Costa Azevedo (Fora de Exercício)

Costa Azevedo

Dados Pessoais

Nome civil:
José da Costa Azevedo
Data de Nascimento:
30/11/1823
Data de Falecimento:
24/10/1904
Naturalidade:
Rio de Janeiro (RJ)

Histórico Acadêmico


Curso Grau Estabelecimento Local
Ciências Físicas Superior Escola da Marinha Rio de Janeiro

Profissões

  • Diplomata  
  • Militar  

Mandatos

Mandato Início Fim
Deputado Geral - AM 1878 1881
Senador - AM 1894 1896
Senador - AM 1903 1904

Homenagens

- Comendador da Ordem de Aviz;
- Comendador da Ordem de Cristo;
- Oficial da Ordem da Rosa.

Trabalhos publicados

- Breve respostas às argüições feitas contra o procedimento do chefe de comissão nomeada para demarcação dos limites do Brasil e do Peru. Pará : [s.n.], 1863.
- Carta hidrográfica do Canal Avati-Paraná levantada sob a direção do Capitão de Fragata José da Costa Azevedo, chefe da Comissão dos Limites, pelos Capitães Joaquim Xavier de Oliveira Pimentel e Joaquim Leogivildo de Souza Coelho, membro da mesma comissão. [S.l. : s.n.], 1868.
- Carta hidrográfica do Rio Grande (do Sul) desde sua foz até acima da Ilha de Marinheiros, levantada em 1853 pelo Capitão-Tenente de Armada José da Costa Azevedo, membro da Comissão de Limites. [S.n.t.]
- Carta hidrográfica do Rio Japurá, construída dos trabalhos que fizeram os oficiais da armada brasileira José da Costa Azevedo e João Soares Pinto, com auxílio do engenheiro Vicente Pereira Dias, 1864-1868. Rio de Janeiro : Litografia do Imperial Instituto Artístico, [18--]
- Carta do Rio Içá, levantada em 1868 sob a direção do Comissário José Costa de Azevedo , pelos membros da Comissão de Limites do Brasil com o Peru, Joaquim Xavier de Oliveira Pimentel, Joaquim Leogivildo Souza Coelho. Rio de Janeiro : Litografia do Arquivo Militar, 1868.
- Carta do Rio Javari, levantada e construída sob a direção do Comissário José da Costa Azevedo, pelos srs. Capitão-Tenente João Soares Pinto, Primeiro-Tenente de Engenheiros João Antonio Rodrigues. Rio de Janeiro : Litografia do Arquivo Militar, [18--]
- Defesa da comissão mista demarcadora dos limites do Brasil e do Peru ao senhor Conselheiro Duarte da Ponte Ribeiro. Rio de Janeiro : [s.n.], 1871.
- Orçamento do Ministério de Estrangeiros : discursos pronunciados na Câmara dos senhores Deputados nas sessões de 6 e 14 de julho de 1880. Rio de Janeiro : Typ. Nacional, 1880. 311 p.
- Refutação às afirmações da repartição hidrográfica acerca da questão do Porto de Antonina. Rrio de Janeiro: [s.n.], [18--].
- Questão de limites com o Peru: extrato da conferência do Sr. Costa Azevedo em sessão do Instituto Politécnico, na noite de 29 de dezembro de 1874, na parte especial dos limites. Rio de Janeiro : [s.n.], 1875.
- Trabalhos hidrográficos ao norte do Brasil dirigidos pelo Capitão de Fragata José da Costa Azevedo no ano 1860, esclarecendo a Comissão de Limites entre o Brasil e Guiana Francesa. Rio de Janeiro : [s.n.], 1866.

Artigos de periódicos
- Investigação astronômica : memória científica acerca da longitude da torre do arsenal da Marinha de Pernambuco. Revista Trimensal do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, t. xxxii, p.2, p. 115-180.
- A questão das missões estudada à luz dos documentos : esclarecimentos para os membros do Congresso. Correio do Povo, Rio de Janeiro, 1891.

Outras Informações

- Chefe de Esquadra durante a Guerra do Paraguai;
- Reagiu ao Movimento da Proclamação da República, sendo seriamente ferido no dia 15 de novembro de 1889. Foi socorrido pelo próprio Deodoro da Fonseca;
- Participou ativamente dos Estudos de Limites de Fronteiras com o Peru, Venezuela e Bolívia;
- Divergiu vigorosamente de Quintino Bocaiúva, publicando estudos sobre a questão e o Território de Palmas - 1891, em litígio com a Argentina;
- Foi o último Ministro da Marinha do Império, exercendo o cargo no Gabinete Ouro Preto;
- No primeiro mandato de Senador entrou na vaga de Joaquim Leogevildo, falecido em 03/10/1893;
- Fundador e Redator do ' O Povo' (Rio Grande fo Sul, 1855), que defendia a posição do liberalismo dito 'Histórico'. de Limites.

Fonte: Secretaria-Geral da Mesa, Coordenação de Arquivo e Coordenação de Biblioteca.