Luís Osório (Fora de Exercício)

Luís Osório

Dados Pessoais

Nome civil:
Manoel Luís Osório
Data de Nascimento:
10/08/1808
Data de Falecimento:
04/10/1879
Naturalidade:
Conceição do Arroio (RS)

Profissões

  • Militar  

Mandatos

Mandato Início Fim
Deputado Provincial - RS 1847 1847
Senador - RS 1877 1878
Senador - RS 1878 1879

Outras Informações

- Assentou Praça com 15 Anos incompletos na Cavalaria, levado pelo Pai, durante a Guerra Cisplatina, ocasião em que participou de combates com a Cavalaria Portuguesa.
- Em 1824, com 16 Anos, foi reconhecido Primeiro Cadete, e, logo em seguida, Alferes. Nas campanhas de 1825-26, na Batalha de Sarandi, foi o único Oficial de seu regimento a sobreviver à Refrega. Distinguiu-se em passo do Rosário (Itaizangó), na Campanha Farroupilha, e na Guerra Contra Rosas, Monte Caseros. Sua atuação militar esteve permanentemente ligada aos Conflitos do Prata.
- É considerado um dos Heróis da Guerra do Paraguai, na qual foi o primeiro a pisar no território inimigo, em Passo da Pátria (16/04/1866).
- Distinguiu-se na Batalha de Tuiuti, onde lutou com bravura pessoal, em Avaí, onde foi ferido.
- Advertido por seus auxiliares pelos riscos que corria voluntariamente em combates, afirmava: 'Eu preciso provar a meus comandados que o seu General é capaz de ir aonde os manda'.
- Apesar de enfermo, voltou várias vezes ao Cenário da Guerra.
- Participou do Assalto à Fortaleza de Humaitá, que se rendeu a Osório em 05/08/1868, após memorável resistência.
- Ainda com a saúde abalada, participou da Jornada de Peribebuí, entrando na cidade à frente dos seus soldados. Foi Agraciado com os Títulos de Barão, Visconde e, mais tarde, Marquês do Herval, alcançando, por Decreto de 27/06/1877, o Posto de Marechal-de-Exército.
- Na política, entrou para o Partido Liberal quando ainda Tenente.
- Foi Chefe Liberal muito prestigiado no Rio Grande do Sul.
- Duas vezes eleito Deputado Provincial.
- Nomeado Senador do Império, aos 69 Anos, revelou seu tino Político e o Espírito Parlamentar combativo na Tribuna, acessível aos apartes e atencioso às críticas que respondia com elegância, sinceridade e decôro. Foi Ministro da Guerra do Gabinete de Sinimbu e, nessa condição, defendeu junto ao Senado reivindicações importantes para a organização do Exército.
- Dele, disse o Barão do Rio Branco: 'É uma das mais puras glórias do Exército Brasileiro. Nenhum outro General foi mais Popular e querido que Osório, grande e ilustre pela bravura, pela lealdade e pelo Patriotismo'. De origem humilde, alcançou Osório as posições mais elevadas e prestigiosas na sociedade de sua época: Barão, Visconde, Marquês, Deputado, Senador, Marechal-de-Exército e Ministro da Guerra.
- Estimado pelo Imperador, foi idolatrado pelo Povo .
- Como Ministro da Guerra do Gabinete Sinimbu, discordou do Apoio dado por Silveira Martins ao Direito de Voto aos não católicos.
- Patrono da arma da Cavalaria.

Fonte: Secretaria-Geral da Mesa, Coordenação de Arquivo e Coordenação de Biblioteca.