Sessão de Origem:
8ª Sessão Deliberativa Ordinária
Assunto:
Prazo para recebimento de emendas em sessão deliberativa remota
Autor(es):
Senador Esperidião Amin
Decisão:
Senador Rodrigo Pacheco
Descrição:

O Senador Esperidião Amin suscita questão de ordem acerca do prazo para oferecimento de emendas à PEC 186, de 2019. Sustenta que, embora o Ato da Comissão Diretora nº 7, de 2020, que disciplina o Sistema de Deliberação Remota do Senado Federal, estabeleça que as emendas serão recebidas até o início da sessão, este Ato é norma inferior ao Regimento Interno, devendo prevalecer a norma regimental no tocante ao prazo de emendas. Solicita, assim, a reabertura do prazo de emendas até o início da sessão que se seguir ao encerramento da discussão ou, alternativamente, se o Plenário decidir votar a matéria na mesma sessão, que as emendas possam ser apresentadas até o encerramento da discussão. O Presidente, Senador Rodrigo Pacheco, indefere a questão de ordem, considerando que o referido Ato é norma de caráter especial, e não inferior, em relação ao Regimento Interno, devendo ser aplicado ao caso o art. 6º do Ato, que estabelece o recebimento de emendas até o início da sessão, bem como seja considerado o acordo de procedimento celebrado com os líderes.

Matérias Relacionadas:
Indexação:

EMENDA, PRAZO, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), SESSÃO DELIBERATIVA REMOTA

Sessão Decisão:
8ª Sessão Deliberativa Ordinária
Data:
02/03/2021
Decisão:
O Presidente, Senador Rodrigo Pacheco, indefere a questão de ordem, considerando que o Ato da Comissão Diretora nº 7, de 2020, é norma de caráter especial, e não inferior, em relação ao Regimento Interno, devendo ser aplicado ao caso o art. 6º do Ato, que estabelece o recebimento de emendas até o início da sessão, bem como considerando o acordo de procedimento celebrado com os líderes.

Links para publicações

Apresentação e decisão
Nenhum dispositivo encontrado para a questão de ordem.
* As questões de ordem e outras controvérsias regimentais para o período de 1971 a 2000 estão disponíveis na obra Processo Legislativo Aplicado, publicada em 2000 e disponível na Biblioteca Digital do Senado Federal.