Presidência durante a 35ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar o primeiro centenário da Lei Eloy Chaves, considerada a origem da previdência social no Brasil.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem, Previdência Social:
  • Sessão Especial destinada a celebrar o primeiro centenário da Lei Eloy Chaves, considerada a origem da previdência social no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 25/04/2023 - Página 15
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Política Social > Previdência Social
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, CENTENARIO, PROMULGAÇÃO, NORMA JURIDICA, ORIGEM, PREVIDENCIA SOCIAL, BRASIL.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Muito bem. Esse foi o Sr. Carlos Olegário Machado Ramos, Vice-Presidente da Cobap.

    Os elogios que ele teceu a mim, colegas, são porque ele é meu amigo, é lá da minha cidade de Canoas e acompanhou o tempo em que eu fui Presidente do sindicato, enfim, mas ele sabe que, apesar das insistências até em que eu fosse Prefeito de Canoas, fosse Governador do estado, eu optei pelo Legislativo durante toda a minha vida pública e não tenho nenhum questionamento a fazer em relação ao tempo em que nós fomos Governador do Rio Grande do Sul com o Olívio e com o Tarso e em felizes tempos, na minha ótica, de Dilma e de Lula. Conversamos muito, mas todos sabem da minha opção. Já teve Congresso da Cobap em que se disse: "Não, tem que ser candidato a alguma coisa no Executivo e tal". Então, agradeço muito à Cobap por esses momentos de muita alegria, mas eu gosto do Legislativo. Não é de graça, não vou me elogiar aqui, agora, mas saiu uma matéria esse fim de semana ainda no jornal O Globo, se eu não me engano, que diz que eu sou o Parlamentar que mais tem projetos, o Senador que mais tem projetos circulando. Mas isso também não é importante, o importante é estar do lado das grandes causas. É isto com que eu me preocupo sempre aqui dentro do Parlamento: fortalecer o Executivo neste momento tão tumultuado ainda do nosso país.

    Eu estive nessa semana com as dez centrais – você foi testemunha, você vai falar depois –, foi importante ali a reflexão que fizemos com as centrais sindicais e estamos aqui neste momento de cem anos, cem anos da nossa previdência pública.

    Vamos agora, então, conceder a palavra à Sra. Fernanda Hahn, Defensora Pública Federal e Coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão Previdenciária da DPU. Ela falará remotamente – estará na tela.

    Por favor, Dra. Fernanda Hahn.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/04/2023 - Página 15