Agraciados em 2019

Selecione o ano
Instituto dos Cegos de Campina Grande indicado pela Senadora Daniella Ribeiro
Instituto dos Cegos de Campina Grande

Criado em 1952, o Instituto dos Cegos de Campina Grande (PB) é reconhecido pela escolarização e inclusão social de crianças, jovens e adultos com deficiência visual. Além de proporcionar uma maior qualidade de vida aos seus alunos, por meio da leitura e escrita em braile, da aprendizagem musical ou mesmo da prática esportiva, o Instituto oferece apoio e assistência social aos familiares mais vulneráveis.


Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação indicada pelo Senador Arolde de Oliveira
Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação

A ABBR é uma entidade sem fins lucrativos que presta atendimento de reabilitação a crianças, jovens, adultos e idosos com limitação de atividade motora, com destaque para a multidisciplinaridade e a integralidade de tratamentos. Embora concentre suas atividades no estado do Rio de Janeiro, é conhecida nacionalmente e considerada de utilidade pública municipal, estadual e federal.


Rosalina Lopes Franciscão indicada pelo Senador Flávio Arns
Rosalina Lopes Franciscão

Professora há 70 anos, Rosalina Lopes Franciscão iniciou sua dedicação à educação, saúde e bem-estar dos deficientes auditivos ao se deparar com um aluno surdo, o que motivou a fundação do Instituto de Educação de Surdos em Londrina (PR). O instituto se tornou referência nacional após implantar o teste da orelhinha em recém-nascidos, o que deu origem à Lei que tornou obrigatória a realização gratuita do exame em todos os hospitais e maternidades.


Ulisses de Araújo indicado pela Senadora Leila Barros
Ulisses de Araújo

Doutor em Ciência da Educação Física, Ulisses de Araújo é responsável pelo primeiro programa de grande escala na empregabilidade de deficientes auditivos por meio da digitalização de documentos. Desenvolve ações para inclusão da pessoa com deficiência nas áreas educacional e esportiva com assistência do Governo do Distrito Federal. Foi nomeado Membro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, no Colegiado de Ciências Humanas.


Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior indicada pela Senadora Mara Gabrilli
Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior

Médica fisiatra, mestre em Medicina Física e Reabilitação pela Faculdade de Medicina da UFRJ e especialista em Bioética pela UnB, Izabel Maior possui ampla atuação na defesa e promoção dos direitos da pessoa com deficiência. Por essa razão, já foi agraciada por mais de 50 instituições nacionais e estrangeiras, com destaque para o reconhecimento da ONU 2012 pela gestão da acessibilidade da Conferência de Desenvolvimento Sustentável – Rio+20.


Ricardo Tadeu Marques da Fonseca indicado pela Senadora Mara Gabrilli
Ricardo Tadeu Marques da Fonseca

Autor do livro “O Trabalho da Pessoa com Deficiência. Lapidação dos Direitos Humanos: o Direito do Trabalho, uma Ação Afirmativa”, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca é Desembargador do TRT do Paraná e professor de Direito e Processo do Trabalho. Destaca-se por sua atuação voltada à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, notadamente pela colaboração para a elaboração de normas trabalhistas.


Hospital Santa Marcelina de Rondônia indicado pelo Senador Marcos Rogério
Hospital Santa Marcelina de Rondônia

Com 44 anos de existência, o Hospital Santa Marcelina de Rondônia tem como missão oferecer assistência, ensino e pesquisa em saúde com excelência, à luz dos valores éticos, humanitários e cristãos. É referência na confecção de órteses e próteses, e no tratamento de deficiências auditiva e visual, oferecendo atendimento à população de Rondônia, Amazonas e Acre. No campo da educação, atende gratuitamente mais de 5 mil alunos, em 4 escolas que são sinônimo de competência e sucesso.


Marcos Antônio Teixeira indicado pelo Senador Romário Faria
Marcos Antônio Teixeira

Cientista político formado pela UERJ, Marcos Antônio Teixeira tem ampla experiência como gestor público, principalmente no estado do Rio de Janeiro, com atuação em ações de inclusão social por meio do esporte. Após desenvolver excelente trabalho enquanto Chefe de Gabinete do Senador Romário, o qual se destaca pela defesa dos direitos da pessoa com deficiência, o homenageado ocupa, atualmente, o cargo de Secretário da Pessoa com Deficiência no munícipio do Rio de Janeiro.


Sônia Regina Diamante Teixeira de Sousa indicada pela Senadora Soraya Thronicke
Sônia Regina Diamante Teixeira de Sousa

Natural de Presidente Prudente (SP), a fisioterapeuta Sônia Regina Diamante é sócia-proprietária do Instituto de Reabilitação Integrada (Campo Grande - MS). Com diversos cursos voltados à reabilitação de pessoas com deficiência, a homenageada desenvolveu a “Abordagem Terapêutica Sistema Gravither”, que utiliza como recurso complementar um equipamento antigravitacional para o fortalecimento muscular e recuperação funcional.


Sociedade Professor Heitor Carrilho indicada pela Senadora Zenaide Maia
Sociedade Professor Heitor Carrilho

Fundada em 1955, a Sociedade Professor Heitor Carrilho (Natal-RN) é uma Instituição sem fins lucrativos que desenvolve estratégias de defesa dos Direitos Humanos. Tem por missão promover a defesa de direitos, prevenção, orientação e apoio a crianças e adolescentes, vinculadas à melhoria de qualidade de vida da pessoa com deficiência por meio da inclusão social e do exercício pleno da cidadania.