Sessão de Origem:
34ª Sessão Deliberativa Remota
Assunto:
Reedição de medida provisória rejeitada ou que tenha perdido eficácia na mesma sessão legislativa
Autor(es):
Senador Irajá
Decisão:
Senador Davi Alcolumbre
Descrição:

O Senador Irajá suscita questão de ordem sobre os contornos e limites da possibilidade de reedição de medida provisória. Preliminarmente, levanta dúvida sobre a possibilidade de reedição da Medida Provisória 905, tendo em vista que fora editada em 2019. Lembra que a Min. Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, definiu o prazo de 1 ano para que uma nova medida provisória sobre o mesmo tema pudesse ser reeditada. Assim, entende que o caminho da reedição da MPV 905 estaria prejudicado e propõe a possibilidade de deliberar apenas sobre os pontos consensuais da medida, remetendo-se a parte divergente de volta para a Câmara dos Deputados. O Presidente Davi Alcolumbre informa que decisão do Supremo Tribunal Federal não menciona a necessidade de observância do prazo de um ano entre a edição das medidas provisórias, mas a impossibilidade de que a reedição ocorra na mesma sessão legislativa. Em relação à possibilidade de votação apenas da parcela incontroversa da Medida Provisória nº 905, de 2019, salienta que essa solução foi cogitada, mas a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados informou que não a acataria, por falta de amparo regimental e constitucional.

Matérias Relacionadas:
Indexação:

MEDIDA PROVISORIA (MPV), REEDIÇÃO, SESSÃO LEGISLATIVA

Sessão Decisão:
34ª Sessão Deliberativa Remota
Data:
17/04/2020
Decisão:
A Presidência informa que a decisão do Supremo Tribunal Federal limita a reedição de medidas provisórias na mesma sessão legislativa e não no período de um ano da primeira edição.
Publicação Remissão Texto
Constituição Federal Art. 62 Par. 10 É vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.
Referências:
* As questões de ordem e outras controvérsias regimentais para o período de 1971 a 2000 estão disponíveis na obra Processo Legislativo Aplicado, publicada em 2000 e disponível na Biblioteca Digital do Senado Federal.