Pela ordem durante a 63ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 826, de 2019, que "Institui o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas".

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Saúde:
  • Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 826, de 2019, que "Institui o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas".
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2024 - Página 38
Assunto
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, PROGRAMA NACIONAL, VACINAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ESCOLA PUBLICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, OBJETIVO, AMPLIAÇÃO, COBERTURA, IMUNIZAÇÃO, SAUDE, POPULAÇÃO.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Pela ordem.) – Sr. Presidente, queria me dirigir ao Senador Marcelo Castro para lhe dizer da oportunidade ímpar do seu pronunciamento e vou lhe trazer ao conhecimento – e dos nossos pares – a experiência de Santa Catarina.

    Não que meu Estado seja modelo para todos, mas nós conseguimos, em 1979, com a participação do Dr. Albert Sabin – na época o Governador do Estado era o ex-Senador Jorge Bornhausen –, que foi pessoalmente a Santa Catarina para difundir a campanha contra a poliomielite. E foi conseguido, naquele ano, 100% de cobertura vacinal.

    Foi um feito extraordinário, porque havia meios de comunicação, mas incomparavelmente mais modestos do que hoje, incomparavelmente. Era outra civilização.

    E, mesmo em Santa Catarina, a cobertura vacinal não vem repetindo essa performance, este desempenho. Ou seja: para passar de 60%, tem que se fazer prorrogação, postergação, apelos... Daqui a pouco, vamos começar a sancionar – não no sentido de homologar, mas no sentido de punir – por essa falta de cumprimento do dever.

    E, para concluir, quero lembrar de campanhas memoráveis, como a do Zé Gotinha. (Risos.)

    O SR. MARCELO CASTRO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PI) – É verdade.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – Foi uma tentativa de vender o peixe, que já estava ficando encalhado na peixaria. Então, precisava-se estimular, e criou-se a figura do Zé Gotinha – isso foi no Governo do Presidente Sarney –, nesse esforço em que V. Exa., em boa hora – e eu o felicito por isso –, vem socializar a necessidade de ser encetado perante todos nós.

    Meus cumprimentos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2024 - Página 38