Dados Pessoais
- Nome civil:
- Bernardo Pereira de Vasconcelos
- Data de Nascimento:
- 27/08/1795
- Data de Falecimento:
- 01/05/1850
- Naturalidade:
- Ouro Preto (MG)
Histórico Acadêmico
Curso | Grau | Estabelecimento | Local |
---|---|---|---|
Direito | Superior | Universidade de Coimbra | Coimbra |
Profissões
- Jornalista
- Jurista
- Servidor Público
Mandatos
Mandato | Início | Fim |
---|---|---|
Deputado Geral - MG | 1826 | 1828 |
Deputado Geral - MG | 1830 | 1833 |
Vice-presidente de Província - MG | 1833 | 1835 |
Deputado Geral - MG | 1834 | 1837 |
Deputado Geral - MG | 1838 | 1838 |
Senador - MG | 1838 | 1841 |
Senador - MG | 1843 | 1844 |
Senador - MG | 1845 | 1847 |
Senador - MG | 1848 | 1849 |
Senador - MG | 1850 | 1850 |
Homenagens
- Foi Condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Brasil e da Legião de Honra da França.
Trabalhos publicados
- Comentários À Lei dos Juizes de Paz.
- Código Criminal do Brasil.
- Relatórios, como Ministro de Estado.
- Manifesto Político e Declaração de Princípios. Coleção Bernardo Pereira de Vasconcelos, 1975.
Outras Informações
- Em 1825, fundou o jornal 'O Universal', de tendência liberal, em Vila Rica.
- Foi Membro da Junta de Justiça de Minas Gerais.
- Fundador do Partido Conservador, 1837.
- Além de Diretor de 'O Universal', dirigiu também o 'Sete de Abril' e 'A Sentinela da Monarquia'.
- Fundou o Colégio D. Pedro Ii.
- Foi Membro da Primeira Assembléia Provincial de Minas Gerais, 1835.
- Foi um liberal moderado e parlamentarista 'à maneira britânica'.
- Em 1827, apresentou à Câmara dos Deputados o 'Projeto do Código Criminal do Império', do qual Muito se aproveitou na redação final aprovada em 1830.
- Durante a Regência Trina Permanente, organizou o Tesouro Nacional e criou a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
- Criou o Arquivo Público, 1938.
- Como Vice-Presidente de Minas Gerais, assumiu o Governo na ausência do Governador Manoel Inácio de Melo e Souza e sufocou a rebelião que queria destituir o governador.
Fonte: Secretaria-Geral da Mesa, Coordenação de Arquivo e Coordenação de Biblioteca.