Sessão de Origem:
26ª Sessão Deliberativa Remota
Assunto:
Ampliação do número de membros de comissão parlamentar de inquérito
Autor(es):
Senador Izalci Lucas
Decisão:
Senador Rodrigo Pacheco
Descrição:

O Senador Izalci Lucas suscita questão de ordem acerca do funcionamento de Comissões Parlamentares de Inquérito suspensas em razão da pandemia. Alega que, com a instauração da CPI da Pandemia, as demais CPIs suspensas deveriam voltar a funcionar. Questiona, ademais, sobre o número de membros da CPI da Pandemia. Argumenta que a distribuição de membros da referida CPI foi desfavorável ao seu bloco parlamentar, pois, mesmo contando com 17 Senadores, teve direito à mesma quantidade de vagas de bancadas que contam com 11 Senadores. Solicita ao Presidente que determine a ampliação do número de membros do colegiado, a fim de equilibrar a distribuição de vagas dentro da proporcionalidade.

Matérias Relacionadas:
Indexação:

AMPLIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), MEMBROS, NUMERO, PROPORCIONALIDADE

Sessão Decisão:
26ª Sessão Deliberativa Remota
Data:
13/04/2021
Decisão:
O Presidente, Senador Rodrigo Pacheco, indefere a questão de ordem, sob o argumento de que o requerimento de criação da CPI é que indica o número de membros do colegiado.

Links para publicações

Apresentação e decisão
Publicação Remissão Texto
Regimento Interno do Senado Federal - Ato da Mesa nº 03 de 2010. Art. 145 Art. 145. A criação de comissão parlamentar de inquérito será feita me­diante requerimento de um terço dos membros do Senado Federal.
Regimento Interno do Senado Federal - Ato da Mesa nº 03 de 2010. Art. 145 Par. 1 § 1º O requerimento de criação da comissão parlamentar de inquéri­to determinará o fato a ser apurado, o número de membros, o prazo de dura­ção da comissão e o limite das despesas a serem realizadas.
Referências:
* As questões de ordem e outras controvérsias regimentais para o período de 1971 a 2000 estão disponíveis na obra Processo Legislativo Aplicado, publicada em 2000 e disponível na Biblioteca Digital do Senado Federal.