O Brasil ocupa baixas posições em rankings de inovação; nossa produtividade está estagnada desde os anos 80, e temos formado um número insuficiente de profissionais de qualidade nos ramos de Ciência, Tecnologia e Inovação. Nosso investimento privado em CT&I não chega a 0,6% do PIB. O mundo avança, enquanto ficamos para trás.

Importantes leis foram aprovadas, como a Lei de Inovação e a Lei de Informática de 2004 e a Lei do Bem de 2005. Está em fase final de discussão no Senado Federal o PLC 77/2015, vindo da Câmara dos Deputados, denominado Código de CT&I. São avanços importantes, mas precisamos continuar buscando medidas para alavancar o setor.

O objetivo deste Seminário é reunir respeitados especialistas, nacionais e internacionais, para debater os entraves brasileiros em Ciência, Tecnologia e Inovação, com ênfase nos investimentos privados. Com esses valiosos insumos, será possível buscar, por meio da ação legislativa, soluções para aumentar o investimento privado no setor.

A experiência internacional mostra que o aumento da participação das empresas no processo de inovação e nas políticas de fomento requer o incentivo de investimentos diretos e indiretos na área de CT&I. Só com eles seremos capazes de promover um crescimento sustentável e de acelerar o desenvolvimento regional e a distribuição de renda.

Este Seminário pretende colaborar para que o Brasil pegue o "bonde" que nos levará ao clube das Nações de Primeiro Mundo.

 
Cadastre-se para participar do evento organizado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT):