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Processos da Sinfleg

Este documento descreve, em detalhes, os processos da Sinfleg — ou seja, quais são os procedimentos adotados por cada coordenação da secretaria para garantir a excelência da alimentação, armazenamento, tratamento e divulgação da informação legislativa ao público interno e externo.

 

Coordenação de Estatísticas, Pesquisas e Relatórios Legislativos - Coer

Objetivo: Garantir a fornecimento de informações gerenciais sobre a atividade legislativa do Senado.

Abrangência: Atua na definição das informações a serem apresentadas, mensal e anualmente, e na coordenação da elaboração e da divulgação dessas informações.

Principais atividades:

  • Recebimento de informações das Secretarias e sua complementação, para composição do Relatório Mensal - Serel;
  • Formatação e disponibilização do Relatório Mensal - Serel;
  • Recebimento de informações das Secretarias e sua complementação, para composição do Relatório da Presidência - Serap;
  • Formatação e disponibilização do Relatório da Presidência. - Serap;
  • Orientação de pesquisa de usuário (jornalistas, servidores) sobre conteúdo do processo legislativo - Sepel;
  • Resposta a pesquisas sobre acesso a informação (casos mais complexos) - Sepel.
 

Coordenação de Padronização da Informação Legislativa - Copil

Objetivo: Aperfeiçoar a organização das informações jurídico-legislativas produzidas na atividade legislativa do Senado Federal e Congresso Nacional.

Abrangência: Atua no aprimoramento da organização das informações oriundas da atividade legislativa do Senado e Congresso.

Principais atividades:

  • Tratamento da legislação federal - Sinopse;
  • Compilação de Resoluções do Senado e Constituição Federal - Sinopse;
  • Gestão do Theasurus do Senado (Thes) - Sinopse;
  • Indexação das matérias legislativas - Sinopse;
  • Descrição de conteúdo dos pronunciamentos realizados em Plenário por senadores e convidados - Sepron;
  • Gestão dos Anais do Senado - Sedan;
  • Registro dos dados de publicação em diários na tramitação de matérias legislativas - Sedan.
 

Núcleo de Modernização da Informação Legislativa - NMIL

Objetivo: Garantir a modernização do processo legislativo, em especial, por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação.

Abrangência: Atua na manutenção dos fluxos dos processos e na elaboração de propostas de mudanças desses fluxos, com ou sem utilização de recursos de tecnologia da informação; atua também na definição das necessidades para o desenvolvimento de sistemas de informação e no acompanhamento do desenvolvimento e da manutenção desses sistemas.

Principais atividades:

  • Modernização do processo legislativo:
    • Definição das necessidades de desenvolvimento de novos aplicativos para o processo legislativo eletrônico;
    • Acompanhamento do desenvolvimento de soluções tecnológicas junto ao Prodasen;
    • Realização de testes de homologação de soluções tecnológicas em desenvolvimento pelo Prodasen;
    • Proposição das adequações necessárias para o pleno funcionamento dos sistemas legislativos;
    • Gerenciamento e priorização das demandas de adequações de sistemas legislativos junto ao Prodasen;
    • Coordenação do trabalho de desenvolvimento do portal de Atividade Legislativa do Senado Federal;
    • Realização de treinamentos de usuários dos sistemas legislativos, com apoio do ILB.
  • Mapeamento de processos e sugestão de adequações de seus registros nos sistemas legislativos;
  • Design e manutenção da documentação relativa aos procedimentos internos e processos de trabalho dos Órgãos da Secretaria-Geral da Mesa:
    • Proposição de técnicas e de design para a nova Wiki legislativa;
    • Desenvolvimento de design de material gráfico institucional da Secretaria de Informações Legislativas e suas coordenações;
    • Elaboração de material de comunicação interna para a Sinfleg e SGM.
  • Realização de atendimento de 2º nível aos usuários dos sistemas legislativos;
  • Realização das medidas necessárias para correção de erro e inconsistências nos registros legislativos.
     
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