal
Publicação Remissão Texto
Regimento Interno do Senado Federal - Ato da Mesa nº 03 de 2010. Art. 295 Art. 295. A votação secreta realizar-se-á pelo sistema eletrônico, salvo nas eleições.
Regimento Interno do Senado Federal - Ato da Mesa nº 03 de 2010. Art. 296 Art. 296. A votação por meio de cédulas far-se-á nas eleições.
Regimento Interno do Senado Federal - Ato da Mesa nº 03 de 2010. Art. 412 Inc. III III - impossibilidade de prevalência sobre norma regimental de acordo de lideranças ou decisão de Plenário, exceto quando tomada por unanimida­de mediante voto nominal, resguardado o quorum mínimo de três quintos dos votos dos membros da Casa;
Referências:
* As questões de ordem e outras controvérsias regimentais para o período de 1971 a 2000 estão disponíveis na obra Processo Legislativo Aplicado, publicada em 2000 e disponível na Biblioteca Digital do Senado Federal.