Pronunciamento de Eliziane Gama em 27/04/2022
Pela ordem durante a 40ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentário sobre crimes contra os povos tradicionais do Brasil, especialmente contra criança ianomâmi, de 12 anos, estuprada e morta brutalmente no Estado de Roraima (RR). Anúncio da apresentação de requerimento para a criação de Comissão Externa destinada a acompanhar as investigações.
- Autor
- Eliziane Gama (CIDADANIA - CIDADANIA/MA)
- Nome completo: Eliziane Pereira Gama Melo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Crianças e Adolescentes,
População Indígena,
Segurança Pública:
- Comentário sobre crimes contra os povos tradicionais do Brasil, especialmente contra criança ianomâmi, de 12 anos, estuprada e morta brutalmente no Estado de Roraima (RR). Anúncio da apresentação de requerimento para a criação de Comissão Externa destinada a acompanhar as investigações.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/04/2022 - Página 47
- Assuntos
- Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
- Política Social > Proteção Social > População Indígena
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- COMENTARIO, CRIME, DENUNCIA, VITIMA, COMUNIDADE INDIGENA, ENFASE, ESTUPRO, MORTE, CRIANÇA, ESTADO DE RORAIMA (RR).
- ANUNCIO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO EXTERNA, ACOMPANHAMENTO, INVESTIGAÇÃO POLICIAL.
A SRA. ELIZIANE GAMA (PDT/CIDADANIA/REDE/CIDADANIA - MA. Pela ordem.) – É só uma comunicação rápida antes do meu querido Senador Confúcio, Presidente.
O Brasil inteiro acompanha estarrecido as várias denúncias que têm ocorrido em relação aos nossos povos tradicionais, aos nossos povos indígenas. Entre elas, a barbárie que aconteceu com a criança ianomâmi, de apenas 12 anos de idade, estuprada brutalmente e morta. As denúncias aí apontam que esse estupro teria sido por parte de garimpeiros, o que traz sobre nós a grande responsabilidade do aprofundamento dessa investigação.
Não é errado dizer que a omissão que nós temos acompanhado pelo Governo Federal tem contribuído para que ações dessa natureza possam acontecer, entre elas aí a defesa inclusive da exploração mineral dentro das comunidades indígenas.
Nesse sentido, Presidente, nós estamos protocolando amanhã aqui no Senado Federal, um requerimento para a criação de uma Comissão Externa para que nós possamos acompanhar in loco, acompanhar inclusive todo o processo de investigação que está ocorrendo em relação a essa barbárie que ocorreu no Estado de Roraima.
E também estamos solicitando uma audiência com o diretor da Polícia Federal para saber as providências que o órgão tem tomado em relação a essa tragédia.
Finalizo, Presidente, deixando aqui os meus cumprimentos aos povos tradicionais, à família e a todos aqueles que acompanham e almejam e desejam, na verdade, a apuração rigorosa desse caso, que expõe o Brasil, expõe os nossos povos indígenas e coloca sobre nós a responsabilidade premente de fazer aquilo que está na Constituição Federal, que é a proteção e defesa dos nossos povos indígenas.
Muito obrigada.