Agraciados em 2016

Selecione o ano
Instituto de Mulheres Negras do Mato Grosso - IMUNE
Instituto de Mulheres Negras do Mato Grosso - IMUNE

O Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso – IMUNE é uma organização social sem fins lucrativos, criada em 2002, que busca o reconhecimento dos valores históricos, da ancestralidade e da cultura das comunidades afrodescendentes de Mato Grosso como estratégias para enfrentar o racismo, a discriminação de gênero, as desigualdades raciais e sociais. O IMUNE-MT é composto, majoritariamente, por mulheres afrodescendentes. A discriminação racial e de gênero foram os fatores que motivaram a criação do Instituto.


Lazzo Matumbi
Lazzo Matumbi

Natural de Salvador-BA. É cantor e compositor, dono de uma rica musicalidade, que vai do samba ao jazz, passando por ritmos como o reggae, soul e tantos outros batuques de origem africana. Começou sua vida artística na década de 70. Foi percussionista e fundou o primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê, que tinha como objetivos a maior valorização e difusão da cultura negra e o combate ao racismo.


Zezé Motta
Zezé Motta

É natural de Campo dos Goytacazes-RJ. Zezé Motta, como ficou conhecida, construiu uma premiada carreira artística como cantora e atriz de cinema, teatro e televisão. Participou de quarenta filmes entre 1970 e 2012, além de atuar em mais de trinta novelas em diversos canais de televisão entre 1968 e 2014. Sua carreira musical se estende ao longo de uma brilhante discografia, na qual constam treze álbuns.


Naná Vasconcelos in memoriam
Naná Vasconcelos

Juvenal de Holanda Vasconcelos, mais conhecido com Naná Vasconcelos, é natural de Recife-PE. Foi considerado um dos melhores percussionistas de todos os tempos. Eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat (votação feita pelos críticos musicais da revista). É o brasileiro com mais prêmios Grammy, ganhador de oito edições. Era considerado uma autoridade mundial em percussão. Faleceu em 2016, aos 71 anos.