Sessão de Origem:
65ª Sessão Deliberativa Remota
Assunto:
Apresentação de emendas a medidas provisórias no sistema de deliberação remota
Autor(es):
Senador Major Olimpio
Decisão:
Senador Weverton
Descrição:

O Senador Major Olímpio suscita questão de ordem sobre a possibilidade de apresentação de emendas à Medida Provisória nº 927, de 2020. Narra que a referida medida provisória fora editada antes do estabelecimento do rito aplicável às sessões remotas, mas, como não houve a instalação da comissão mista para apreciá-la, foi admitida a apresentação de emendas por ocasião da sua apreciação pela Câmara dos Deputados. Dessa forma, solicita que seja aberta a possibilidade de apresentação de emendas durante a sua discussão no Senado Federal. O Presidente da Sessão, Senador Weverton, informa que a apreciação das medidas provisórias durante a pandemia da Covid-19 é regida pelo Ato Conjunto das Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal nº 1, de 2020, que estabelece a validade de todos os atos praticados antes da sua vigência. Explica que a Medida Provisória nº 927, de 2020, teve o seu prazo de emendamento encerrado em data anterior à vigência do Ato, caracterizando-se como ato de instrução já praticado. Dessa forma, decide pela impossibilidade de novo emendamento no Senado Federal e indefere a questão de ordem.

Matérias Relacionadas:
Indexação:

EMENDA, IMPOSSIBILIDADE, MEDIDA PROVISORIA (MPV), PRAZO, REABERTURA

Sessão Decisão:
65ª Sessão Deliberativa Remota
Data:
08/07/2020
Decisão:
O Presidente da Sessão, Senador Weverton, informa que a apreciação das medidas provisórias durante a pandemia da Covid-19 é regida pelo Ato Conjunto das Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal nº 1, de 2020, e que o § 3º do seu art. 3º estabelece a validade de todos os atos praticados antes da sua vigência para a instrução das medidas provisórias em vigor. Explica que a Medida Provisória nº 927, de 2020, teve o seu prazo de emendamento encerrado em data anterior à vigência do referido Ato, caracterizando-se, portanto, como ato de instrução já praticado. Dessa forma, decide pela impossibilidade de novo emendamento no Senado Federal e indefere a questão de ordem.
Nenhum dispositivo encontrado para a questão de ordem.
* As questões de ordem e outras controvérsias regimentais para o período de 1971 a 2000 estão disponíveis na obra Processo Legislativo Aplicado, publicada em 2000 e disponível na Biblioteca Digital do Senado Federal.