Sessão de Origem:
34ª Sessão Deliberativa Remota
Assunto:
Deliberação de Medida Provisória por meio do Sistema de Deliberação Remota e necessidade de relação com a Pandemia do Covid-19.
Autor(es):
Senador Randolfe Rodrigues
Usaram também da palavra:
Senador Eduardo Gomes
Contradita:
Senador Roberto Rocha
Decisão:
Senador Davi Alcolumbre
Descrição:

O Senador Randolfe Rodrigues suscita questão de ordem sobre a deliberação da Medida Provisória nº 905, de 2019, por meio do Sistema de Deliberação Remota. Pondera que o Ato da Comissão Diretora que regulamenta as sessões remotas restringe a sua utilização para deliberações relacionadas à pandemia do Covid-19 e sustenta que a Medida Provisória não guarda qualquer relação com a temática, pelo que requer a sua retirada de pauta. A questão de ordem recebe o apoio dos Senadores Weverton, Eduardo Braga e Eliziane Gama. O Senador Eduardo Gomes lembra que duas medidas provisórias já foram deliberadas pelo Sistema de Deliberação Remota, nenhuma das quais teria relação com a Pandemia do Covid-19, pelo que entende que não seria oportuna a questão de ordem formulada. No mesmo sentido, para contraditar a questão de ordem, o Senador Roberto Rocha defende a importância da matéria e adere à ponderação realizada pelo Senador Eduardo Gomes, à qual agrega a sua compreensão de que a matéria em discussão teria mais identidade com o momento vivenciado no País do que aquelas já aprovadas pelo Sistema de Deliberação Remota. O Presidente Senador Davi Alcolumbre informa que a maioria dos líderes manifestou-se pela não votação da medida provisória, seja na sexta-feira ou na segunda-feira, último dia do prazo para deliberação. Destaca a tentativa de construção de acordo para deliberação apenas da parte em relação à qual existe consenso, mas a proposta não teria sido aceita pela Câmara dos Deputados. Determina a retirada da matéria de pauta, na expectativa de que no final de semana seja possível a obtenção de algum acordo para que ela seja deliberada, sob pena de não ser incluída na pauta de segunda-feira e perder a vigência por decurso de prazo.

Matérias Relacionadas:
Indexação:

CALAMIDADE PUBLICA, INCLUSÃO, INTERDEPENDENCIA, MEDIDA PROVISORIA (MPV), PAUTA, SESSÃO DELIBERATIVA REMOTA

Sessão Decisão:
34ª Sessão Deliberativa Remota
Data:
17/04/2020
Decisão:
A Presidência determina a retirada da matéria da Ordem do Dia e aguarda a celebração de acordo para que nela seja reincluída.
Publicação Remissão Texto
Regimento Interno do Senado Federal - Ato da Mesa nº 03 de 2010. Art. 48 Inc. VI VI - designar a Ordem do Dia das sessões deliberativas e retirar maté­ria da pauta para cumprimento de despacho, correção de erro ou omissão no avulso e para sanar falhas da instrução;
Referências:
* As questões de ordem e outras controvérsias regimentais para o período de 1971 a 2000 estão disponíveis na obra Processo Legislativo Aplicado, publicada em 2000 e disponível na Biblioteca Digital do Senado Federal.